Tempestade em Moscovo faz 16 mortos

Jonathan Kos-Read / Flickr

-

O número de mortos num temporal de chuva e vento na segunda-feira na região de Moscovo, o pior em um século, aumentou esta terça para 16 e mais de uma centena de pessoas permanecem hospitalizadas, informaram fontes oficiais.

Na capital russa morreram 11 pessoas e nos arredores outras cinco perderam a vida, a maioria devido à queda de árvores.

O temporal prolongou-se durante algumas horas, arrancou milhares de árvores e provocou cortes de trânsito e de corrente elétrica.

Cerca de 150 pessoas foram hospitalizadas e mais de cem permanecem hoje nos hospitais da capital, entre as quais 22 crianças, segundo fontes dos serviços de saúde.

O centro de apoio psicológico de urgência recebeu mais de 400 chamadas telefónicas.

Em algumas zonas da região de Moscovo a precipitação foi superior a 60% da média mensal.

O presidente da Câmara de Moscovo, Serguei Sobianin, exprimiu os seus pêsames aos familiares das vítimas e escreveu na sua conta do Twitter que as autoridades estão a tomar as medidas necessárias para mitigar as consequências do desastre.

Os ventos atingiram cerca de 22 metros por segundo, acompanhados de fortes chuvas, provocaram atrasos nos aeroportos de Moscovo e o comboio expresso com ligação a Vnoukovo teve de interromper a viagem devido à queda de uma árvore na linha.

Mais de 18.300 pessoas ficaram sem luz na província de Moscovo.

Os meteorologistas alertam que o clima se manterá instável na região central da Rússia durante vários dias e não descartam a repetição do fenómeno devido à proximidade de uma nova frente fria.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.