Terapia de cócegas pode retardar efeitos de envelhecimento

University of Leeds

A Dr. Beatrice Bretherton coloca o dispositivo tVNS num voluntário.

Investigadores da Universidade de Leeds testaram uma estimulação de correntes elétricas nos ouvidos de 29 voluntários para alcançar o nervo vago. Como resultado, verificaram um aumento da atividade no sistema nervoso, o que pode reduzir o risco de doenças e melhorar a saúde do coração e intestino.

Os cientistas defendem que utilizar um dispositivo elétrico para enviar impulsos no ouvido de um paciente, pode ajudar a permanecer mais saudável. Segundo a Tech Explorist, estimular o nervo vago pode restaurar o equilíbrio do sistema nervoso e os processos digestivos vitais, que ficam mais fracos com a idade.

Os voluntários tinham o nervo vago estimulado com correntes elétricas enviadas pelo ouvido. A estimulação transcutânea do nervo vago (tVNS) é indolor, mas pode produzir uma sensação de cócegas — o que nem todos os casos sentiram.

Fazer cócegas no ouvido com uma corrente elétrica reequilibra o sistema nervoso autónomo e, pode ajudar a retardar o envelhecimento. A terapia de apenas 15 minutos diários, durante duas semanas, provou que o objeto de estudo, pessoas com mais de 55 anos, notaram melhorias a nível de saúde.

O estudo, apresentado num artigo publicado esta terça-feira na Aging, concluiu que a terapia aumentou a atividade do sistema nervoso parassimpático, que controla a frequência cardíaca e o sistema digestivo. Este sistema nervoso tende a ficar menos eficaz à medida que as pessoas envelhecem contudo, o tVNS pode reverter essa tendência.

Isto faz com que as pessoas se tornem mais propensas a doenças, como problemas cardíacos e hipertensão, além de depressão e ansiedade.

University of Leeds

Um das 29 voluntários durante o processo de estimulação do nervo vago

De acordo com o Daily Mail, os investigadores descobriram que a resposta do stress das pessoas diminuía e a resposta ao repouso aumentava. Segundo os cientistas, isto pode reduzir a necessidade de medicação e idas ao hospital.

Através deste método, é possível reduzir a hipertensão, doenças de coração e batimentos cardíacos irregulares. Alguns dos testemunhos recolhidos, disseram também que o seu sono e saúde mental melhoraram no período em que faziam o tratamento.

O ouvido é como um portal, através do qual podemos mexer com o equilíbrio metabólico do corpo, sem a necessidade de medicação ou procedimentos invasivos”, disse  a autora principal do artigo, Beatrice Bretherton, à BBC.

As pessoas que tinham uma diferença maior entre os dois tipos de atividade nervosa foram as que mais beneficiaram da terapia. “Acreditamos que estes resultados são só a ponta do iceberg“, revelou Bretherton.

Estimular o nervo vago, foi também uma técnica utilizada para tratar depressão, epilepsia, zumbido, AVC’s, doenças cardíacas e obesidade.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rio Ave não vai admitir adeptos nos jogos

Federação confirmou que o público pode voltar ao futebol mas o clube de Vila do Conde considera que a medida anunciada é injusta e tardia. Algumas competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol estão autorizadas a …

Parlamento levanta imunidade a André Ventura

O levantamento da imunidade parlamentar permite a André Ventura responder perante o Tribunal Judicial da Comarca de Braga sobre o jantar-comício nas presidenciais, que contou com mais de 170 pessoas. O Parlamento levantou, esta sexta-feira, a …

Adeptos do Parma contestam regresso do Buffon "mercenário"

Faixa exibida à porta do estádio do Parma recorda saída para a Juventus, em 2001: "Saíste como mercenário". Gianluigi Buffon está de volta ao Parma, 20 anos depois. Mas nem todos os adeptos do emblema italiano …

Ex-adjunta da ministra da Justiça vai investigar corrupção no Governo

A magistrada Carolina Costa, que foi adjunta da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, foi escolhida para integrar o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). Ora, este órgão, está a investigar vários elementos …

Coro de críticas ao "fecho" da Área Metropolitana de Lisboa aumenta. Governo insiste que medida é constitucional

O Governo insiste que o "fecho" da Área Metropolitana de Lisboa (AML) é uma medida prevista na situação de calamidade, mas o coro de críticas aumenta. Na conferência de imprensa desta quinta-feira, a ministra Mariana Vieira …

Como foi possível? "Inquérito urgente" à transferência de 788 mil euros para desempregado

Ainda não se sabe como é que foi possível que a Segurança Social tenha transferido 788 mil euros para um desempregado. O caso já levou à abertura de um "inquérito urgente" e o Governo quer …

MP investiga protesto com alegadas saudações nazi

Uma fonte oficial da Procuradoria-Geral da República revelou esta sexta-feira que foi instaurado um inquérito, dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, às alegadas saudações nazi na manifestação que ocorreu na Praça …

Eriksen tem alta hospitalar

Seis dias depois de sofrer uma paragem cardíaca, Christian Eriksen teve alta hospitalar e visitou o estágio da seleção dinamarquesa antes de regressar a casa. Christian Eriksen teve alta hospitalar esta sexta-feira, confirmou a federação dinamarquesa, …

MP francês pede seis meses de prisão efetiva para Sarkozy

O Ministério Público (MP) pediu na quinta-feira um ano de prisão, com seis meses de pena efetiva, para o ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy, julgado em Paris na sequência de uma investigação ao financiamento irregular na …

Portugueses já podem pedir Certificado Digital Covid

Os portugueses já podem pedir o Certificado Digital Covid, o documento que facilita as viagens para o estrangeiro durante as férias. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que os portugueses poderiam pedir o seu certificado digital europeu …