O terceiro bebé geneticamente modificado pode já ter nascido na China

Alex Hofford / EPA

He Jiankui apresentou o seu trabalho durante a conferência

A segunda mulher grávida com um bebé modificado através da técnica de edição genética CRISPR pode já ter dado à luz, de acordo com a MIT Technology Review.

A gravidez terá sido resultado de um procedimento experimental levado a cabo pelo cientista He Jiankui, que afirmou em maio ter modificado o material genético de dois bebés. Mas uma terceira criança pode mesmo ter nascido, segundo especialistas.

Em janeiro, o cientista William Hurlbut, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que teve contacto com He, disse que He tinha modificado um terceiro embrião, devendo a criança nascer entre o final de junho e o início de julho. No início do ano, apontou, citado pela France 24, que a gravidez teria entre 12 a 14 semanas.

Agora, a publicação da MIT Technology Review reitera que Hurlbut, que é também especialista em Ética, sabe que o terceiro bebé foi concebido, mas o especialista não adiantará mais informações uma vez que estas podem identificar a criança e os seus pais.

“O que posso dizer é que um parto normal leva entre 38 a 42 semanas, e é bem próximo do centro disso”, disse Hurlbut ao MIT Technology Review.

Apesar das declarações de Hurlbut, não se sabe ainda quaisquer detalhes sobre o alegado nascimento desta terceira criança, nem se sabe se a China alguma vez o vai reconhecer.

Os média escrevem que o Governo chinês pode estar a barrar informações sobre o procedimento, que foi desde logo condenado por cientistas de todo o mundo.  ´O Governo está extremamente ciente de quaisquer transgressões. [O Executivo] tem o aniversário de Tiananmen, os protestos de Hong Kong e os bebés CRISPR”, explicou o cientista Rosario Isasi, da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, citado pela mesma fonte.

O caso remonta a 25 de novembro, quando He publicou uma série de vídeos nos quais afirmava ter modificado o ADN de dois gémeos recém-nascidos de forma a torná-los resistentes ao VIH. O cientista chinês alegava ter conseguido fazer a primeira modificação genética de bebés da história. O Governo da China condenou o procedimento.

O cientista recrutou oito pares de voluntários para a experiência, que foi levada a cabo entre março de 2017 e novembro de 2018. Um dos casais terá abandonado o procedimento a meio, enquanto os outros cinco não conseguiram engravidar.

No final, duas mulheres ficaram grávidas: uma deu à luz os gémeos e a segunda já terá dado à luz o terceiro bebé – ou estará prestes a fazê-lo.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …

380 baleias morreram encalhadas na Austrália. Este é o maior incidente registado no país

Morreram pelo menos 380 baleias-piloto presas numa baía remota da Tasmânia. Apesar dos intensos esforços para tentar salvá-las não foi possível evitar este cenário, informou hoje um responsável pelos serviços de socorro. "Temos um número mais …

Ansu vale 400 milhões e é "sucessor" de Lopetegui

A figura mais recente do Barcelona e do futebol espanhol entrou oficialmente na equipa principal e, por isso, a cláusula de rescisão "disparou". Em Barcelona continua-se a falar muito sobre Luis Suárez. Depois de Lionel Messi, …