Tensão escala em Hong Kong após divulgação de imagens de jovem baleado pela polícia

Jerome Favre / EPA

Esta segunda-feira, os manifestantes pró-democracia que se juntaram no centro de Hong Kong gritaram a mesma palavra de ordem. “Cinco exigências. Nem uma a menos!”

A tensão aumentou esta segunda-feira em Hong Kong, em mais um protesto que encheu as ruas de manifestantes com máscaras negras e de agentes da autoridade, munidos de capacetes e escudos transparentes.

Poucos metros separavam estes dois grupos tão antagónicos. Os manifestantes levantaram um braço o ar, com a mão aberta, como que a travar simbolicamente a polícia, que os observava, avaliando o jogo de forças instalado.

Em coro e bem alto, os manifestantes gritavam: “cinco exigências. Nem uma a menos!”, numa referência Às reivindicações que há meses vêm fazendo ao Governo de Hong Kong.

São cinco: a retirada da lei da extradição para a China (a que deu origem aos primeiros protestos, em Junho, e a única em que, até agora, Lam cedeu); uma comissão de inquérito para investigar as acusações de brutalidade policial; libertação e amnistia para os manifestantes detidos; a garantia de que os protestos não são classificados como motins; e o sufrágio universal para o Conselho Legislativo e o Executivo (parlamento e governo).

O domingo foi marcado pela convocação de vários protestos, mas esta segunda-feira Hong Kong acordou com um ambiente de alta tensão em pano de fundo.

Asim que despertaram, os habitantes da cidade depararam-se com imagens de um manifestante a ser alvejado por um polícia e a cair ferido no chão, num confronto que aconteceu antes das oito da manhã. Pouco depois, a indignação com a atuação policial já tinha tomado conta das principais plataformas de comunicação usadas nestes protestos para mobilizar as pessoas.

Segundo o Público, rapidamente começaram a surgir notícias de novos incidentes por toda a cidade. Aliás, num deles, uma discussão terminou com uma pessoa a atear fogo a um homem. Esperava-se que a polícia, mais cedo ou mais tarde, reagisse. E isso acabou mesmo por acontecer.

A polícia ergueu uma bandeira negra, avisando que ia ser disparado gás lacrimogéneo e, quase de imediato, os manifestantes dividiram-se em dois grupos: houve quem fugisse e houve quem colocasse a máscara para enfrentar os traços brancos que pintaram o ar.

Depois de lançar o gás, a polícia recuou e a tensão baixou. Ainda assim, a situação em Hong Kong parece ter entrado numa escalada para a qual ninguém consegue prever o fim.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …