Terapia com testosterona pode reduzir o risco de diabetes em homens

Algumas pesquisas estabeleceram uma relação entre os baixos níveis de testosterona e o aumento da incidência de diabetes tipo 2. Uma equipa descobriu agora que injeções regulares da hormona masculina, podem reduzir o risco de desenvolver a doença.

À medida que os homens envelhecem também passam por um declínio natural e gradual da testosterona. Os baixos níveis de testosterona em homens, conhecidos como hipogonadismo masculino ou síndrome de deficiência de testosterona, podem levar a vários problemas para a saúde, como diminuição da função sexual, depressão e decréscimo da massa muscular e óssea.

Vários estudos, têm vindo a indicar que níveis mais altos de testosterona podem reduzir o risco de diabetes em homens.

Uma vez que cerca de um terço dos homens com diabetes tipo 2 sofre de hipogonadismo, os especialistas começaram a explorar de que forma uma terapia com testosterona poderia reduzir o risco.

Um novo estudo liderado pela University of Adelaide da Austrália, e publicado no jornal The Lancet, é considerado o maior já realizado sobre este assunto pois envolveu mais de 1000 homens entre 50 e 74 anos que estavam acima do peso.

Esses indivíduos foram divididos em dois grupos, um dos grupos recebeu injeções de testosterona a cada três meses, e ao outro foi administrado placebo. Ainda assim, todos tiveram acesso a um programa de estilo de vida, sendo que 30% dos homens de ambos os grupos participaram nas reuniões e 70% alcançou a quantidade recomendada de exercícios.

Durante o estudo de dois anos, os homens de ambos os grupos perderam uma média de cerca de 4 kg, enquanto o efeito colateral adverso mais comum da terapia com testosterona foi um aumento nos glóbulos vermelhos.

Ao fim de dois anos, 21% dos homens no grupo que recebeu placebo tinha diabetes tipo 2, enquanto apenas 12% dos homens no grupo que recebeu injeções de testosterona desenvolveram a doença. Este grupo também exibiu uma maior diminuição nos níveis de açúcar no sangue em jejum, pequenas melhorias na função sexual e um aumento na massa muscular.

As descobertas do estudo são importantes quando se trata de compreender o papel que a testosterona pode desempenhar no risco de desenvolver diabetes tipo 2, mas estão longe do que pode constituir uma solução mágica para a doença, destaca o New Atlas.

Gary Wittert, autor do estudo, alerta que a descoberta não significa que “já se pode ir a correr comer doces”. O especialista destaca que a melhor forma de combater ou prevenir a doença é optar por um estilo de vida saudável.

“Não sabemos a durabilidade do efeito ou a segurança a longo prazo da testosterona para prevenir o diabetes tipo 2”, diz o autor.

Wittert realça que “o tratamento com testosterona pode ser uma opção para alguns homens, mas todas as pessoas precisam de uma avaliação completa a nível de saúde física e mental”.

AMM // ZAP

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. de 3 em 3 meses ,nao parece ser grande tratamento , estranho nao terem notado alteraçoes ao nivel cognitivo ,teoricamente deveriam apresentar melhorias

RESPONDER

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …

Marcelo reafirma: "Comigo não vai haver volta atrás" no desconfinamento

O Presidente da República declarou, este domingo, que, no que depender de si, não haverá "volta atrás" no desconfinamento, e deu a Feira da Agricultura de Santarém como exemplo do “virar de página”. "Já não voltamos …

Líderes do G7 prometem milhões de vacinas, mas evitam apoio claro a suspensão de patentes

Os líderes do G7 prometeram entregar milhões de doses adicionais de vacinas contra a covid-19 ao longo do próximo ano, mas evitaram apoiar claramente a suspensão de patentes, de acordo com o comunicado final. "Os compromissos …

Bolsonaro multado por não usar máscara em desfile de motociclistas

O Presidente brasileiro foi multado, este domingo, em 552 reais (cerca de 89 euros) por estar sem máscara quando participava num desfile de motociclistas no estado de São Paulo. Milhares de motociclistas participaram no desfile "Acelere …

Inglaterra 1-0 Croácia | Três leões matam borrego à décima tentativa

A Inglaterra estreou-se este domingo com uma vitória no grupo D do Euro2020 de futebol, ao bater a Croácia por 1-0, em jogo disputado no estádio Wembley, em Londres. Um golo de Raheem Sterling, aos 57 …

Bloco ataca ministro do Ambiente, que acusa Catarina Martins de fazer declarações "infames e infundadas"

O Bloco de Esquerda anunciou, este domingo, que vai pedir a apreciação parlamentar do decreto que regula a lei das minas e acusou o ministro do Ambiente de ser "mais rápido a defender negócios" do …

Antes de se lesionar, Vertonghen foi ignorado

Defesa do Benfica não cumpriu os 90 minutos da estreia vitoriosa da Bélgica no Europeu 2020. E também ficou esquecido pela realização televisiva. A Bélgica começou muito bem o Europeu 2020, confirmando no campo o que …