Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um “núcleo mais interno” no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência de um “núcleo mais interno” nas profundezas da Terra. 

Na escola, costuma-se aprender que o planeta Terra é composto por quatro camadas distintas: a crosta, o manto, o núcleo externo e o núcleo interno. No entanto, uma nova investigação feita por uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Australiana está a mudar o jogo: o núcleo interno tem um outro núcleo escondido dentro dele.

“Tradicionalmente, fomos ensinados que a Terra tem quatro camadas principais: a crosta, o manto, o núcleo externo e o núcleo interno. A ideia de outra camada distinta foi proposta há algumas décadas atrás, mas os dados não eram muito claros. Conseguimos contornar isto usando um algoritmo de busca muito inteligente para vasculhar milhares de modelos do núcleo interno”, explicou a investigadora Joanne Stephenson, autora principal do estudo, em comunicado.

De acordo com a cientista, esta nova camada é difícil de observar, mas as suas propriedades distintas podem apontar para um evento dramático desconhecido na história da Terra.

“Encontrámos evidências que podem indicar uma mudança na estrutura do ferro, o que sugere, talvez, dois eventos separados de arrefecimento na história da Terra”, disse Stephenson. “Os detalhes deste grande evento ainda são um pouco misteriosos, mas adicionámos outra peça do quebra-cabeças quando se trata do nosso conhecimento sobre o núcleo interno da Terra.”

O trabalho baseia-se numa teoria mais antiga. De acordo com o Futurism, estudos anteriores indicam que o núcleo interno “mais interno” parece ocupar metade do diâmetro do núcleo interno geral e tem cristais de ferro a apontar na direção leste-oeste, em oposição ao núcleo externo interno, que tem os cristais a apontar para o norte e para o sul.

A investigadora afirmou que investigar a estrutura do núcleo interno pode ajudar-nos a entender mais sobre a história e evolução da Terra. “É muito empolgante – e pode significar que teremos de reescrever os livros didáticos“, antecipou Stephenson.

Este estudo foi publicado em dezembro na revista científica Journal of Geophysical Research: Solid Earth.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O mais interessante é que vão descobrir um outro núcleo dentro desse. Dêem-lhes mais tempo e vão ver.
    Agora mensagem privada à minha professora de Ciências: “Professora Cristina, como vê às vezes as “crianças” são bem mais visionárias do que alguns adultos desejariam. Dobrar vontades, cedo ou tarde, tem retorno” 😉
    Pedro A P

RESPONDER

"Obsessão" pelo défice é para Bruxelas ver. Esquerda exige execução do OE2021

As metas do défice e da dívida previstas no Programa de Estabilidade, que o Governo entregou esta quinta-feira no Parlamento, não mereceram a aprovação do Bloco de Esquerda e do PCP. Num período de muita incerteza, …

Parques solares flutuantes podem arrefecer lagos ameaçados pelas alterações climáticas

Parques solares flutuantes, cuidadosamente projetados, podem arrefecer lagos ameaçados pelas alterações climáticas. As simulações feitas por cientistas mostraram resultados promissores. A energia solar é agora a fonte de eletricidade mais barata da história, de acordo com …

Identificado suspeito de tiroteio em armazém da FedEx nos Estados Unidos

Esta sexta-feira, as autoridades norte-americanas anunciaram ter identificado o suspeito do tiroteio que resultou na morte de oito pessoas num armazém da FedEx, em Indianápolis, nos Estados Unidos. De acordo com o Expresso, trata-se de um …

António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo, retira candidatura à Câmara de Ourém

O deputado António Gameiro, um dos suspeitos na "Operação Triângulo", anunciou que vai retirar a sua candidatura à Câmara de Ourém. O deputado do PS António Gameiro retirou a sua candidatura à Câmara de Ourém, demitiu-se …

Task force muda regras. Vai ser mais difícil saber qual a vacina que será administrada

Vai ser mais difícil para as pessoas acima dos 60 anos saber com antecedência qual será a vacina que vão receber (AstraZeneca, Pfizer e Moderna). Todas as semanas, as três vacinas passam a "rodar de …

O segredo dos bigodes dos animais tem a forma de um S (e reside na forma como dobram)

Há muitos mamíferos que têm bigodes para sentirem o ambiente à sua volta, semelhante à sensação do tato. No entanto, os meios pelos quais os bigodes comunicam essa sensação de toque ao cérebro ainda permaneciam …

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …