Temperaturas mínimas baixam mais 2 a 6 graus até amanhã

Jerine Lay

-

As temperaturas mínimas poderão descer entre dois a seis graus Celsius, entre hoje e sábado, em todo o país devido a uma massa de ar frio.

“O IPMA prevê para hoje e amanhã [sábado] uma descida da temperatura mínima que pode chegar aos seis graus, dependendo da região do país. Nas regiões do interior norte e centro podem ser mais baixas”, adianta Bruno Café, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, a descida das temperaturas mínimas deve-se a uma massa de ar frio do norte da Europa, que vai chegar às regiões mais a sul. “Contudo, as temperaturas são normais para esta altura do ano”, salientou.

No que diz respeito às temperaturas máximas, indicou Bruno Café, “estas não vão sofrer grandes alterações, rondando na generalidade do território do continente 12ºC a 15ºC, podendo ser um bocadinho mais baixas nas regiões do interior norte e centro”.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do início da tarde, possibilidade de ocorrência de aguaceiros no litoral oeste a sul do Cabo Mondego até ao início da tarde e vento em geral fraco o quadrante norte, soprando temporariamente moderado nas terras altas e no litoral a norte do Cabo Raso.

“Estão também previstas neblinas ou nevoeiro matinal, em especial nas regiões do interior, formação de geada, em especial no interior norte e centro. No sábado, já estamos a prever céu limpo, com menos nebulosidade, vento fraco a moderado a forte nas terras altas e pequena descida da temperatura mínima, em especial nas regiões do litoral centro e sul”, disse.

Para domingo, de acordo com o IPMA, a previsão aponta para céu pouco nublado ou limpo e vento em geral fraco do quadrante norte, soprando temporariamente moderado no litoral oeste durante a tarde e moderado a forte nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e formação de geada, em especial nas regiões do interior.

Cuidado com o frio

Por causa do frio, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) emitiu na quinta-feira um conjunto de alertas sobre os cuidados a ter com o frio, avisando que crianças e idosos são os grupos particularmente vulneráveis.

Tendo em conta a previsão de queda acentuada de temperatura nos próximos dias, o INEM recorda que a exposição a baixas temperaturas, no interior ou exterior, pode causar “riscos sérios ou letais para a saúde”.

Mesmo dentro de casa, o INEM avisa que é necessário ter cuidados na utilização de lareiras e outros sistemas de aquecimento, uma vez que aumenta o risco de incêndio e de intoxicação por monóxido de carbono.

Perante estes sinais, deve procurar-se ajuda médica ou ligar o 112 em caso de emergência, além de procurar aquecer a pessoa.

As autoridades de saúde emitiram ainda um alerta, publicado no Portal da Saúde, com recomendações práticas para enfrentar as vagas de frio intenso.

Cobrir a cabeça e proteger as mãos, consumir bebidas e refeições quentes, manter-se ativo, tentar manter uma temperatura interior a rondar os 20ºC e vedar bem janelas e portas são algumas das principais recomendações.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Mesmo dentro de casa, o INEM avisa que é necessário ter cuidados na utilização de lareiras e outros sistemas de aquecimento, uma vez que aumenta o risco de incêndio e de intoxicação por monóxido de carbono.

    Perante estes sinais, deve procurar-se ajuda médica ou ligar o 112 em caso de emergência, além de procurar aquecer a pessoa.”

    A sério?! Caso haja sinais de risco de incêndio ou de intoxicação por monóxido de carbono deve-se tentar aquecer a pessoa? Estes textos estão cada vez melhor.

RESPONDER

O Bennu "esconde" diferentes pedaços de outros asteróides na sua superfície

A espaçonave OSIRIS-REx da NASA avistou algumas rochas de cor estranhamente clara na superfície do asteróide Bennu. Depois de algumas investigações, os cientistas descobriram a razão: são fragmentos de um asteróide totalmente diferente e muito …

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …