Templo de Afrodite com 2.500 anos descoberto na Turquia

Uma equipa de arqueólogos descobriu os restos de um Templo de Afrodite com 2.500 anos na península de Vourla, na região de Smyrna, no oeste da Turquia.

A equipa de cientistas e arqueólogos turcos estava a analisar uma área de 1.600 metros quadrados, que cobre partes das cidades de Urla, Cesme e Seferihisar, quando descobriu os restos de um templo de Afrodite com 2.500 anos.

Os investigadores encontraram uma estátua do corpo de uma mulher no chão e outra de uma cabeça feminina. Depois de várias análises, os arqueólogos chegaram à conclusão de que se tratava do templo da deusa grega.



Citado pelo Greek City Times, Elif Koparal, líder das escavações e investigadora da Universidade Mimar Sinan, disse que foi descoberta uma rede social e económica significativa.

“Encontramos o Templo de Afrodite do século VI a.C., um culto comum naquela época. É uma descoberta fascinante e impressionante“, reagiu. A análise revelou ainda 35 assentamentos humanos da era pré-histórica, incluindo 16 do final do período Neolítico.

Afrodite é a antiga deusa grega da beleza, do amor e da sexualidade. O culto a esta deusa era bastante comum na Grécia Antiga e, segundo a especialista, foi importado por partes da Ásia.

Os primeiros vestígios deste templo, localizado nos arredores da cidade de Smyrna, foram descobertos em 2016. Ao longo do seu trabalho, os arqueólogos encontraram uma grande quantidade de artefactos deixados pelos antigos residentes da região.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …