Telma Monteiro conquista medalha de bronze

Inácio Rosa / Lusa

A judoca portuguesa Telma Monteiro

A judoca portuguesa Telma Monteiro

A judoca conseguiu o bronze na categoria -57kg, naquela que é a primeira medalha portuguesa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Telma Monteiro conseguiu esta segunda-feira a primeira medalha nos Jogos Olímpicos e a primeira de Portugal no Rio 2016, conquistando o bronze na categoria – 57kg.

Nos quartos-de-final, a judoca perdeu frente à mongol Sumiya Dorjsuren, líder do ranking mundial, com uma penalização já no ponto de ouro e perdeu a possibilidade de conquistar a prata ou o ouro.

A atleta portuguesa passou então à repescagem para lutar pela possibilidade de conquistar o bronze, vencendo o duelo frente à romena Corina Caprioriu.

Telma Monteiro partilhou o terceiro lugar do pódio com a japonesa Kaori Mastumoto, campeã em Londres 2012. Em segundo lugar ficou a mongol Dorjsuren e a medalha de ouro foi para a brasileira Rafaela Silva, campeã do mundo em 2013.

Em declarações aos jornalistas, a judoca disse que esta é uma medalha de todos os portugueses.

Hoje tinha de ser o meu dia. (…) Acreditei,  lutei, não deixei que a idade ou que os Jogos Olímpicos que passaram, que não me tinham corrido bem, fossem um fantasma”, afirmou.

“Lutei com tudo o que tinha e acreditei que se estava aqui era para fazer história pelo meu país”, continuou.

“Quero agradecer a todos por me apoiarem, é uma medalha que não é minha, é nossa, uma medalha de Portugal, que eu conquistei com sangue lusitano, com a raça, com o querer”.

“A todas as crianças que me estão a ver, vale a pena lutarmos pelos nossos sonhos”, disse ainda a judoca.

A portuguesa foi cinco vezes campeã da Europa, quatro vezes vice-campeã mundial e esta é a primeira medalha nos Jogos, sendo a 24.ª para Portugal.

ZAP / Lusa / Move

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. PARABÉNS TELMA, GRANDE TELMA!!! É só o que te quero dizer!
    (“nem que fosse com o ombro de fora, continuava a lutar”, disseste… e se a Romena to tentou tirar do sítio!!!!!); contra tudo e contra todos, há que lutar, marchar, marchar… como diz o nosso lindo hino! Calaste muita gente e dás orgulho, incentivo a todos os Portugueses, desde os mais pequeninos (não te esqueceste, achei lindo!) aos mais velhos, que todos os dias vão à luta sem desistir, seja em que campo for!
    Não fosse aquele juíz e quem sabe, o céu era o limite!!!!
    Um grande beijinho e mais uma vez parabéns e as melhoras do ombro e joelho!
    Maria João Marques

RESPONDER

Encontrada uma câmara oculta atrás do túmulo de Tutankhamon que pode esconder Nefertiti

Uma equipa de arqueólogos encontraram potenciais evidências de câmaras ocultas por trás das paredes do famoso túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, no Egito, que alguns dizem esconder a rainha Nefertiti. Os investigadores, liderados por Mamdouh …

Chega e Bloco são os que mais sobem (e o PS não pára de cair)

O Partido Socialista (PS) continua a cair cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. Já o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes. De acordo com a …

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …