Telma Monteiro rejeita distinção da federação de judo

Inácio Rosa / Lusa

A judoca portuguesa Telma Monteiro

A judoca portuguesa Telma Monteiro

A judoca portuguesa, que ganhou a medalha de bronze no Rio 2016, considera que merecia uma distinção mais elevada e rejeitou a graduação de 5.º ‘dan’ que lhe foi atribuída pela federação.

A judoca Telma Monteiro declinou a graduação de 5.º ‘dan’ que lhe foi atribuída pela Federação Portuguesa de Judo (FPJ), considerando que merecia sim a distinção de 6.º ‘dan’.

“Recentemente a federação atribuiu a alguns judocas – que contribuíram para o desenvolvimento do judo português – o 6.º ‘dan’ por mérito. Hoje, a federação atribuiu-me o 5.º ‘dan’, talvez fosse esperado que ficasse feliz, mas confesso que fiquei surpreendida e triste – o que mais teria de fazer para também merecer a distinção do 6.º ‘dan’? -, por isso, humildemente, reneguei essa honra”, escreveu a atleta na sua página do Facebook.

As graduações no judo, nomeadamente os 10 ‘dan’, representados genericamente pelo cinto negro, podem ser alcançadas através de exames ou por mérito.

Telma Monteiro, que ganhou o bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foi cinco vezes campeã da Europa e quatro vezes vice-campeã do mundo, sendo, aos 30 anos de idade, a judoca mais medalhada de sempre em Portugal.

“Se aceitasse ser 5.º ‘dan’, teria de ter oito anos esta graduação. Iria olhar para a minha cintura e ficar triste por ter aceite algo inferior ao que já foi atribuído. Logo após a cerimónia informei a federação da minha decisão. Quem me conhece bem, não ficará surpreendido. Todos os dias luto para ser a melhor e não para ganhar prémios, mas também acredito que quando são atribuídos devem sê-lo de forma justa. Prometo que, mesmo sendo 3.º ‘dan’, continuarei a honrar orgulhosamente o judo português”, completou.

Na sua página oficial, a FPJ anunciou a entrega do diploma de graduação de 5.º ‘dan’ e da Medalha de Honra a Telma Monteiro no sábado, durante o campeonato nacional de equipas seniores, numa nota ilustrada com uma fotografia do momento da homenagem e com uma declaração da atleta.

“Este é um reconhecimento que aceito com humildade. Acho que tenho dado muito ao judo e à família do judo e tenho conseguido perpetuar os valores da modalidade, que é o mais importante. Estou orgulhosa do meu percurso, a medalha olímpica só me veio enriquecer mais. Não precisava da medalha para me valorizar como atleta, apenas torna tudo mais especial. Agora vou trabalhar para conquistar mais medalhas pelo judo nacional”, disse a atleta, citada pela FPJ.

/Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertos na Sibéria vestígios de um mítico povo que "vivia debaixo da terra"

Uma equipa de arqueólogos russos encontrou na península de Taimyr, na Sibéria, vestígios do mítico povo Sikhirtia, avança a Russia Today. Os investigadores encontraram na pequena baía de Makárov uma caverna reforçada com uma estrutura de …

Greenpeace na lista de grupos extremistas da polícia britânica

As organizações ambientalistas Greenpeace e Extinction Rebellion foram incluídas num documento da polícia britânica contraterrorismo que elenca grupos extremistas e potencialmente perigosos, escreve o jornal The Guardian. De acordo com o diário britânico, que avança a …

PGR de Angola quer julgar portugueses em Angola (e admite ir atrás de outros "poderosos")

O procurador-geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, considerou, em entrevista ao jornal Expresso, que os os três arguidos portugueses envolvidos na investigação à empresária Isabel dos Santos devem ser julgados em Angola. “Nós achamos …

Há dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas

Uma nova investigação concluiu que existem dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas em laboratório. O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Nature, descobriu que alguns medicamentos para a diabetes, …

Sismo na Turquia faz pelo menos 14 mortos

Pelos menos 14 pessoas morreram e cerca de 300 ficaram feridas depois de um sismo de magnitude preliminar 6,8 na escala de Richter ter atingido esta sexta-feira o leste da Turquia, havendo também relatos de …

Haaland, o menino prodígio do Dortmund, chegou aos cinco golos em menos de uma hora

Com dois golos apontados ao Colónia esta sexta-feira, numa partida que acabou com a goleada do Borussia Dortmund (5-1), Erling Haaland chegou ao seu quinto golo ao serviço do emblema alemão em menos de uma …

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …