A cidade perdida dos apóstolos de Jesus Cristo pode ter sido descoberta

Um grupo de arqueólogos israelitas acredita ter encontrado Julias, uma antiga cidade do império romano e a terra natal de três apóstolos de Jesus – Pedro, André e Filipe -, segundo a Bíblia, na costa norte do mar da Galileia.

Segundo o jornal israelita Haaretz a equipa acredita que o local de várias camadas agora descoberto no norte do mar da Galileia, na Reserva Natural do Vale de Bethsaida é a zona referida na Bíblia.

A chave para a descoberta foi uma casa de banho avançada de estilo romano, o que por si só indica que houve uma cidade ali, e não apenas uma vila piscatória, conforme explica o Doutor Mordechai Aviam da Universidade de Kinneret, em Israel.

Além deste, existiam outros dois locais que se encontravam sob investigação para averiguar se seriam Julias. Depois do inesperado aparecimento da casa de banho e de outros restos da era romana, os arqueólogos acreditam agora que esta seja mesmo a candidata mais forte para a cidade perdida onde viveram os apóstolos de Cristo.

Outro argumento a favor de Julias se ter situado na atual El-Araj reside no nível do mar da Galileia. A maioria dos arqueólogos assume que o nível do lago local estava a 209 metros abaixo do nível do mar durante o período romano. “El-Araj certamente não estava sob a água no período romano”, afirmara os arqueólogos. A camada romana descoberta estava a 211 metros abaixo do nível do mar.

A camada romana continha fragmentos de cerâmica, de mosaicos e as ruínas de um balneário. Além disso, foram encontradas duas moedas: uma de bronze do final do século II a.C. e um denário de prata com o retrato do imperador Nero datado dos anos 65-66 depois de Cristo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As noites entre 4 e 10 de junho vão ser ruidosas (e a culpa é dos aviões)

A culpada das noites ruidosas entre 4 a 10 de junho é a Liga das Nações. O Governo autorizou a suspensão temporária dos limites aos voos noturnos nesse período, tal como já aconteceu na Liga …

Petição para reescrever a 8.ª temporada de A Guerra dos Tronos "é uma falta de respeito"

A atriz britânica Sophie Turner, que interpretou Sansa Stark na A Guerra dos Tronos, considerou uma "falta de respeito" o pedido dos fãs para que a última temporada da série fosse reescrita.  A iniciativa levada …

Festival de música na Escócia proíbe uso de telemóveis

O festival de música FLY Open Air, que se realizou no passado fim-de-semana, proibiu o uso de telemóveis por parte do público. O objetivo é evitar que os fanáticos pelas redes sociais estraguem o concerto …

Jovem portuguesa morre em Benidorm após atropelamento

Uma jovem de nacionalidade portuguesa com idade entre 25 e 30 anos e de identidade ainda desconhecida, morreu na noite desta terça-feira atropelada por um autocarro numa rua movimentada de Benidorm, Espanha, noticia a comunicação …

Matosinhos fecha mais uma escola. Já encerraram quase duas dezenas desde 2005

A Escola Básica da Portela, em Matosinhos, vai encerrar no final deste ano letivo pelo facto de a sua população escolar estar a diminuir “significativamente”, adiantou o vereador da Educação. Desde 2005, já fecharam quase …

Zona da Torre Eiffel vai ser quase toda pedonal a partir de 2024

A zona da Torre Eiffel será devolvida aos peões e transformada numa zona verde até 2024, anunciou a autarca de Paris durante a apresentação do projeto de reabilitação, projetado por uma arquiteta paisagista norte-americana. "Temos realmente …

Campeã olímpica e mundial de natação termina carreira aos 22 anos

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping. A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que …

Sérgio Conceição é multado em 287 euros e escapa a suspensão

O treinador do FC Porto não foi alvo de suspensão (e poderá estar no sábado no banco da final da Taça de Portugal), mas foi multado em 287 euros e ser-lhe-á instaurado um processo disciplinar. O …

Áustria pode ficar sem Governo. Chanceler enfrenta moção de censura

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, vai enfrentar na segunda-feira uma moção de censura no Parlamento na sequência do escândalo do vídeo que envolveu o seu antigo parceiro de coligação, o partido de extrema-direita FPÖ. Kurz arrisca …

Deco alerta: Há slime à venda que é perigoso para as crianças

A Deco alertou esta quarta-feira que há à venda ‘slime’, uma massa de modelar viscosa, que é perigosa para as crianças, tendo já denunciado a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). O alerta …