/

Telma Monteiro sagra-se campeã europeia de judo

Inácio Rosa / Lusa

A judoca portuguesa Telma Monteiro

A judoca Telma Monteiro conquistou esta sexta-feira a medalha de ouro na categoria de -57 kg nos Europeus em Lisboa, ao vencer na final a eslovena Kaja Kajzer, por ‘ippon’.

Telma alcançou o seu sexto título europeu e chegou à 15.ª medalha em igual número de presenças em Europeus, tornando-se a primeira judoca a conquistar ‘metais’ em 15 Europeus.

No combate diante de Kajzer, 15.ª do mundo e com quem Telma Monteiro tinha perdido em 2020, em Telavive, a judoca do Benfica, 10.ª, conseguiu pontuar para ‘ippon’, terminando de imediato o combate, aos 39 segundos do prolongamento (‘golden score’).

Antes da final, Telma tinha vencido a experiente austríaca Sabrina Filzmoser (waza-ari), duas vezes campeã europeia e 31.ª do mundo, a belga Mina Libeer (ippon), 48.ª, e a kosovar Nora Gjakova, quarta e a grande favorita em Lisboa, como mais bem classificada dos -57 kg na capital portuguesa.

João Crisóstomo conquista bronze nos -66 kg

O judoca João Crisóstomo conquistou hoje a sua primeira medalha em grandes competições, ao chegar ao bronze nos Europeus de Lisboa, após vencer na categoria de -66 kg o bielorrusso Dzmitry Minkou, por ‘waza-ari’.

Crisóstomo, 63.º do mundo, foi a grande surpresa do dia entre os portugueses, ao bater adversários mais bem cotados, o polaco Patrick Wawrzyczek (54.º), o azeri Nijat Shikhalizada (21.º) e o espanhol Gaitero Martin (nono), todos no ‘golden score’, até chegar às meias-finais.

Já nas ‘meias’, o judoca da universidade Lusófona perdeu com o italiano Manuel Lombardo, terceiro do ‘ranking’ mundial, e no combate para medalha de bronze, diante de Minkou (39.º), o português voltou a vencer no ‘prolongamento’, ao fim de mais de oito minutos de combate.

Crisóstomo garantiu a segunda medalha para Portugal nos Europeus de Lisboa, que se junta à de ouro ou prata de Telma Monteiro, apurada para a final da categoria de -57 kg.

  // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.