A temperatura dos oceanos está a aumentar desde abril

A temperatura dos oceanos está a aumentar desde abril, após uma ligeira pausa entre 2000-2013, apesar de nesse período se ter verificado uma crescente concentração de gases de efeito estufa, refere um estudo publicado esta sexta-feira pela ScienceDaily.

De acordo com a publicação, que cita uma investigação coordenada pelo cientista do clima Axel Timmermann, do Centro de Pesquisa Internacional da Universidade norte-americana do Havai, o último verão registou um recorde em termos de aumento da temperatura, se comparado ao período em que se fez sentir intensamente o efeito do fenómeno natural ‘El Niño’, em 1998.

“De 2000-2013, o aumento da temperatura do oceano a nível registou uma pausa, apesar do incremento das concentrações de gases de efeito estufa. Esse período, conhecido como o Hiato do aquecimento global, suscitou um grande interesse do público e da comunidade científica. No entanto, a partir de abril 2014, o aquecimento dos oceanos ganhou novamente velocidade, de acordo com a análise feita por Axel Timmermann a um conjunto de dados sobre a temperatura dos oceanos”, destaca o estudo.

climatevoices.org

Axel Timmermann, investigador do Centro de Pesquisa Internacional da Universidade do Havai

Axel Timmermann, investigador do Centro de Pesquisa Internacional da Universidade do Havai

Segundo o cientista, “o aquecimento global dos oceanos assenta sobre o aumento do Pacífico Ocidental, que tem aquecido muito além de qualquer valor registado e mudou o rasto do furacão, enfraqueceu os ventos alísios e produziu branqueamento de corais nas ilhas havaianas”.

Axel Timmermann associa os acontecimentos que levaram a esta ascensão às temperaturas da superfície do mar que “começaram a subir muito rapidamente na região extratropical do Pacífico Norte logo em janeiro de 2014″.

“Poucos meses depois, em abril e maio, ventos predominantes de oeste empurraram uma quantidade enorme de água muito quente, normalmente armazenada no oeste do Pacífico ao longo do Equador para o Pacífico Oriental. Esta água quente espalhou-se ao longo da costa norte-americana do Pacífico, libertando na atmosfera quantidades enormes de calor, que estava contido no Pacífico tropical ocidental por quase uma década”, explicou.

“As concentrações de gases de efeito estufa e os anormais ventos fracos de verão do Pacífico Norte, que normalmente esfriar a superfície do oceano, contribuíram ainda mais para o aumento da temperatura da superfície do mar. As temperaturas quentes agora estendem-se a uma ampla faixa desde o norte de Papua Nova Guiné para o Golfo do Alaska”, afirmou Axel Timmermann.

Vários estudos científicos indicam que o aquecimento global tem provocado o aumento das temperaturas e dos níveis do mar, degelo dos glaciares e alteração dos cursos de água.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …