/

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um “núcleo mais interno” no centro da Terra

2

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência de um “núcleo mais interno” nas profundezas da Terra. 

Na escola, costuma-se aprender que o planeta Terra é composto por quatro camadas distintas: a crosta, o manto, o núcleo externo e o núcleo interno. No entanto, uma nova investigação feita por uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Australiana está a mudar o jogo: o núcleo interno tem um outro núcleo escondido dentro dele.

“Tradicionalmente, fomos ensinados que a Terra tem quatro camadas principais: a crosta, o manto, o núcleo externo e o núcleo interno. A ideia de outra camada distinta foi proposta há algumas décadas atrás, mas os dados não eram muito claros. Conseguimos contornar isto usando um algoritmo de busca muito inteligente para vasculhar milhares de modelos do núcleo interno”, explicou a investigadora Joanne Stephenson, autora principal do estudo, em comunicado.

De acordo com a cientista, esta nova camada é difícil de observar, mas as suas propriedades distintas podem apontar para um evento dramático desconhecido na história da Terra.

“Encontrámos evidências que podem indicar uma mudança na estrutura do ferro, o que sugere, talvez, dois eventos separados de arrefecimento na história da Terra”, disse Stephenson. “Os detalhes deste grande evento ainda são um pouco misteriosos, mas adicionámos outra peça do quebra-cabeças quando se trata do nosso conhecimento sobre o núcleo interno da Terra.”

O trabalho baseia-se numa teoria mais antiga. De acordo com o Futurism, estudos anteriores indicam que o núcleo interno “mais interno” parece ocupar metade do diâmetro do núcleo interno geral e tem cristais de ferro a apontar na direção leste-oeste, em oposição ao núcleo externo interno, que tem os cristais a apontar para o norte e para o sul.

A investigadora afirmou que investigar a estrutura do núcleo interno pode ajudar-nos a entender mais sobre a história e evolução da Terra. “É muito empolgante – e pode significar que teremos de reescrever os livros didáticos“, antecipou Stephenson.

Este estudo foi publicado em dezembro na revista científica Journal of Geophysical Research: Solid Earth.

Maria Campos, ZAP //

2 Comments

  1. O mais interessante é que vão descobrir um outro núcleo dentro desse. Dêem-lhes mais tempo e vão ver.
    Agora mensagem privada à minha professora de Ciências: “Professora Cristina, como vê às vezes as “crianças” são bem mais visionárias do que alguns adultos desejariam. Dobrar vontades, cedo ou tarde, tem retorno” 😉
    Pedro A P

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.