/

A temperatura determina o sexo em algumas espécies. Nos humanos, seria um problema

1

A temperatura controla a determinação do sexo na maioria das tartarugas, em muitos peixes, em crocodilos e, até, em alguns lagartos. Se o mesmo acontecesse nos seres humanos, seria um problema.

Segundo explica Karla Moeller, bióloga da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, dentro de uma janela de tempo durante o desenvolvimento embrionário de vários animais, a temperatura pode influenciar a produção de hormonas sexuais e, consequentemente, o destino de uma cria.

Uma das causas para a determinação do sexo é a presença de uma enzima conhecida como aromatase, que converte as hormonas sexuais masculinas em femininas.

Em muitos casos, como na tartaruga-de-orelhas-vermelhas, o calor aplicado durante a fase de desenvolvimento pode aumentar a presença da enzima e, assim, dar origem a mais fêmeas. No entanto, os especialistas ainda não sabem por que é que a determinação sexual de algumas espécies está dependente da temperatura, embora existam várias teorias sobre o fenómeno.

Ao Live Sicence, Jennifer Graves, geneticista da Universidade La Trobe, na Austrália, disse que a melhor hipótese é que a determinação do sexo dependente da temperatura se originou porque os répteis carecem de cuidados parentais – um mecanismo de defesa segundo o qual os progenitores utilizam estratégias que aumentam a sobrevivência dos seus descendentes -, estando os ovos em estreita interação com o meio ambiente.

Todas as determinações sexuais dependentes da temperatura acontecem em espécies ovíparas, o que significa que as temperaturas internas mudam consoante o ambiente.

Os seres humanos não são uma dessas espécies pelo que é altamente improvável que o fenómeno se repita, uma vez que o corpo mantém consistentemente uma temperatura corporal de 37 graus Celsius.

No entanto, se fosse possível determinar o sexo de um ser humano consoante a temperatura, tal traria inúmeros problemas, a começar pelo facto de os pais se sentirem tentados a escolher o sexo dos filhos.

Outro grande risco seria o potencial desequilíbrio entre os sexos numa sociedade. “Infelizmente, em muitos lugares deste planeta, o sexo preferido seria o masculino”, sustentou Diego Cortez, biólogo da Universidade Nacional Autónoma do México.

ZAP //

1 Comment

  1. Fraquinho… Muito fraquinho. Toda a gente sabe que é possível escolher o sexo dos filhos. Seja pela temperatura, seja pelo “relógio”… A grande maioria dos casais conseguem escolher um menino e uma menina. É claro que no México, é “tudo ao molho e fé em Deus”!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.