As térmitas regem-se por uma simples regra arquitetónica para construir os seus ninhos

(dr) University of Roehampton

Um pequeno fragmento de um ninho de Nasutitermes

A curvatura de uma parede é a simples regra de construção pela qual as térmitas se regem na hora de construir os seus ninhos.

Os ninhos de térmitas são muito complexos e os cientistas sabem muito pouco acerca da construção destas estruturas tão impressionantes. De acordo com um estudo elaborado por uma equipa de investigadores da Universidade de Roehampton, no Reino Unido, estes animais regem-se por uma simples regra arquitetónica na hora da construção dos ninhos.

Segundo o Phys, a equipa sugere que é a curvatura local da superfície do ninho (quando a superfície se desvia de uma superfície plana) que faz com que as térmitas depositem novos grãos e continuem a construção.

Ao digitalizar amostras de ninhos reais de duas espécies de Nasutitermes e ao compará-las com ninhos simulados por computador (construídos com base na hipótese da curvatura local), a equipa encontrou uma grande semelhança entre os ninhos reais e as simulações.

Esta única regra arquitetónica foi suficiente para reproduzir uma série de características de ninhos reais usando simulações por computador: as térmitas têm uma alta tendência a depositar novas camadas nos locais dos ninhos onde há uma região inacabada com alta curvatura, uma parede, uma borda ou um pilar.

Os resultados foram publicados no Journal of the Royal Society Interface.

Giulio Facchini, da Universidade de Roehampton, disse que este mecanismo de construção pode reproduzir muitas das características dos ninhos de térmitas, “ainda que saibamos que diferentes espécies podem produzir ninhos com tamanhos, formas e estruturas internas diferentes”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais nove mortes e 465 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais nove mortes e 465 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 465 novos …

O O primeiro-ministro, António Costa

Governo quer reunir com todos os partidos e solicitou ao Bloco os termos de acordo escrito

O Governo quer reunir-se com todos os partidos com quem tem negociado a viabilização do Orçamento do Estado e solicitou ao Bloco de Esquerda que envie o conteúdo e os termos do acordo escrito proposto. Estas …

No Japão, o suicídio entre crianças atingiu um número recorde

Segundo um relatório divulgado pelas autoridades japonesas, o receio de uma infeção pelo novo coronavírus foi a justificação mais invocada por crianças e jovens para faltarem às aulas durante um longo período de tempo. Durante o …

Com uma nova subida de preços na segunda-feira, portugueses correm às bombas

Com o anúncio do Governo da redução do ISP, e um possível aumento do preço dos combustíveis já na próxima semana, os portugueses estão a aproveitar o fim-de-semana para abastecer. Na sexta-feira, o Governo anunciou a …

O candidato às eleições presidenciais das Filipinas Ferdinand Marcos Jr.

Ferdinand-Duterte: Eleições filipinas podem pôr duas dinastias frente-a-frente (ou lado a lado)

Ferdinand Marcos Jr. é filho de um antigo ditador filipino. Agora é candidato às eleições presidenciais e poderá enfrentar a filha de Rodrigo Duterte, Sara, ou até aliar-se a ela. Ainda faltam mais de seis meses …

Recuperados da covid-19 vão poder tomar segunda dose se for preciso para viajar

A diretora-geral da Saúde revelou, este sábado, que os recuperados da covid-19 vão agora poder tomar uma segunda dose da vacina, caso seja preciso para poderem viajar. Esta semana, o Jornal de Notícias tinha avançado que …

Líder do PCP diz que problemas do país "não se resolvem com dramatizações"

O secretário-geral do PCP defendeu, este sábado, que os problemas do país "não se resolvem com dramatizações ou com o agigantar de dificuldades sobre o futuro", numa crítica ao Governo. Num discurso de quase 30 minutos …

Marcelo fez o que podia para prevenir crise política. Agora, fica à espera do diálogo

O Presidente da República transmitiu, este sábado, que fez em público e privado o que podia para prevenir junto dos partidos uma crise política e afirmou que espera diálogo sobre o Orçamento do Estado nos …

Candidato do Chega detido por tentativa de homicídio de família sueca

O suspeito da tentativa de homicídio de uma família sueca em Moura, Beja, foi candidato do Chega à freguesia de Póvoa de São Miguel nas últimas eleições autárquicas. O líder do partido já condenou este …

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …