As térmitas regem-se por uma simples regra arquitetónica para construir os seus ninhos

(dr) University of Roehampton

Um pequeno fragmento de um ninho de Nasutitermes

A curvatura de uma parede é a simples regra de construção pela qual as térmitas se regem na hora de construir os seus ninhos.

Os ninhos de térmitas são muito complexos e os cientistas sabem muito pouco acerca da construção destas estruturas tão impressionantes. De acordo com um estudo elaborado por uma equipa de investigadores da Universidade de Roehampton, no Reino Unido, estes animais regem-se por uma simples regra arquitetónica na hora da construção dos ninhos.

Segundo o Phys, a equipa sugere que é a curvatura local da superfície do ninho (quando a superfície se desvia de uma superfície plana) que faz com que as térmitas depositem novos grãos e continuem a construção.

Ao digitalizar amostras de ninhos reais de duas espécies de Nasutitermes e ao compará-las com ninhos simulados por computador (construídos com base na hipótese da curvatura local), a equipa encontrou uma grande semelhança entre os ninhos reais e as simulações.

Esta única regra arquitetónica foi suficiente para reproduzir uma série de características de ninhos reais usando simulações por computador: as térmitas têm uma alta tendência a depositar novas camadas nos locais dos ninhos onde há uma região inacabada com alta curvatura, uma parede, uma borda ou um pilar.

Os resultados foram publicados no Journal of the Royal Society Interface.

Giulio Facchini, da Universidade de Roehampton, disse que este mecanismo de construção pode reproduzir muitas das características dos ninhos de térmitas, “ainda que saibamos que diferentes espécies podem produzir ninhos com tamanhos, formas e estruturas internas diferentes”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Assassino da jornalista Daphne Caruana Galizia condenado a 15 anos de prisão

Vincent Muscat, um dos três homens acusados do assassínio, em outubro de 2017, da jornalista anticorrupção de Malta Daphne Caruana Galizia, foi condenado a uma pena de 15 anos de prisão pelo tribunal da La …

Venezuela avisa embaixadora da UE : tem 72 horas para abandonar o país

Isabel Brilhante Pedrosa, embaixadora da União Europeia, foi declarada persona non grata pelo Governo venezuelano e deverá abandonar o país. O Governo venezuelano notificou, esta quarta-feira, a embaixadora da União Europeia (UE), a portuguesa Isabel Brilhante …

Diplomacia da vacina. Israel doa doses à República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém

A República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém, já recebeu as vacinas de Israel. De acordo com o Público, Israel doou vacinas à República Checa, que prometeu abrir uma representação diplomática em Jerusalém; à …

Há uma "grande probabilidade" de variante de Manaus se tornar dominante em Portugal, diz Sociedade Brasileira de Virologia

A variante do SARS-CoV-2 detetada em dezembro em Manaus, no Brasil, pode vir a tornar-se dominante em Portugal, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, Flávio Guimarães da Fonseca, apesar de no momento ainda ser …

Voo humanitário para o Brasil chegou a custar mais de 1.350 euros

O Público avança que o bilhete de um "voo humanitário" da TAP para o Brasil estava a ser vendido por 837 euros no início desta terça-feira. Horas depois, os "últimos lugares" estavam a ser disponibilizados …

Afinal, grupo de trabalho para a vacinação no Parlamento não vai existir

Afinal, ao contrário do que foi avançado esta terça-feira, o grupo de trabalho que devia coordenar o processo de vacinação dos deputados não vai existir. A Assembleia da República esclareceu esta tarde, em comunicado, que não …

Novo estudo indica que coronavírus pode sobreviver na roupa até 72 horas

De acordo com um estudo britânico, o novo coronavírus pode sobreviver na roupa ao longo de até 72 horas. Os especialistas alertam que pode ainda ser transferido da roupa para outras superfícies. Um estudo da universidade …

Polícia espanhola apreende 387 quilos de cocaína em navio chegado do Brasil

A polícia espanhola apreendeu 387 quilos de cocaína no porto de Santa Cruz de Tenerife, nas ilhas Canárias, numa inspeção feita a um camião que viajava num navio chegado do Brasil. O Ministério do Interior (Administração …

SEF detém suspeito de auxiliar pessoas a emigrar ilegalmente para a Irlanda

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na segunda-feira, um cidadão europeu por suspeitas da prática do crime de auxílio à imigração ilegal. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, em Lisboa, um cidadão …

Afinal, primeira morte por covid-19 na Europa foi na Sérvia

Um trabalhador da construção civil morreu de covid-19 em fevereiro de 2020 em Belgrado, 10 dias antes de outra pessoa ter morrido em França, podendo ter sido afinal a primeira morte pela doença no continente, …