Tempestades em Portugal vão ter nome (e a Ana está a chegar)

As tempestades, furacões e tufões em Portugal vão passar a ter nomes de pessoas, e a primeira já está a chegar: Ana. Este é o nome do fenómeno meteorológico, que já se começou a formar no sudoeste da Irlanda e que chega a Portugal já este domingo.

A tempestade Ana está a começar a formar-se no sudoeste da Irlanda e terá um desenvolvimento rápido, começando por ventos fortes no norte da Península Ibérica e nas Ilhas Baleares, no domingo. Para segunda-feira, são esperadas forte agitação marítima e chuva intensa. Ana é o primeiro nome português atribuído a uma tempestade.

Segundo o jornal Sol, o novo método resulta de um acordo entre o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e os respetivos institutos de Espanha e França. Desde o dia 1 de dezembro que o método está em vigor nos três países.

Assim, sempre que um destes três países activar o aviso laranja ou vermelho, fica automaticamente encarregado de dar à ocorrência um dos nomes que compõem a lista pré-estabelecida de denominações. Desta lista, diz o CM, fazem partes nomes bem portugueses, como José, Rosa ou Vasco.

A ideia é que para o período 2018-2019 entrem também a Inglaterra e a Irlanda e que haja uma nova lista para todos os fenómenos que ocorram no Atlântico.

Alerta laranja este domingo em todos os distritos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou todos os distritos de Portugal Continental sob aviso laranja a partir de domingo, devido à previsão de chuva e vento fortes, queda de neve e agitação marítima.

De acordo com informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o aviso entra em vigor durante a manhã nos distritos do Norte avançando ao longo do dia até ao Sul do continente, mantendo-se até à madrugada de segunda-feira.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O IPMA prevê para domingo nas regiões Norte e Centro “céu em geral muito nublado com períodos de chuva, sendo por vezes forte no Minho a partir do meio da manhã e gradualmente nas restantes regiões a partir da tarde”.

O vento deverá soprar “fraco a moderado aumentando gradualmente para forte com rajadas até 100 quilómetros por hora (km/h) a partir do final da manhã”. “Nas terras altas, o vento será forte, com rajadas até 80 km/h, aumentando gradualmente para forte a muito forte com rajadas até 120 km/h a partir do final da manhã”, lê-se no ‘site’ do IPMA.

A queda de neve está prevista nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco.

Na região Sul, no domingo, o IPMA prevê “céu em geral muito nublado”, com “períodos de chuva em geral fraca, tornando-se moderada, por vezes forte, para o final do dia”.

O vento deverá soprar “fraco a moderado, tornando-se gradualmente moderado a forte com rajadas até 90 km/h, a partir da tarde”, sendo que nas terras altas o vento “será moderado a forte, tornando-se gradualmente forte com rajadas até 100 km/h”.

Para todo o território continental está prevista “neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais”. A previsão de agitação marítima abrange todos os distritos com costa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …