IgorVetushko / Depositphotos

Um teste rápido e eficaz diz lhe se está dentro da média. Mas há formas de melhorar a sua performance.
Ao longo da nossa vida, o tempo de reação tende a diminuir, mas “algumas pessoas tendem a ser mais rápidas do que outras, mesmo antes de os efeitos do envelhecimento se fazerem sentir”, diz Simon Cox, professor de envelhecimento cerebral e cognitivo, à BBC.
Há uma forma de ter uma ideia do seu tempo de reação em casa, em breves minutos, mas saiba primeiro que existem formas de melhorar a sua prestação — há certas atividades que estimulam este campo e lhe permitem reagir mais rápido.
Por exemplo, acompanhar uma aula de fitness pela televisão ou tablet “melhora a capacidade de perceber um estímulo e responder com movimentos coordenados significativos”, explica o professor de biomecânica Matthew Pain.
Praticar desporto, tocar um instrumento ou manter o seu cérebro ativo, jogando jogos de tabuleiro, por exemplo, pode ajudar a manter um bom tempo de reação numa idade mais avançada, realça também.
Para o medir, pode ter uma ideia através de um site que o calcula através de um jogo em poucos segundos. Mas se quiser colocar em prática não virtualmente este teste, há uma forma divertida de o fazer, conhecida como “teste de atirar a régua”.
Para o fazer, precisa apenas de uma cadeira, uma mesa, uma régua e um “ajudante”.
- Sente-se numa cadeira e apoie o braço numa mesa, de forma a que o pulso fique pendurado na borda. Mantenha o polegar para cima.
- Peça ao seu ajudante que segure uma régua na vertical, acima da sua mão, com o número 0 a bater no polegar.
- De seguida, peça ao seu ajudante que deixe cair a régua, sem aviso prévio, e agarre-a com o polegar e o indicador o mais rápido possível.
- O número da régua onde os seus dois dedos agarram diz-lhe o seu tempo de reação.
Um desempenho excelente seria apanhar a régua a uma distância inferior a 7,5 cm. Se conseguiu este resultado, é um relâmpago. Entre 7,5 e 15,9 cm continua a estar acima do normal, e a média é entre 15,9 e 20,4 cm.
Considera-se abaixo da média qualquer resultado acima de 20,4 cm. Se só apanhou a régua aos 28 centímetros, pondere entregar a carta de condução — é um autêntico desastre.