Tempos de espera no SNS críticos. Doentes oncológicos esperam cada vez mais

O número de pacientes nas listas de espera para cirurgias no Serviço Nacional de Saúde (SNS) continua a aumentar para várias especialidades médicas. Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Urologia estão em situação crítica.

Os longos tempos de espera no Serviço Nacional de Saúde são já um problema de longa data desde a última a legislatura. O Ministério da Saúde está a trabalhar para resolver a situação, apesar de o panorama permanecer crítico em muitas especialista médicas.

O Jornal de Notícias avança esta quarta-feira que muitos doentes continuam a aguardar por consultas e cirurgias vários meses além dos prazos máximos previstos em lei. Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Urologia são algumas das áreas onde a situação é mais precária. Por sua vez, os dados mais recentes do SNS, evidenciam melhorias em Cirurgia Geral e Ginecologia.

Depois de no ano passado os número de utentes nas listas de espera para cirurgia até ter diminuído, este ano voltou a registar um crescimento. Em 2018, estavam inscritos 245 mil pacientes.

Em declarações ao jornal, o Ministério da Saúde garante que o plano “está a ser continuamente monitorizado e será avaliado no início de 2020”. Ainda assim, segundo os dados disponíveis, havia em agosto 15 hospitais que não cumpriam com os tempos máximos de resposta.

No que toca a cirurgias oncológicas prioritárias há 22 hospitais do Serviço Nacional de Saúde que não conseguem cumprir com o limite máximo de espera. No ano passado, eram menos quatro hospitais que estavam nesta situação.

Um dos casos mais alarmantes registados foi o do Hospital Sousa Martins, na Guarda, que tinha um tempo de espera fixado em 1.814 dias — cerca de cinco anos — para a especialidade de cardiologia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a ser pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …

Chuva forte inunda Hospital de São José, em Lisboa

As chuvas fortes que se fizeram sentir esta quinta-feira inundaram o Hospital de São José, em Lisboa, deixando algumas salas alagadas. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que publicada algumas fotografias nas quais se …