Tensão no Parlamento: “Acabámos de ouvir a intervenção mais lamentável dos últimos anos”

33

Miguel A. Lopes / Lusa

Bruno Dias fala na Assembleia da República

Bruno Dias falou, o ambiente aqueceu. Deputados de PSD e Chega começaram a bater nas mesas, Ventura atacou as palavras do comunista.

Esta sexta-feira, dia em que se completa um ano de guerra na Ucrânia, decorre um debate na Assembleia da República precisamente sobre a situação na Ucrânia – embora se tenha falado muito sobre o anúncio do discurso de Lula da Silva no 25 de Abril.

Com as habituais desavenças, o debate decorria normalmente. Até que Bruno Dias falou.

O deputado do Partido Comunista Português começou por dizer que a guerra na Ucrânia é uma “preocupação para todos os que querem um mundo de paz”.

Depois centrou-se nas consequências para o povo: “Trabalhadores e povos estão a pagar custos da guerra e das sanções. Aumento brutal dos preços, ataque às condições de vida, agravamento da pobreza e das desigualdades”.

Lucros das empresas

Bruno Dias destacou que as grandes empresas de armamento, energia, alimentação, distribuição e banca acumulam lucros de milhares de milhões de euros, devido ao conflito.

A cada dia que passa, vê-se quem ganha, vê-se quem está interessado no prolongamento da guerra”, citando números dos relatórios de grandes empresas petrolíferas e de empresas de armamento.

“A guerra é uma oportunidade para o grande capital, à custa da morte. É urgente travar a guerra e travar o negócio da guerra e das sanções”.

“Há que pôr fim à guerra. Mas não se põe fim à guerra insistindo no caminho que conduziu a ela”, continuou, explicando que a escalada de guerra, a corrida às armas, a intensificação militar e o incremento da confrontação não são o caminho para alcançar a paz.

“Devemos travar as medidas incendiárias que agravam a guerra”, acrescentou, antes de falar sobre o “golpe de estado em 2014 promovido pelos EUA na Ucrânia, que instaurou um poder xenófobo e belicista naquele país”.

Apelo originou protestos

Segundo o deputado comunista, tem havido uma “intensificação da escalada belicista por parte dos EUA, da NATO e da União Europeia”.

E foi neste momento que o ambiente aqueceu: “Daqui apelamos a que EUA, NATO e União Europeia deixem de instigar e alimentar a guerra na Ucrânia e que se abram vias de negociação com os demais intervenientes, nomeadamente a Federação Russa, visando alcançar: uma solução política para o conflito, a resposta aos problemas da segurança colectiva e do desarmamento da Europa, o cumprimento dos princípios da carta da ONU e da acta final da Conferência de Helsínquia. Também na Ucrânia, o nosso compromisso é com a paz”.

Estas frases já foram ditas sob uma banda sonora de protestos, sobretudo vindos da bancada do Chega.

Quando terminou a sua intervenção, alguns deputados do PSD e do Chega começaram a bater nas mesas, em sinal de protesto contra o que tinham acabado de ouvir.

Chega reage

Quem falou a seguir foi André Ventura.

O líder do Chega começou por dizer que ouviu uma “invervenção lamentável”.
Admitiu que há empresas com lucros milionários por causa da guerra mas lembrou: “Se a Rússia não tivesse invadido a Ucrânia, nenhuma empresa estaria a lucrar com a guerra”.

“A culpa não é de nenhuma empresa. A culpa, por muito que vos custe a admitir, é do sucessor da vossa União Soviética: é de Vladimir Putin e é da Rússia, que invadiu a Ucrânia”.

O PCP refere-se ao conflito como “intervenção militar”, num documento apresentado no Parlamento: “O que custa falar em invasão?”, perguntou Ventura.

“Quase parece que a sua defesa não está deste lado, neste país que todos amamos. Parece que a sua defesa está do lado da Rússia de Vladimir Putin”.

E fechou como começou: “Foi a intervenção mais lamentável que este Parlamento teve em muitos anos”.

PCP não apoia regime de Zelenskyy

Bruno Dias reagiu: “Além do chocante aproveitamento da guerra por parte dos grupos económicos, também há oportunismo político, com ataques rasteiros. Para o PCP, o problema é a guerra; para o Chega, o problema é o PCP”.

E lembrou os tempos do Estado Novo: “É a retórica do inimigo interno, do anti-comunismo, que já a PIDE utilizava há 60 anos quando os comunistas, em Portugal e em África, lutavam contra a guerra e pela paz”.

O PCP está solidário com o povo ucraniano, mas “não com um regime (ucraniano) xenófobo, belicista e antidemocrático, rodeado e sustentado por forças de cariz fascista e nazi”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

33 Comments

  1. «…Desde um extremo ao outro do espectro partidário português, estes partidos são todos iguais no seu conservadorismo de regime. Fingem se combater uns aos outros, só para enganar os Portugueses mais distraídos.
    Porém, estão alinhados, todos e ainda que em estilos diversificados, sob as mesmas batutas que controlam a imposição do sistema político-constitucional ainda vigente…» – Alberto João Jardim in «A Tomada da Bastilha»

    • Se soubesses ler um texto e retirar de lá a mensagem, também deixavas de ser um papagaio amestrado.
      Onde foi que não leste:
      “O deputado do Partido Comunista Português começou por dizer que a guerra na Ucrânia é uma “preocupação para todos os que querem um mundo de paz”.
      Esta, tu não leste nem o André Mentira ouviu, mas eu volto a pô-la aqui:
      “O deputado do Partido Comunista Português começou por dizer que a guerra na Ucrânia é uma “preocupação para todos os que querem um mundo de paz”.
      Só se fala deste massacre na Ucrânia desde 2022; sabias que a Ucrânia é massacrada por bombardeamentos diários desde 2014? Pois é! A Ucrânia bombardeia a Ucrânia desde 2014. Nisto ninguém fala, nem há sanções porque todos querem vender armas a quem as gasta.
      Ninguém fala, nem os alemães, do atentado, perpetrado pelos EUA, que a Alemanha sofreu ao rebentarem com o gasoduto NordStream. Os americanos e noruegueses decidiram que a Alemanha não podia ter condições para voltar a receber gás russo e explodiram aquilo. É assim que queres viver? A mando dos americanos?
      O Zélento já pediu dinheiro, armas leves, mais armas, mais dinheiro, tanques, aviões, etc. E, decerto, aplaudiste todos os envios para a Ucrânia. Só para a parte fascista da Ucrânia.
      O que é que vais fazer quando ele vier cá pedir o teu sangue ou, pior(!!!), o sangue dos teus filhos?
      Eles são insaciáveis e não vão parar. Por isso eu relembro-te o que disse o deputado comunista:
      O deputado do Partido Comunista Português começou por dizer que a guerra na Ucrânia é uma “preocupação para todos os que querem um mundo de paz”.

      • Em 2014 os “comunistas soviéticos” invadiram a Ucrânia e tomaram a Crimeia…
        Ou terá sido a Ucrânia que invadiu a Rússia e tomou Leningrado?
        Está tudo tolo!

  2. Estes comunistas, ao pactuarem com a invasão, assumem um comportamento totalmente inaceitável. Depois ainda vêm falar do papão que seria um governo do PSD apoiado pelo chega. E um governo do PS apoiado por esta gentalha?!! Gente que protege comportamentos criminosos! Que protege quem diariamente comete crimes de guerra, assassinos de civis, violações, deportações de crianças, massacres de populações?!! Mas quem é esta gente?! E porque é que ainda não está presa ou foi expulsa do país?! A liberdade de expressão tem de ter limites.
    Admitindo-se que o negacionismo do Holocausto é explícita ou implicitamente ilegal em dezesseis países, entre os quais Portugal, (Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslováquia, França, Hungria, Israel, Liechtenstein, Lituânia, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia e Suíça), Portugal deveria igualmente criminalizar a defesa aberta de regimes criminosos e comportamentos totalmente inaceitáveis como estes praticados pelo ditador Putin e seus comparsas.

  3. Pois, quando uma filha de um membro do PCP estiver a ser violada, quando um filho de um membro do PCP estiver a ser assassinado, não vamos fazer nada, vamos ser neutrais, e vamos apelar à paz, sem fazer nada….

  4. O PCP tem mesmo que perder todos os deputados no parlamento nas próximas eleições. Se fossem apenas bobos da corte ainda vá que não vá, mas este tipo de discurso totalmente irracional é muito perigoso.

  5. O PCP mete nojo mas não surpreende.
    Vejo a mesma porcaria há 49 anos
    O que vald é que cada vez têm menos representação
    Até é bom. Quantos mais tiros no pé, melhor!

  6. Convidar um ladrão, bandido corrupto como o Lula a qualquer evento oficial português é uma desonra à nação. Muito mais no parlamento. Tenham vergonha!

    • Sempre foi uma cerimónia exclusivamente de Portugal e sempre presidida pelo Presidente da República Portuguesa. Agora como temos um chefe do governo meio comunista, há que convidar o Presidente comunista do Brasil. É uma atitude profundamente provocatória para quem é oposição a este governo em Portugal e a quase metade da população brasileira que não pode ver o ex-presidiário Lula. Também o Presidente da República portuguesa demonstra toda a sua fragilidade, ao aceitar esta situação. Por estas e por outras é que ele está em mínimos da sua popularidade.

    • Lula foi preso injustamente. Já ouviu falar em LAWFARE? Lula foi vítima de um processo de Lawfare, ou seja, quando um juiz corrupto manipula a Justiça para fins políticos. Moro tinha como objetivo retirar Lula da corrida eleitoral de 2018 e inventou provas falsas para o prender. Bolsonaro foi eleito e em troca do serviço prestado nomeou Moro ministro do seu governo. Entretanto Lula foi ilibado em várias instâncias do judicial porque as acusações baseavam-se e mentiras processuais. Só os Bolsonaristas continuam a recitar a narrativa de que Lula é ladrão. Bolsonaristas esses que tentaram um golpe de estado Terrorista quando invadiram o Congresso, o Planalto e o Supremo para reveter a vitória Democrática de Lula e colocar ilegalmente Bolsonaro no poder pela 2a fez. A comunidade internacional não acredita nessa narrativa que Lula é ladrão e comemorou o regresso do Estadista Lula à presidência do Brasil.

      • Pois, sem dúvida! O mesmo está acontecendo com o Sócrates… Será o próximo presidente de Portugal!

  7. Daqui apelamos a que a Rússia saia imediatamente do interior de um país soberano, que invadiu. Deveria ter dito este deputado do PCP. Agora fica mais claro o que é este monstro partidário debaixo da sigla PCP. É o que queriam impingir a Portugal em 1975. Falam da sua ilusória preocupação com o “o nosso povo”, mas o novos, velhos, doentes e crianças podem ser mortos na Ucrânia, com a sua condescendência miserável, por um feroz assassino nazista, nascido no seio do comunismo soviético.

  8. Que se abram vias de negociação com os demais intervenientes, nomeadamente a Federação Russa, visando alcançar uma solução política para o conflito, a resposta aos problemas da segurança colectiva e do desarmamento da Europa, o cumprimento dos princípios da carta da ONU e da acta final da Conferência de Helsínquia. Também na Ucrânia, o nosso compromisso é com a paz”. O PCP está solidário com o povo ucraniano, mas “não com um regime (ucraniano) xenófobo, belicista e antidemocrático, rodeado e sustentado por forças de cariz fascista e nazi”. Para o PCP, o problema é a guerra; para o Chega, o problema é o PCP”. “É a retórica do inimigo interno, do anti-comunismo, que já a PIDE utilizava há 60 anos quando os comunistas, em Portugal e em África, lutavam contra a guerra e pela paz”. Se é isto que incomoda, então o PCP está no caminho certo.

  9. Na situação actual , um ano após uma invasão desavergonhada da Rússia, não há lugar para negociações !
    Só após o respeito bilateral pelas fronteiras anteriormente existentes ! A crueldade brutal dos governos e súbditos
    russos, não deixa lugar para ilusões. E não se esqueçam: o Nazismo deu conta de 10 milhões de mortos, mas o
    Estalinismos deu cabo de 110 milhões. O caminho do PCP é desaparecer de Portugal. Vão todos para o “paraíso”
    da Sibéria.

  10. É lamentável que só o PCP se manifeste abertamente contra o imperialismo e belicismo americanos, e contra o seguidismo da Europa que fortemente contribuiu para hostilizar a Rússia e a levar a reflexos defensivos perfeitamente compreensíveis. Se há ucranianos a morrer é porque os EUA quiseram hostilizar a Rússia para lá de todos os limites.

    • É preciso não ter vergonha na cara para fazer afirmações dessas! Qeuem anda a matar dentro da Ucrânia? A Ucrânia não é um país soberano? Eu sei doí-vos muito ver a pátria-mãe desfazer-se, mas é o que irá acontecer mais tarde ou cedo! Os povos sujeitos pela Rússia devem ser independentes! Se estes comunas eram contra um Portugal com territórios ultramarinos por uma razão de lógica devem ser contra todo o tipo de imperialismo: Russo ou chinês! Caso contrário, são uns traidores e hipócritas.

    • Coitado do Nuno .C. da Silva , imagino o Inferno que é de ter de viver num País Democrático como Portugal , caros intervenientes , tenham dó do Homem . “Perdoai-o Senhor , pois não sabe o que diz “

  11. O partido comunista é o mais obscurantista deste país e o mais perigoso! Nem a extrema direita é tão perigosa! Como é possível haver quem defenda esta aberração!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.