/

Tempestades na Escócia “desenterram” cemitério da era Viking com 1.500 anos

(dr) ORCA Archaeology

As tempestades nas ilhas Órcades, na Escócia, expuseram recentemente os ossos humanos de um cemitério Viking, com cerca de 1.500 anos.

As origens do cemitério da era Viking datam do século VI, quando as ilhas Órcades eram habitadas por povos nativos pictos. O cemitério foi usado durante cerca de mil anos, e grande parte dos enterros entre os séculos IX e XV eram de noruegueses ou vikings que haviam tomado a ilha.

Segundo Peter Higgins, do Centro de Pesquisa de Arqueologia Orkney (ORCA), as ondas provocadas pela tempestade estão a corroer o penhasco do antigo cemitério. Foram removidos cerca de 250 esqueletos há 50 anos, mas os arqueólogos não sabem exatamente a que distância o cemitério se estende da praia.

Acredita-se que centenas de corpos pictos e nórdicos ainda estejam enterrados neste cemitério, adianta o Live Science. Mas a preocupação mais imediata prende-se com a vulnerabilidade dos túmulos às remanescentes inundações e com os danos causados ​​pelas tempestades, que atingem o penhasco de arenito com enormes ondas.

“Os moradores locais e o proprietário do terreno têm se preocupado bastante com o que resta do cemitério, que está a ser corroído pelo mar“, disse Higgins.

Os ossos expostos estão a ser cobertos com argila ou a ser removidos, portanto é raro que acabem na praia. Ainda não se sabe se os ossos expostos são de pictos ou de vikings.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.