//

A cidade perdida dos apóstolos de Jesus Cristo pode ter sido descoberta

Um grupo de arqueólogos israelitas acredita ter encontrado Julias, uma antiga cidade do império romano e a terra natal de três apóstolos de Jesus – Pedro, André e Filipe -, segundo a Bíblia, na costa norte do mar da Galileia.

Segundo o jornal israelita Haaretz a equipa acredita que o local de várias camadas agora descoberto no norte do mar da Galileia, na Reserva Natural do Vale de Bethsaida é a zona referida na Bíblia.

A chave para a descoberta foi uma casa de banho avançada de estilo romano, o que por si só indica que houve uma cidade ali, e não apenas uma vila piscatória, conforme explica o Doutor Mordechai Aviam da Universidade de Kinneret, em Israel.

Além deste, existiam outros dois locais que se encontravam sob investigação para averiguar se seriam Julias. Depois do inesperado aparecimento da casa de banho e de outros restos da era romana, os arqueólogos acreditam agora que esta seja mesmo a candidata mais forte para a cidade perdida onde viveram os apóstolos de Cristo.

Outro argumento a favor de Julias se ter situado na atual El-Araj reside no nível do mar da Galileia. A maioria dos arqueólogos assume que o nível do lago local estava a 209 metros abaixo do nível do mar durante o período romano. “El-Araj certamente não estava sob a água no período romano”, afirmara os arqueólogos. A camada romana descoberta estava a 211 metros abaixo do nível do mar.

A camada romana continha fragmentos de cerâmica, de mosaicos e as ruínas de um balneário. Além disso, foram encontradas duas moedas: uma de bronze do final do século II a.C. e um denário de prata com o retrato do imperador Nero datado dos anos 65-66 depois de Cristo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.