Tem mil milhões de sobra? Pode dar o seu nome à Faculdade de Medicina de Harvard

See-ming Lee / Flickr

Harvard Medical School

Os direitos de naming da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard estão à venda. A que preço? Uma pequena doação de mil milhões de dólares.

A Universidade de Harvard colocou à venda os direitos de naming da sua prestigiada Faculdade de Medicina, para os quais pede uma doação de mil milhões de dólares — cerca de 940 milhões de euros.

A informação foi divulgada pelo The Crimson, jornal estudantil de Harvard, que adianta que, embora o preço tenha sido fixado há cerca de uma década, esta é a primeira vez que a notícia é divulgada publicamente.

A universidade recusou-se a comentar a notícia ou confirmar o preço pedido pelo direito de dar nome à sua escola de medicina.

Nos últimos anos, Harvard tem procurado (com sucesso) obter doações substanciais a troco do direito de batizar algumas das suas instituições.

Em 2014, o bilionário Gerald L. Chan doou 350 milhões de dólares à Escola de Saúde Pública de Harvard, que foi rebatizada em sua honra. Em 2015, o investidor John A. Paulson doou 400 milhões de dólares pelos direitos de naming da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard.

A iniciativa de Harvard não é única: outras prestigiadas universidades receberam também nos últimos anos doações superiores a mil milhões de dólares. No ano passado, recorda o Futurism, o capitalista de risco John Doerr doou 1,1 mil milhões de dólares à Escola de Sustentabilidade de Stanford.

Também o antigo mayor de Nova Iorque, Michael Bloomberg, doou recentemente 1,8 mil milhões de dólares à Universidade Johns Hopkins — uma doação que tinha o objetivo de “tornar o processo de admissão da universidade baseado nas necessidades dos candidatos”.

Embora as doações substanciais de bilionários às suas universidades de origem não seja nova, a oferta de Harvard para os direitos de naming da sua Faculdade de Medicina está na mesa há algum tempo — sem que tenha aparecido qualquer interessado em ver o seu nome à entrada do edifício principal.

Assim, sugere o The Crimson, talvez a mais antiga corporação do mundo deva reconsiderar a sua estratégia de preços.

ZAP //

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