Tensão sobe nas prisões em Israel depois de prisioneiros palestinianos sofrerem castigos coletivos

1

Eranrabl / Wikimedia

Prisão de Damon, em Israel

Multiplicam-se os protestos em várias prisões e também da população palestiniana, depois de três reclusas terem sido agredidas após recusarem sair da cela durante uma incursão noturna por causa do frio.

A tensão em várias prisões israelistas entre os guardas e prisioneiros palestinianos tem subidos nos últimos dias, com grupos de defesa dos direitos humanos a denunciar o secretismo das autoridades sobre as condições em que os reclusos estão a ser mantidos, sendo que alguns foram feridos pela polícia.

A situação nas prisões é crítica e muito perigosa“, afirmou Milena Ansari, activista internacional da Addameer, uma organização que defende os direitos dos prisioneiros, baseada na cidade palestiniana de Ramallah, à Al Jazeera.

A situação tem piorado recentemente depois de a 14 de Dezembro, na prisão de Damon, no norte de Israel, três prisioneiras — Shurooq Dwayyat, Marah Bakir e Muna Qaadam — e representantes de outras reclusas recusaram sair da cela durante uma incursão noturna devido ao frio.

De acordo com a Addameer, os agentes israelistas cortaram a eletricidade na secção onde as prisioneiras estavam, agrediram-nas e isolaram Shurooq Dwayyat de imediato. As outras duas reclusas foram também colocadas em prisão solitária no dia seguinte, depois de protestarem ao baterem nas portas das celas.

As três também recusaram comer até poderem voltar para a sua cela e os seus quartos alvo de raides. Durante estes, várias mulheres foram agredidas por forças especiais de Israel, tendo uma até ficado inconsciente, segundo um comunicado da Sociedade de Prisioneiros Palestinianos. Os véus islâmicos também foram retirados à força a algumas das reclusas.

As notícias dos acontecimentos em Damon chegaram a outras prisões, tendo um recluso do estabelecimento prisional de Nafha ligado ao Hamas, Yousef Mabhouh, oriundo da Faixa de Gaza, esfaqueado um guarda israelita com uma arma improvisada. O Hamas considerou o incidente “uma resposta natural” às agressões sofridas pelas prisioneiras de Damon.

Depois deste ataque, as forças incursaram a secção da prisão e retiraram 80 prisioneiros dos seus quartos, tendo estes ficado “algemados durante horas no frio“, com alguns a serem violentamente agredidos, denuncia a Addameer. Mabhouh teve de ir para o hospital depois de ter sido espancado.

A Sociedade de Prisioneiros Palestinianos afirma também que nenhum dos reclusos que ficaram seriamente feridos receberam cuidados médicos. As visitas de familiares e o acesso à cantina também foram proibidos a todas as reclusas em presas em Damon, com algumas também a serem multadas.

“Não sabemos a condição médica de alguns dos prisioneiros ou o que lhes aconteceu”, afirma Ansari, acusando as autoridades de “encobrirem” o que se passou, negando o contacto dos advogados com os reclusos.

As condições dos que ficam presos na solitária são também degradantes, segundo a Addameer, com apenas um colchão e um cobertor no chão dentro da cela. O quarto também não tem uma casa de banho.

Abu Hawwash à beira da morte

O palestiniano que está a fazer uma greve de fome em protesto contra a sua detenção administrativa há 135 dias, Hisham Abu Hawwash, está também à beira da morte e já foi transferido para um hospital israelita. Não consegue falar ou mexer-se e pesa apenas 37 quilos.

O homem de 40 anos foi detido por soldados israelitas em Outubro de 2020 e colocado sobre detenção administrativa, um procedimento do exército que permite a detenção de palestinianos indefinidamente sem os acusar de nada e sem julgamento. A ordem já foi renovada duas vezes e o tribunal recusou um recurso do advogado.

Com a escala de tensão nas prisões e com casos como o de Abu Hawwash, a liderança do Hamas já ameaçou que um grupo de prisioneiros pode também avançar com uma greve de fome como protesto ao tratamento aos palestinianos detidos nas prisões israelitas. A população tem-se também manifestado na Cisjordânia.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.