O terceiro bebé geneticamente modificado pode já ter nascido na China

Alex Hofford / EPA

He Jiankui apresentou o seu trabalho durante a conferência

A segunda mulher grávida com um bebé modificado através da técnica de edição genética CRISPR pode já ter dado à luz, de acordo com a MIT Technology Review.

A gravidez terá sido resultado de um procedimento experimental levado a cabo pelo cientista He Jiankui, que afirmou em maio ter modificado o material genético de dois bebés. Mas uma terceira criança pode mesmo ter nascido, segundo especialistas.

Em janeiro, o cientista William Hurlbut, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que teve contacto com He, disse que He tinha modificado um terceiro embrião, devendo a criança nascer entre o final de junho e o início de julho. No início do ano, apontou, citado pela France 24, que a gravidez teria entre 12 a 14 semanas.

Agora, a publicação da MIT Technology Review reitera que Hurlbut, que é também especialista em Ética, sabe que o terceiro bebé foi concebido, mas o especialista não adiantará mais informações uma vez que estas podem identificar a criança e os seus pais.

“O que posso dizer é que um parto normal leva entre 38 a 42 semanas, e é bem próximo do centro disso”, disse Hurlbut ao MIT Technology Review.

Apesar das declarações de Hurlbut, não se sabe ainda quaisquer detalhes sobre o alegado nascimento desta terceira criança, nem se sabe se a China alguma vez o vai reconhecer.

Os média escrevem que o Governo chinês pode estar a barrar informações sobre o procedimento, que foi desde logo condenado por cientistas de todo o mundo.  ´O Governo está extremamente ciente de quaisquer transgressões. [O Executivo] tem o aniversário de Tiananmen, os protestos de Hong Kong e os bebés CRISPR”, explicou o cientista Rosario Isasi, da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, citado pela mesma fonte.

O caso remonta a 25 de novembro, quando He publicou uma série de vídeos nos quais afirmava ter modificado o ADN de dois gémeos recém-nascidos de forma a torná-los resistentes ao VIH. O cientista chinês alegava ter conseguido fazer a primeira modificação genética de bebés da história. O Governo da China condenou o procedimento.

O cientista recrutou oito pares de voluntários para a experiência, que foi levada a cabo entre março de 2017 e novembro de 2018. Um dos casais terá abandonado o procedimento a meio, enquanto os outros cinco não conseguiram engravidar.

No final, duas mulheres ficaram grávidas: uma deu à luz os gémeos e a segunda já terá dado à luz o terceiro bebé – ou estará prestes a fazê-lo.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são Estados considerados vulneráveis ao aquecimento climático do planeta e as populações acreditam que podem desaparecer com a subida …

Morreu o pugilista Pernell Whitaker. O campeão olímpico foi vítima de atropelamento

O pugilista norte-americano Pernell Whitaker morreu atropelado este domingo em Virginia Beach, aos 55 anos. O atleta foi atingido mortalmente quando atravessava a estrada num cruzamento, durante a noite. Num comunicado enviado ao Guardian, o Departamento …

Eis a primeira aterragem autónoma de um avião tripulado

Uma equipa de cientistas alemã criou um sistema que permite à aeronave aterrar autonomamente em qualquer pista, sem nenhum tipo de apoio humano. Enquanto a indústria automóvel tem andado léguas no que toca a inovação em …