A cidade perdida dos apóstolos de Jesus Cristo pode ter sido descoberta

Um grupo de arqueólogos israelitas acredita ter encontrado Julias, uma antiga cidade do império romano e a terra natal de três apóstolos de Jesus – Pedro, André e Filipe -, segundo a Bíblia, na costa norte do mar da Galileia.

Segundo o jornal israelita Haaretz a equipa acredita que o local de várias camadas agora descoberto no norte do mar da Galileia, na Reserva Natural do Vale de Bethsaida é a zona referida na Bíblia.

A chave para a descoberta foi uma casa de banho avançada de estilo romano, o que por si só indica que houve uma cidade ali, e não apenas uma vila piscatória, conforme explica o Doutor Mordechai Aviam da Universidade de Kinneret, em Israel.

Além deste, existiam outros dois locais que se encontravam sob investigação para averiguar se seriam Julias. Depois do inesperado aparecimento da casa de banho e de outros restos da era romana, os arqueólogos acreditam agora que esta seja mesmo a candidata mais forte para a cidade perdida onde viveram os apóstolos de Cristo.

Outro argumento a favor de Julias se ter situado na atual El-Araj reside no nível do mar da Galileia. A maioria dos arqueólogos assume que o nível do lago local estava a 209 metros abaixo do nível do mar durante o período romano. “El-Araj certamente não estava sob a água no período romano”, afirmara os arqueólogos. A camada romana descoberta estava a 211 metros abaixo do nível do mar.

A camada romana continha fragmentos de cerâmica, de mosaicos e as ruínas de um balneário. Além disso, foram encontradas duas moedas: uma de bronze do final do século II a.C. e um denário de prata com o retrato do imperador Nero datado dos anos 65-66 depois de Cristo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …