Tem infeções urinárias? Há um sumo que pode ajudar

Um crescente número de evidências científicas sugerem que consumir sumo ou suplementos de arando pode reduzir o risco de infeções urinárias recorrentes.

Muitos de nós conhecemos as arandos como o sumo que acompanha a vodka num cocktail Cosmopolitan. Também já deve ter ouvido dizer que as arandos previnem infeções do trato urinário (ITU).

Embora isto seja frequentemente descartado como um mito, uma nova revisão das provas mostra que consumir sumo ou suplementos de arando reduz a possibilidade de infeções urinárias recorrentes para mulheres, crianças, e aqueles que são mais suscetíveis a elas devido a procedimentos médicos.

Mas este não foi o caso de pessoas idosas, mulheres grávidas, ou pessoas com problemas de esvaziar a bexiga.

A revisão não analisou o uso de arando para o tratamento de infeções urinárias — e o sumo de arando não pode curar uma infeção por si só. Por isso, se apanhar uma ITU, certifique-se de que procura cuidados médicos junto do seu médico de família ou outro profissional de saúde.

O que é uma ITU?

Os UTIs são desagradáveis e muito comuns. Cerca de um terço das mulheres terá um em algum momento da sua vida. São também comuns entre os idosos e as pessoas com problemas de bexiga causados por lesões da medula espinal ou outras condições.

Tipicamente, uma infeção urinária sente-se como se estivesse a urinar lâminas de barbear e a urina pode estar mal cheirosa, turva, e por vezes com sangue. Outros sintomas incluem a necessidade frequente de urinar, uma sensação de picada ou queimadura ao urinar, e dor na parte inferior do abdómen ou na pélvis.

As infeções urinárias são causadas por bactérias. Normalmente as bactérias não vivem no trato urinário, mas quando o fazem, aderem à parede da bexiga, multiplicam-se e podem causar uma infeção.

Quando uma ITU persiste sem tratamento, a infeção pode deslocar-se para os rins e causar complicações, tais como dores fortes, ou infeção sanguínea nos piores casos.

A maioria das infeções urinárias são eficazes e facilmente tratadas com antibióticos. Por vezes, apenas uma dose de antibióticos pode resolver a infeção. Infelizmente, para algumas pessoas, as infeções continuam a voltar.

Que propriedades medicinais têm os cranberries?

Os Primeiros Povos da América do Norte há muito que conhecem os benefícios de comer arandos, incluindo os seus benefícios para os problemas da bexiga.

Mais recentemente, nos anos 80 e 90, cientistas de laboratório começaram a explorar várias explicações plausíveis para estes benefícios.

A explicação mais consensual é a sua elevada concentração de proantocianidina antioxidante. Os arandos têm uma alta concentração de proantocianidina, que protege a planta contra micróbios.

Os investigadores pensam que o composto também evita que as bactérias causadoras de infeções urinárias mais comuns — Escherichia coli (E.coli) — se agarrem à parede da bexiga.

Foi esta aparente capacidade que os investigadores concluíram ser responsável pelas propriedades medicinais do arando.

No entanto, sem provas fortes de como ou se a arando funcionava, os prestadores de cuidados de saúde ficaram sem uma orientação clara sobre quem poderia beneficiar do arando. Como resultado, o debate em curso na literatura académica tem persistido há mais de 30 anos.

O que há de novo?

A atualização da Cochrane Review, publicada esta semana, inclui agora 50 ensaios clínicos de produtos de arando.

Mais de 8.800 pessoas participaram nos ensaios clínicos que designaram aleatoriamente pessoas para tomarem quer produtos de arando quer um tratamento fictício — um placebo.

O recente aumento do volume de provas de alta qualidade mostrou que os produtos de arando funcionam para pessoas que sofrem de infeções urinárias recorrentes ou são suscetíveis a elas. As infeções urinárias recorrentes são definidas como dois ou mais infeções no prazo de seis meses, ou três ou mais no prazo de um ano.

Os produtos de arandos reduzem o risco de em mulheres (em cerca de 26%), crianças (em cerca de 54%), e pessoas suscetíveis a infeções urinárias após intervenções médicas (em cerca de 53%).

Os resultados não se relacionam com pessoas que não têm infeções urinárias com muita frequência, mas que querem evitá-las.

O que ainda não é claro é a formulação e dosagem de produtos de arando. As evidências não conseguiram esclarecer se os comprimidos ou líquidos de arando são mais eficazes, que dosagem de arando funciona melhor, ou quanto tempo as pessoas precisam de tomar produtos de arando para obterem todos os benefícios. Os ensaios clínicos variaram na duração do consumo de arandos, de quatro semanas a 12 meses.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.