/

Enquanto nos debatemos com a covid-19, a Terra é ameaçada por uma catástrofe pior do que a extinção dos dinossauros

36

Apesar de o mundo ter as atenções voltadas para a pandemia de covid-19, os riscos para a natureza causados pelo aquecimento global permanecem claros.

Em vários momentos da história do nosso planeta, quantidades crescentes de dióxido de carbono na atmosfera causaram um aquecimento global extremo que levou à morte da grande maioria das espécies existentes na Terra.

No passado, estes eventos foram desencadeados por uma erupção vulcânica ou um impacto de asteróide. Agora, ao que tudo indica, a Terra caminha para outra extinção em massa – e a culpa é nossa.

O cientista australiano Andrew Glikson sustenta que a atual taxa de crescimento das emissões de dióxido de carbono é mais rápida do que as que desencadearam as duas extinções anteriores, incluindo o evento que dizimou os dinossauros.

É verdade que muitas espécies podem ser capazes de se adaptar às alterações ambientais lentas ou moderadas, mas a história mostra-nos que as mudanças extremas do clima podem ser fatais para a grande maioria das espécies.

Antes do início dos tempos industriais, no final do século XVIII, o dióxido de carbono na atmosfera era de cerca de 300 partes por milhão, isto é, para cada milhão de moléculas de gás na atmosfera, 300 eram dióxido de carbono. Em fevereiro deste ano, o dióxido de carbono atmosférico atingiu 414,1 partes por milhão.

Segundo um artigo publicado no The Conversation assinado por Andrew Glikson, o dióxido de carbono está a ser derramado na atmosfera a uma taxa de duas a três partes por milhão a cada ano.

Através de registos de carbono armazenados em fósseis e matéria orgânica, o investigador determinou que as atuais emissões de carbono constituem um evento extremo na história da Terra.

As emissões anuais de dióxido de carbono são agora mais rápidas do que após o impacto do asteróide que erradicou os dinossauros (cerca de 0,18 partes por milhão de CO2 por ano) e o máximo térmico de há 55 milhões de anos (cerca de 0,11 partes por milhão de CO2 por ano).

As concentrações atmosféricas de dióxido de carbono ainda não se encontram nos níveis observados há 55 e 65 milhões de anos, mas o influxo maciço de dióxido de carbono significa que o clima está a mudar muito mais rapidamente do que muitas espécies de plantas e animais são capazes de suportar.

No ano passado, um relatório da ONU revelou que cerca de um milhão de espécies estão ameaçadas de extinção e as alterações climáticas foram catalogadas como um dos cinco principais impulsionadores.

Para Glikson, a próxima extinção em massa na Terra é inevitável – “caso não reduzamos drasticamente as emissões de dióxido de carbono e desenvolvamos tecnologias para remover o dióxido de carbono da atmosfera”.

ZAP //

36 Comments

  1. Tá de parabéns o artigo e temos que conscientizar grandes empresas e indústrias a uma grande atualização
    Uma energia que não contamine o nosso planeta
    Pelo menos algo que tenha como jogar no espaço e não no ar influênciando o fim de tudo

  2. Gostaria de saber quando os presidentes dos países vão fazer alguma coisa pra diminuir o dióxido de carbono na atmosfera! Pra não acabar com o mudo, se alguém ver o meu comentário por favor vamos fazer uma campanha online pra poder fazer alguma coisa pro nosso mundo antes que seja tarde de mais, afinal agente que esta acabando com o nossa próprio mundo com tanta poluição e lixo etc.

    • Há países que fazem esforços para isso, mas pela falta de adesão de grandes potências como EUA, torna-se inviável para competidores adotarem tais medidas.

  3. Na verdade não foi nenhum meteoro quê caiu no planta e sim a cabeça de satanás que causou todo o estrago e fez quebrar a pangeia! Essa história de aumento da temperatura a esses níveis nunca irão acontecer! Jesus esta as portas!

  4. Por que vc usa isso como algo relacionado a uma atitude divina? Por que nós HUMANOS não assumimos a responsabilidade pelos nossos próprios atos? Pensa comigo, por que todas as pessoas culpam o diabo? Por que todas elas são assim? Exatamente, hipocrisia dos humanos, não jogue a culpa pra cima de alguém ou algo, se o próprio culpado é você mesma!!

  5. Há algum tempo a Nasa enviou uma sonda em direção aos confins do Universo. Depois de percorrer milhões de kms tirou uma foto ao nosso planeta Terra que se mostrou tal e qual é: Um “pontinho” no Universo. Apesar disso, alguns habitantes deste “pontinho” julgam-se muito importantes e continuam a teimar que somos nós os responsáveis pelas alterações climáticas. Se amanhã lermos a notícia: “O comboio descarrilou porque uma fila de formigas atravessou a linha férrea”. Vocês acreditavam? Podem lançar todas as bombas atómicas existentes e a vida não desaparece por completo, muito menos o nosso planeta. E não se preocupem muito com as temperaturas a aumentar. Daqui a milhões de anos vamos desaparecer mas não com excesso de calor, mas sim por excesso de frio, porque o sol está cada vez mais longe.
    Snr Cientista, ainda bem que se referiu aos extintos Dinossauros. Acha que desapareceram por causa dos plásticos ou do fumo das fábricas ou ou peidavam-se demasiado ou mijavam fora do penico?
    Forças interplanetários vão decidir o futuro da vida na Terra e mesma desta, e não os desgraçados dos Humanos.

    • Um monte de folhas potrefactas emite mais CO2 que o meu carro com motor diesel Euro6. Anda tudo iludido com as parvoíces que lê. Ainda não se deram conta que qualquer um (como eu, sim…) escreve um artigo de opinião e muitos não passam de sensacionalistas e manipuladores.

    • O ser humano quer ser protagonista em tudo, até na “destruição do planeta”. O planeta (através da ação de Deus) nós permite ficar nele até quando Deus quiser. Os humanos pensam que poluir o próprio habitat é destruir o planeta. Nosso habitat é um fiozinho de membrana por cima da crosta terrestre.

  6. Há 55 milhões de anos, a Pangeia já não existia!
    Esta formou-se há 250 milhões de anos, tendo-se desmembrado passados 100 milhões de anos em 2 sub continentes: a eurásia que originou os continentes do hemisfério norte e godwanna que originou os continentes do hemisfério sul!
    Alfred weggener foi o estudioso desta origem – a deriva dos continentes – e a ligação entre partes de continentes que englobam hoje os 2 hemisférios deu-se por evolução das placas tectónicas!!!

  7. Não entendo essa observação com o CO2.
    Além das fraudes climáticas do IPCC já denunciadas não sei como tem gente que insiste nisso.
    A ciência foi deixada de lado e estamos reféns do cientificismo com suas ideologias e modelos cosmológicos absurdos ,evolucionismo, big bang e outras teorias difundidas em escolas e universidades mundo a fora.

  8. Já existe uma extraordinária máquina para sequestrar o excesso de CO2 da atmosfera e você pode usá-la. Plante árvores! É baratinho e qualquer um pode fazer isto. Não esperem pelo governo. Faça isto hoje. O planeta agradece, seus filhos e netos agradecerão.

  9. Besteiras.
    Ninguém tem certeza de nada disto apenas indícios.
    De todo modo quem tem medo disto tudo apenas lembre-se que este mundo não é nosso, vivemos apenas e talvez sejamos invasores e basta levarmos uma pedrada vinda de não sei onde para tudo acabar, segundo a ciência.

  10. A pauta é CO2, mas no minha modesta visão em ciência, os danos de grande impacto tem origem da queima de combustíveis fósseis. Se lembrarmos da frota mundial de veículos, toneladas absurdas de CO que despejamos na atmosfera todos os dias. Está passada hora de mudar para uma energia alternativa para os carros.

    • E quando os dinossauros desapareceram também a culpa foi dos combustíveis fósseis?
      Quanto aos que pensam que é o Jesus que nos vai salvar dum Apocalipse, acreditem que se a fogueira que arde no centro da terra se apagar ou se o Sol se afastar demasiado ou até colapsar ou se um meteoro de grandes dimensões vier contra nós ou se o nosso sistema solar for aspirado por um buraco negro ou por outra razão extraplanetária, então em qualquer dos casos não vai haver Jesus que nos salve: Nem o de Nazaré nem o da Amadora nem o do Flamengo.

  11. É de direito a terra reinvindicar os seus direitos ,ela emprestou aos humanos para que eles morem nela desde que a mantenha preservada,e por isso vem o castigo.

  12. É evidente que o planeta está superlotado de humanos, quantas são já as cidades com mais habitantes que Portugal tem? Como sobreviverão caso a agricultura colapse? Terá que haver um equilíbrio entre todas as espécies no planeta, se o ser humano continuar a pensar que é o dono disto tudo, é mais do que evidente que estará a cavar a sua sepultura, o resultado está cada vez mais evidente e não será com crenças religiosas ou outras que irão resolver a situação; trata-se de um controlo de natalidade e em vez de investirem em armamento, aplicarem esse capital em investigação e em formas menos agressivas de produzir e mal tratar o ambiente.

  13. As formigas surgiram na Terra há 140 milhões de anos. Estima-se que existem na Terra 10 triliões de formigas, um número imensamente superior ao de seres humanas.
    De acordo com as evidências, muito possivelmente, continuarão a existir quando a nossa espécie já cá não andar. São, por isso, a prova viva de que é possível subsistir sem predação excessiva de recursos, uso desmesurado de tecnologias ou dependência de dinheiro.
    Um grande inspiração para a espécie humana parar de consumir em excesso, transformar em demasia e inventar mais do que o necessário.

  14. O coronavírus é real sim, agora o aquecimento global sempre foi cascata, muita frescura de cientista tonto. Pra mim a terra é apenas um laboratório de alienígenas então são eles quem manipulam tudo isso. E o homem não possui portanto culpa de nada.

  15. Agora está explicado porquê aconteceram tantos desastres naturais em tão pouco tempo.A Terra quer de volta o quanto é dela:a natureza que nós destruímos para construir fábricas e mais fábricas.Tudo para as empresas ganharem dinheiro.Hoje em dia os seres humanos destroem seu próprio planeta por causa de dinheiro.Uma coisa seria por sustento,mas acho desnecessário apoiar empresários materialistas.Os políticos hoje em dia não ligam para a natureza,eles só estão no cargo para dizerem que estão ricos.Vocês tem parar que o Bolsonaro ou Donald Trump vão fazer algo para salvar o clima do nosso planeta.Nós mesmos que temos que fazer a nossa parte e cruzar os dedos.

  16. A olhar a data que foi feita a matéria vs o que está acontecendo a nivel global, MENOS carros andando, empresas fechando portas, tudo parando, sem previa para normalizar… ai vem alguém dia 26 de abril em meio a pandemia dizer que o carbono tem aumentado durante um confinamento (não é total, mas alto o bastante pra DIMINUIR o carbono liberado) E que JUSTO no momento em que os emissores diminuem esse é o motivo que vai nos fazer sermos extintos. Parabéns pelo meteoro! O marketing foi bom, mas a matéria está extremamente mal posicionada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.