Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um “núcleo mais interno” no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência de um “núcleo mais interno” nas profundezas da Terra. 

Na escola, costuma-se aprender que o planeta Terra é composto por quatro camadas distintas: a crosta, o manto, o núcleo externo e o núcleo interno. No entanto, uma nova investigação feita por uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Australiana está a mudar o jogo: o núcleo interno tem um outro núcleo escondido dentro dele.

“Tradicionalmente, fomos ensinados que a Terra tem quatro camadas principais: a crosta, o manto, o núcleo externo e o núcleo interno. A ideia de outra camada distinta foi proposta há algumas décadas atrás, mas os dados não eram muito claros. Conseguimos contornar isto usando um algoritmo de busca muito inteligente para vasculhar milhares de modelos do núcleo interno”, explicou a investigadora Joanne Stephenson, autora principal do estudo, em comunicado.



De acordo com a cientista, esta nova camada é difícil de observar, mas as suas propriedades distintas podem apontar para um evento dramático desconhecido na história da Terra.

“Encontrámos evidências que podem indicar uma mudança na estrutura do ferro, o que sugere, talvez, dois eventos separados de arrefecimento na história da Terra”, disse Stephenson. “Os detalhes deste grande evento ainda são um pouco misteriosos, mas adicionámos outra peça do quebra-cabeças quando se trata do nosso conhecimento sobre o núcleo interno da Terra.”

O trabalho baseia-se numa teoria mais antiga. De acordo com o Futurism, estudos anteriores indicam que o núcleo interno “mais interno” parece ocupar metade do diâmetro do núcleo interno geral e tem cristais de ferro a apontar na direção leste-oeste, em oposição ao núcleo externo interno, que tem os cristais a apontar para o norte e para o sul.

A investigadora afirmou que investigar a estrutura do núcleo interno pode ajudar-nos a entender mais sobre a história e evolução da Terra. “É muito empolgante – e pode significar que teremos de reescrever os livros didáticos“, antecipou Stephenson.

Este estudo foi publicado em dezembro na revista científica Journal of Geophysical Research: Solid Earth.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O mais interessante é que vão descobrir um outro núcleo dentro desse. Dêem-lhes mais tempo e vão ver.
    Agora mensagem privada à minha professora de Ciências: “Professora Cristina, como vê às vezes as “crianças” são bem mais visionárias do que alguns adultos desejariam. Dobrar vontades, cedo ou tarde, tem retorno” 😉
    Pedro A P

RESPONDER

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …