Pode ter sido finalmente encontrada a “Igreja dos Apóstolos”

Arqueólogos dizem ter encontrado a lendária “Igreja dos Apóstolos” perto do mar da Galileia, no norte de Israel.

Uma equipa de arqueólogos dos Estados Unidos e de Israel passou mais de quatro anos a escavar um local arqueológico, perto do mar da Galileia, no norte de Israel. Agora, segundo o Live Science, os cientistas dizem ter encontrado a “Igreja dos Apóstolos”.

Os investigadores pensam que a igreja católica com 1400 anos encontrada pode ser a lendária igreja, construída sobre a casa dos apóstolos e irmãos Pedro e André, dois dos primeiros seguidores de Jesus.

Steven Notley, geógrafo histórico do Nyack College, em Nova Iorque, afirma que a equipa acredita agora ter andado a escavar aquilo que antes foi a antiga vila de pescadores judeus de Betsaida, que mais tarde se tornou a cidade romana de Julias.

A descoberta é controversa porque os arqueólogos têm andado a escavar um local alternativo para esta aldeia bíblica desde o final dos anos 80 em Et-Tell, a cerca de um quilómetro e meio deste novo local perto de Beit Habek, também conhecido como El Araj.

Notley afirma que a equipa está agora convencida de que esta é que é a localização de Betsaida. “Só estamos a afirmar isto depois de três ou quatro anos. Temos muitas mais evidências para apoiar esta nossa nova afirmação”, diz ao mesmo site.

Betsaida é mencionada várias vezes no Novo Testamento: diz-se que Jesus curou um cego ali, que nas proximidades alimentou cinco mil pessoas com cinco pães e dois peixes e que andou nas águas do mar da Galileia.

A existência da “Igreja dos Apóstolos” começou por ser mencionada no ano de 725 D.C., quando um bispo da Baviera chamado Willibald visitou Betsaida, diz Notley.

A equipa sabia há algum tempo que seria encontrada uma igreja no local por causa da descoberta de mármore esculpido e peças ornamentadas de mosaicos. O chão e outras características arqueológicas foram finalmente reveladas pelas escavações deste verão.

Agora, os arqueólogos vão tentar escavar os restos de toda a igreja antes de decidir cavar ainda mais fundo, talvez até a uma estrutura religiosa anterior ou até mesmo a casa dos próprios apóstolos.

Os arqueólogos norte-americanos e israelitas estão a estudar o local desde 2016. No ano seguinte, os investigadores anunciaram ter encontrado Julias, uma antiga cidade do império romano e a terra natal destes apóstolos.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

BE e PCP fazem pressão e Carlos César questiona: "Sentem-se melhor a fazer oposição ou a fazer acordos?"

O presidente do PS defendeu, esta quinta-feira, que Bloco e PCP têm de esclarecer "o que os move" nas negociações orçamentais: se preferem fazer oposição a um Governo de direita ou fazer acordos com um …

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a sua defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …

Coreia do Sul lança com êxito o seu primeiro foguetão espacial

A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão de fabrico próprio, segundo as imagens transmitidas pela televisão, tornando-se o décimo país do mundo com capacidade para desenvolver e lançar veículos espaciais. O veículo coreano …

"A melhor coisa que pode acontecer a Portugal era o Governo ser derrubado e desaparecer"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu hoje que “a melhor coisa que podia acontecer a Portugal”, neste momento, era o executivo liderado por António Costa “ser derrubado e desaparecer”. Miguel Albuquerque afirmou …

Mulher de João Rendeiro tem mais três dias para entregar as obras em falta

O prazo para a entrega das obras acabou esta quarta-feira, mas a juíza do processo em que João Rendeiro foi condenado a dez anos de prisão efetiva deu mais três dias à mulher do ex-banqueiro. Depois …

Uma estrada com alguns automóveis

Sete cidades do Norte podem ir a jogo pela neutralidade carbónica

Gaia, Porto, Matosinhos, Famalicão, Guimarães, Braga e Viana do Castelo poderão ir a jogo na Missão Climate Neutral & Smart Cities, que quer apoiar a redução de emissões em 100 cidades. Uma coligação de sete cidades …

Teste à covid-19

Subvariante da Delta identificada em Israel. Em Portugal há nove casos

Em Portugal, já foram detetados nove casos da variante AY4.2, subvariante da Delta, de acordo com o mais recente relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2. O …