Telma Monteiro conquista medalha de bronze

Inácio Rosa / Lusa

A judoca portuguesa Telma Monteiro

A judoca portuguesa Telma Monteiro

A judoca conseguiu o bronze na categoria -57kg, naquela que é a primeira medalha portuguesa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Telma Monteiro conseguiu esta segunda-feira a primeira medalha nos Jogos Olímpicos e a primeira de Portugal no Rio 2016, conquistando o bronze na categoria – 57kg.

Nos quartos-de-final, a judoca perdeu frente à mongol Sumiya Dorjsuren, líder do ranking mundial, com uma penalização já no ponto de ouro e perdeu a possibilidade de conquistar a prata ou o ouro.

A atleta portuguesa passou então à repescagem para lutar pela possibilidade de conquistar o bronze, vencendo o duelo frente à romena Corina Caprioriu.

Telma Monteiro partilhou o terceiro lugar do pódio com a japonesa Kaori Mastumoto, campeã em Londres 2012. Em segundo lugar ficou a mongol Dorjsuren e a medalha de ouro foi para a brasileira Rafaela Silva, campeã do mundo em 2013.

Em declarações aos jornalistas, a judoca disse que esta é uma medalha de todos os portugueses.

Hoje tinha de ser o meu dia. (…) Acreditei,  lutei, não deixei que a idade ou que os Jogos Olímpicos que passaram, que não me tinham corrido bem, fossem um fantasma”, afirmou.

“Lutei com tudo o que tinha e acreditei que se estava aqui era para fazer história pelo meu país”, continuou.

“Quero agradecer a todos por me apoiarem, é uma medalha que não é minha, é nossa, uma medalha de Portugal, que eu conquistei com sangue lusitano, com a raça, com o querer”.

“A todas as crianças que me estão a ver, vale a pena lutarmos pelos nossos sonhos”, disse ainda a judoca.

A portuguesa foi cinco vezes campeã da Europa, quatro vezes vice-campeã mundial e esta é a primeira medalha nos Jogos, sendo a 24.ª para Portugal.

ZAP / Lusa / Move

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. PARABÉNS TELMA, GRANDE TELMA!!! É só o que te quero dizer!
    (“nem que fosse com o ombro de fora, continuava a lutar”, disseste… e se a Romena to tentou tirar do sítio!!!!!); contra tudo e contra todos, há que lutar, marchar, marchar… como diz o nosso lindo hino! Calaste muita gente e dás orgulho, incentivo a todos os Portugueses, desde os mais pequeninos (não te esqueceste, achei lindo!) aos mais velhos, que todos os dias vão à luta sem desistir, seja em que campo for!
    Não fosse aquele juíz e quem sabe, o céu era o limite!!!!
    Um grande beijinho e mais uma vez parabéns e as melhoras do ombro e joelho!
    Maria João Marques

RESPONDER

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …