/

Templo de Afrodite com 2.500 anos descoberto na Turquia

Uma equipa de arqueólogos descobriu os restos de um Templo de Afrodite com 2.500 anos na península de Vourla, na região de Smyrna, no oeste da Turquia.

A equipa de cientistas e arqueólogos turcos estava a analisar uma área de 1.600 metros quadrados, que cobre partes das cidades de Urla, Cesme e Seferihisar, quando descobriu os restos de um templo de Afrodite com 2.500 anos.

Os investigadores encontraram uma estátua do corpo de uma mulher no chão e outra de uma cabeça feminina. Depois de várias análises, os arqueólogos chegaram à conclusão de que se tratava do templo da deusa grega.

Citado pelo Greek City Times, Elif Koparal, líder das escavações e investigadora da Universidade Mimar Sinan, disse que foi descoberta uma rede social e económica significativa.

“Encontramos o Templo de Afrodite do século VI a.C., um culto comum naquela época. É uma descoberta fascinante e impressionante“, reagiu. A análise revelou ainda 35 assentamentos humanos da era pré-histórica, incluindo 16 do final do período Neolítico.

Afrodite é a antiga deusa grega da beleza, do amor e da sexualidade. O culto a esta deusa era bastante comum na Grécia Antiga e, segundo a especialista, foi importado por partes da Ásia.

Os primeiros vestígios deste templo, localizado nos arredores da cidade de Smyrna, foram descobertos em 2016. Ao longo do seu trabalho, os arqueólogos encontraram uma grande quantidade de artefactos deixados pelos antigos residentes da região.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.