Telhas de poluição. Empresa usa ar da Índia para criar materiais de construção

Determinada a tornar a construção mais sustentável e enfrentar a poluição do ar da Índia, a Carbon Craft Design, lançada em 2019, usa o carbono negro extraído do ar poluído para fazer telhas de construção elegantes e artesanais.

A Índia tem a pior poluição do ar do mundo. Lar de 21 das 30 cidades mais poluídas do mundo, o seu ar tóxico mata mais de um milhão de pessoas por ano.

Isto ocorre em parte porque o país do sul da Ásia é o segundo maior produtor de tijolos do mundo. Os fornos de tijolos – que respondem por 20% das emissões de carbono negro em todo o mundo – contribuem significativamente para a poluição do ar da Índia.

De acordo com a CNN, o arquiteto indiano Tejas Sidnal, fundador da Carbon Craft Design, ficou chocado ao descobrir o papel da indústria da construção na crise da poluição. “Isto foi um abrir de olhos. Como arquitetos, somos responsáveis por muita poluição do ar. Podemos fazer melhor”, disse.

O ar que envolve as cidades da Índia frequentemente contém níveis perigosamente altos de partículas finas, conhecidas como PM2.5, que já foram associadas a doenças pulmonares e cardíacas e podem prejudicar as funções cognitivas e imunológicas.

PM2.5 inclui o carbono negro, uma substância que pode absorver um milhão de vezes mais energia do Sol do que o dióxido de carbono nos dias ou semanas em que permanece na atmosfera.

Em 2019, Nova Deli declarou uma emergência de saúde pública após sofrer recordes de poluição.

A redução de poluentes como o carbono negro pode ajudar a desacelerar o aquecimento global e melhorar a qualidade do ar, segundo os especialistas. Muitas empresas estão a explorar o potencial comercial de captura das emissões de dióxido de carbono, mas poucas estão focadas no carbono negro, de acordo com Sidnal. “Encontrámos uma forma de agregar valor a esse carbono recuperado, usando-o como pigmento em telhas de carbono”, afirma.

Para criar as telhas de carbono, a Carbon Craft Design fez uma parceria com a Graviky Labs, uma empresa indiana que criou anteriormente a Air Ink, uma tecnologia que captura a fuligem de carbono de carros e fábricas e converte-a em tinta.

A Graviky Labs usa um dispositivo de filtro para capturar a fuligem de carbono do escapamento de diesel e geradores de combustível fóssil, remove contaminantes como metais pesados ​​e poeira da fuligem e dá o carbono purificado ao Carbon Craft Design em forma de pó.

“A Graviky Labs vê a poluição como um recurso”, disse Anirudh Sharma, fundador da empresa, em declarações à CNN. “Somos uma das poucas empresas no mundo a capturar estas emissões de carbono e transformá-las em novos materiais”.

A Carbon Craft Design mistura o carbono capturado com resíduos de cimento e mármore de pedreiras para produzir telhas monocromáticos. Segundo Sidnal, o objetivo é garantir que cada telha contem pelo menos 70% de resíduos. A empresa vende as telhas a arquitetos por 29 dólares por metro quadrado – um preço alto em comparação com as telhas cerâmicas normais.

À medida que a empresa aumenta a produção, Sidnal espera reduzir os preços e produzir uma gama mais barata de telhas de carbono. “Queremos atingir o setor de preços acessíveis”, disse. “Sustentabilidade não é apenas para a elite.”

Desde o lançamento das primeiras telhas há um ano, os clientes da Carbon Craft Design incluem marcas de moda globais e empresas de arquitetura na Índia. Em novembro, a empresa reformou uma loja Adidas em Mumbai, cobrindo as paredes e o chão com as suas telhas de carbono.

O arquiteto Manan Gala, cuja empresa Bombay Contractors projetou a loja Adidas, descreve a telha de carbono como uma “vencedora” para a indústria de construção. Além de ser sustentável, “o produto tem resistência superior às telhas convencionais de cimento devido ao teor de carbono, e o toque cru e rústico confere charme ao conjunto”.

A Carbon Craft Design está atualmente a angariar investimentos e espera iniciar a distribuição na Europa este ano. Segundo Sidnal, a empresa está a ser “inundada com pedidos de dentro e fora da Índia.”

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É um excelente processo transitório! Agora, resta acabar com a produção destas telhas por falta de recursos. Esse talvez fosse o objetivo maior!

RESPONDER

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …