/

Terapia de cócegas pode retardar efeitos de envelhecimento

University of Leeds

A Dr. Beatrice Bretherton coloca o dispositivo tVNS num voluntário.

Investigadores da Universidade de Leeds testaram uma estimulação de correntes elétricas nos ouvidos de 29 voluntários para alcançar o nervo vago. Como resultado, verificaram um aumento da atividade no sistema nervoso, o que pode reduzir o risco de doenças e melhorar a saúde do coração e intestino.

Os cientistas defendem que utilizar um dispositivo elétrico para enviar impulsos no ouvido de um paciente, pode ajudar a permanecer mais saudável. Segundo a Tech Explorist, estimular o nervo vago pode restaurar o equilíbrio do sistema nervoso e os processos digestivos vitais, que ficam mais fracos com a idade.

Os voluntários tinham o nervo vago estimulado com correntes elétricas enviadas pelo ouvido. A estimulação transcutânea do nervo vago (tVNS) é indolor, mas pode produzir uma sensação de cócegas — o que nem todos os casos sentiram.

Fazer cócegas no ouvido com uma corrente elétrica reequilibra o sistema nervoso autónomo e, pode ajudar a retardar o envelhecimento. A terapia de apenas 15 minutos diários, durante duas semanas, provou que o objeto de estudo, pessoas com mais de 55 anos, notaram melhorias a nível de saúde.

O estudo, apresentado num artigo publicado esta terça-feira na Aging, concluiu que a terapia aumentou a atividade do sistema nervoso parassimpático, que controla a frequência cardíaca e o sistema digestivo. Este sistema nervoso tende a ficar menos eficaz à medida que as pessoas envelhecem contudo, o tVNS pode reverter essa tendência.

Isto faz com que as pessoas se tornem mais propensas a doenças, como problemas cardíacos e hipertensão, além de depressão e ansiedade.

University of Leeds

Um das 29 voluntários durante o processo de estimulação do nervo vago

De acordo com o Daily Mail, os investigadores descobriram que a resposta do stress das pessoas diminuía e a resposta ao repouso aumentava. Segundo os cientistas, isto pode reduzir a necessidade de medicação e idas ao hospital.

Através deste método, é possível reduzir a hipertensão, doenças de coração e batimentos cardíacos irregulares. Alguns dos testemunhos recolhidos, disseram também que o seu sono e saúde mental melhoraram no período em que faziam o tratamento.

O ouvido é como um portal, através do qual podemos mexer com o equilíbrio metabólico do corpo, sem a necessidade de medicação ou procedimentos invasivos”, disse  a autora principal do artigo, Beatrice Bretherton, à BBC.

As pessoas que tinham uma diferença maior entre os dois tipos de atividade nervosa foram as que mais beneficiaram da terapia. “Acreditamos que estes resultados são só a ponta do iceberg“, revelou Bretherton.

Estimular o nervo vago, foi também uma técnica utilizada para tratar depressão, epilepsia, zumbido, AVC’s, doenças cardíacas e obesidade.

DR, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.