Tempestade no norte da Índia fez pelo menos 33 mortos

STR / EPA

Pelo menos 33 pessoas e outras 13 ficaram feridas na sequência de uma tempestade que atingiu no domingo o estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, informaram esta segunda-feira as autoridades.

De acordo com Sandhya, oficial dos serviços de emergência daquele estado, as vítimas terão sido atingidas por um raio. Pelo menos 20 casas também ficaram destruídas após a tempestade, indicou o mesmo responsável.

Fortes chuvas e relâmpagos atingiram a região quando muitas pessoas se encontravam a trabalhar ao ar livre. Segundo o agente da polícia Radyuman Singh, sete pessoas, incluindo uma criança, morreram num campo de arroz.

Já o ministro-chefe de Uttar Pradesh, Yogi Adityanath, informou que as famílias das vítimas vão receber uma indemnização de 400 mil rupias (cerca de 5.100 euros).

Em maio, o ciclone Fani atingiu a Índia oriental como uma tempestade de 5.º grau, com ventos que chegaram aos 205 quilómetros por hora, e obrigou as autoridades indianas a retiraram cerca de 1,2 milhões de pessoas.

O ciclone Fani foi a tempestade mais violenta desde 1999, quando um ciclone matou cerca de 10 mil pessoas e devastou grande parte de Odisha. Em outubro do ano passado, a passagem do ciclone Titli provocou a morte a 60 pessoas no estado de Odisha.

Já em maio de 2018, uma onda de tempestades de areia que atingiu várias localidades no norte da Índia provocou, pelo menos, 76 mortos e mais de uma centena de feridos. As tempestades de areia provocaram o colapso de casas, queda de árvores e quebras de eletricidade. Muitas das pessoas que morreram estavam a dormir quando as suas casas colapsaram, depois de serem atingidas por sequências intensas de relâmpagos.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.