O terceiro bebé geneticamente modificado pode já ter nascido na China

Alex Hofford / EPA

He Jiankui apresentou o seu trabalho durante a conferência

A segunda mulher grávida com um bebé modificado através da técnica de edição genética CRISPR pode já ter dado à luz, de acordo com a MIT Technology Review.

A gravidez terá sido resultado de um procedimento experimental levado a cabo pelo cientista He Jiankui, que afirmou em maio ter modificado o material genético de dois bebés. Mas uma terceira criança pode mesmo ter nascido, segundo especialistas.

Em janeiro, o cientista William Hurlbut, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que teve contacto com He, disse que He tinha modificado um terceiro embrião, devendo a criança nascer entre o final de junho e o início de julho. No início do ano, apontou, citado pela France 24, que a gravidez teria entre 12 a 14 semanas.

Agora, a publicação da MIT Technology Review reitera que Hurlbut, que é também especialista em Ética, sabe que o terceiro bebé foi concebido, mas o especialista não adiantará mais informações uma vez que estas podem identificar a criança e os seus pais.

“O que posso dizer é que um parto normal leva entre 38 a 42 semanas, e é bem próximo do centro disso”, disse Hurlbut ao MIT Technology Review.

Apesar das declarações de Hurlbut, não se sabe ainda quaisquer detalhes sobre o alegado nascimento desta terceira criança, nem se sabe se a China alguma vez o vai reconhecer.

Os média escrevem que o Governo chinês pode estar a barrar informações sobre o procedimento, que foi desde logo condenado por cientistas de todo o mundo.  ´O Governo está extremamente ciente de quaisquer transgressões. [O Executivo] tem o aniversário de Tiananmen, os protestos de Hong Kong e os bebés CRISPR”, explicou o cientista Rosario Isasi, da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, citado pela mesma fonte.

O caso remonta a 25 de novembro, quando He publicou uma série de vídeos nos quais afirmava ter modificado o ADN de dois gémeos recém-nascidos de forma a torná-los resistentes ao VIH. O cientista chinês alegava ter conseguido fazer a primeira modificação genética de bebés da história. O Governo da China condenou o procedimento.

O cientista recrutou oito pares de voluntários para a experiência, que foi levada a cabo entre março de 2017 e novembro de 2018. Um dos casais terá abandonado o procedimento a meio, enquanto os outros cinco não conseguiram engravidar.

No final, duas mulheres ficaram grávidas: uma deu à luz os gémeos e a segunda já terá dado à luz o terceiro bebé – ou estará prestes a fazê-lo.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …

50 mil euros. Governo cria prémio nacional para proteger florestas

No próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira, o Governo vai discutir um prémio bianual para projetos que ajudem a melhorar a floresta, do ponto de vista técnico, científico ou da comunicação. A notícia é avançada esta …

Polícia Judiciária ajudou a evitar dois ataques em França

As informações partilhadas pela Polícia Judiciária (PJ) com a Europol foram cruciais para alcançar a detenção do jihadista marroquino que viveu em Portugal. Hicham El-Hanafi foi condenado a 30 anos de prisão em França, na semana …

Duque de Edimburgo foi transferido para outro hospital

O Palácio de Buckingham anunciou esta segunda-feira que o príncipe Filipe, marido da rainha do Reino Unido, Isabel II, foi transferido para outro hospital de Londres para continuar o tratamento de uma infeção. O Palácio disse …