A temperatura determina o sexo em algumas espécies. Nos humanos, seria um problema

A temperatura controla a determinação do sexo na maioria das tartarugas, em muitos peixes, em crocodilos e, até, em alguns lagartos. Se o mesmo acontecesse nos seres humanos, seria um problema.

Segundo explica Karla Moeller, bióloga da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, dentro de uma janela de tempo durante o desenvolvimento embrionário de vários animais, a temperatura pode influenciar a produção de hormonas sexuais e, consequentemente, o destino de uma cria.

Uma das causas para a determinação do sexo é a presença de uma enzima conhecida como aromatase, que converte as hormonas sexuais masculinas em femininas.

Em muitos casos, como na tartaruga-de-orelhas-vermelhas, o calor aplicado durante a fase de desenvolvimento pode aumentar a presença da enzima e, assim, dar origem a mais fêmeas. No entanto, os especialistas ainda não sabem por que é que a determinação sexual de algumas espécies está dependente da temperatura, embora existam várias teorias sobre o fenómeno.

Ao Live Sicence, Jennifer Graves, geneticista da Universidade La Trobe, na Austrália, disse que a melhor hipótese é que a determinação do sexo dependente da temperatura se originou porque os répteis carecem de cuidados parentais – um mecanismo de defesa segundo o qual os progenitores utilizam estratégias que aumentam a sobrevivência dos seus descendentes -, estando os ovos em estreita interação com o meio ambiente.

Todas as determinações sexuais dependentes da temperatura acontecem em espécies ovíparas, o que significa que as temperaturas internas mudam consoante o ambiente.

Os seres humanos não são uma dessas espécies pelo que é altamente improvável que o fenómeno se repita, uma vez que o corpo mantém consistentemente uma temperatura corporal de 37 graus Celsius.

No entanto, se fosse possível determinar o sexo de um ser humano consoante a temperatura, tal traria inúmeros problemas, a começar pelo facto de os pais se sentirem tentados a escolher o sexo dos filhos.

Outro grande risco seria o potencial desequilíbrio entre os sexos numa sociedade. “Infelizmente, em muitos lugares deste planeta, o sexo preferido seria o masculino”, sustentou Diego Cortez, biólogo da Universidade Nacional Autónoma do México.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Fraquinho… Muito fraquinho. Toda a gente sabe que é possível escolher o sexo dos filhos. Seja pela temperatura, seja pelo “relógio”… A grande maioria dos casais conseguem escolher um menino e uma menina. É claro que no México, é “tudo ao molho e fé em Deus”!

RESPONDER

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A alienação de …

Supertaça. Sporting e Sp. Braga defrontam-se 39 anos depois (e adeptos regressam aos estádios)

Sporting e Sp. Braga lutam este sábado pelo primeiro título da época (e os adeptos já vão estar na bancada). O encontro da 43.ª edição da supertaça Cândido de Oliveira está marcado para este sábado, …

Vacinação de crianças divide peritos. Mas sem a inoculação dos mais novos a imunidade pode não chegar

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Saúde anunciou que recomenda que a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. No entanto, o tema está a gerar controvérsia e divide opiniões …

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …

Governo não pediu parecer à CNPD sobre as "bodycams" em polícias. Método vai "aumentar a transparência"

A proposta da nova lei da videovigilância, que vai permitir que os polícias passem a usar câmaras nos uniformes, já foi aprovada em Conselho de Ministros, mas ainda não chegou ao Parlamento. Também não foi …

Marcelo reuniu com Lula, mas não revela o teor da conversa. Presidente diz que visita é apenas de cariz cultural

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse sexta-feira à chegada a São Paulo que a cultura tem um "papel fundamental" na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de …

PSP abre processos disciplinares por uso indevido de farda em manifestação

A PSP abriu processos disciplinares, por uso indevido e incorreto do uniforme, a agentes que participaram em 21 de junho, em Lisboa, numa manifestação organizada pelo Movimento Zero, confirmou esta sexta-feira à Lusa o porta-voz, …

Por onde passou o caminho bíblico da Judeia a Edom? Cientistas encontram respostas

Por onde passava o caminho bíblico que ligava o reino de Judeia à nação vizinha de Edom? Um novo estudo dá novas pistas sobre o possível percurso da estrada. Os investigadores israelitas sugerem que havia, pelo …

PCP diz que acusação a grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial evidencia "cartelização"

O PCP considerou esta sexta-feira que a acusação da Autoridade da Concorrência a cinco grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial, confirma a “prática parasitária e de cartelização” destes grupos, que fazem “da doença um negócio”. O …