Teletransporte quântico dá passo importante rumo à Internet mais rápida do mundo

(dr) Harald Ritsch

Cientistas testaram com sucesso o teletransporte quântico em três dimensões. Esta inovação pode abrir caminho ao desenvolvimento de uma Internet quântica.

Enquanto nos computadores normais a informação é armazenada em bits, que podem ser 0 ou 1, nos computadores quânticos, os “qubits” podem existir como ambos ao mesmo tempo. Agora, cientistas austríacos e chineses criaram fotões que podem simultaneamente existir como 0, 1 e 2 e podem ser “teletransportados” a qualquer distância.

O teletransporte quântico é uma tecnologia que permite o teletransporte de informação por meios exclusivamente quânticos. Assim, um bit de informação não está limitado a ser 0 ou 1, podendo existir como ambos. Ao adicionar um 2 à equação, o leque de estados possíveis sobe exponencialmente. O New Atlas explica que um qubit pode ser um valor individual, um par ou até mesmo os três ao mesmo tempo.

Para além de conseguirem demonstrar este princípio em laboratório, os investigadores conseguiram também teletransportar estes estados quânticos a qualquer distância. Os resultados do estudo foram publicados este mês na revista Physical Review Letters.

Para conduzir a sua experiência, os académicos usaram como base o chamado Teorema de Bell. Basicamente, um fotão é emitido em duas direções diferentes ao mesmo tempo e, quando uma propriedade de um dos protões é manipulada, a do outro também acaba por ser igual, quase como se a informação tivesse sido teletransportada.

É aqui que entra o trunfo deste novo estudo. Os cientistas aplicaram esta experiência, mas usando três dimensões. A equipa de investigadores acabou por conseguir teletransportar com sucesso as informações quânticas de um fotão para os outros dois.

Teoricamente, este princípio pode ser aplicado não só a três dimensões, mas a um qualquer número de dimensões desejadas. Isto pode pavimentar caminho para interligar computadores através de uma Internet quântica, capaz de enviar informação a uma velocidade nunca antes vista.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. O nosso tempo é um tempo privilegiado em conhecimentos, em tecnologia… assim o ser humano saiba aproveitar tudo o que está – ou vai ficando – ao seu dispor…
    Pena que a Física Quântica e a Mecânica Quântica não sejam mais divulgadas entre todos nós.
    – porque continua a haver um abismo entre os que se interessam por saber e os que de nada querem saber???
    Depois que aprendi que no Universo apenas 4% é matéria e energia atómica e que os restantes 96% são matéria e energia “escura”, isto é, que no Universo não há espaços vazios, que TUDO está preenchido e ligado, então, toda a compreensão da F. Q. se simplificou na minha cabeça.
    Independentemente de nós sabermos ou não; independentemente de nós querermos ou não, TUDO existe em onda e partícula simultaneamente. Tudo é ENERGIA. Tudo – rigorosamente TUDO – está conectado.
    Está agora, e, SEMPRE esteve!!!
    O nosso Universo é o local das infinitas possibilidades.
    A Física Quântica já tem mais de um século de divulgação…. porque ainda é tão silenciada, anulada ou ignorada no inconsciente coletivo?
    Todos nós usamos telemóveis e computadores, ouvimos rádio e vemos televisão, isto é, todos “mexemos” e beneficiamos da aplicação dos princípios da F Q, mas, quantos se interessam por saber qual é a dinâmica da maravilhosa tecnologia que usam??
    Infelizmente, a sociedade de consumo onde estamos inseridos não nos explica “o como” nem “o porquê”. Apenas há intere$$e que sejam colocados no mercado mais produtos novos – muitos!!! quantos mais, melhor!! – para intensificar o consumismo… As pessoas são literalmente sugadas pela publicidade e enroladas pelas tecnologias, tal e qual os croquetes são feitos… e. claro está, como eles, também acabam sendo “fritas”… e tidas na conta de perfeitos imbecis, para os que movimentam os $€$€…
    – no dia em que todos – e cada um de nós!! – estiver consciente de que é feito de átomos; que o interior de cada átomo é ENERGIA pura; que a Energia não fica quieta e propaga-se através de ondas e que essas ondas emaranham-se e comunicam entre si…
    – no dia em que o ser humano ficar a saber que a “energia escura” do Universo também percorre toda a sua estrutura celular, circulando dentro dos microtúbulos, o esqueleto das suas células..
    Então, nesse dia – finalmente!!- compreenderemos que realmente somos todos – e apenas – UM só!
    Mais do que as ligações velozes que os computadores quânticos nos proporcionarão, nós precisamos urgentemente ter a plena consciência de que também somos “seres quânticos” e que estamos – e sempre estivemos!! – todos ligados…
    Finalmente compreenderemos que a dor, o sofrimento, a ignorância, o desconforto e a fome do nosso “irmão”, também é nossa…
    Assinado: Maria da Maia

  2. O que identifica como unidade 0-1-a-w-9-
    É o que… É
    E
    O que observador capta.
    Logo “3” alternativa pelo menos …
    Mas a quem Serve o teletransporte quântico na internet?!
    Ind. CO
    Gov. … Tiranias mais Poder político e técnologia a uma Causa: Domínio dos elementos “exterior”.
    Efeitos: desiquilibra e destrói toda potencial cooperativo dos demais “elementais” vivos!

  3. Caros leitores de comentários 🙂
    Agradeço as vossas palavras de apreciação. Nada sou de especial. Como muitos outros, apenas busco o conhecimento e o entendimento de quem sou, de onde vim e para onde vou.
    Agradeço ao ZAP a oportunidade do meu desabafo ter sido publicado, apesar dele sair um pouco do conteúdo do post… sorry… 🙂
    A todos, o meu muito obrigada. Votos de excelente Domingo!
    Assinado: Maria da Maia

  4. Isso é tudo muito lindo mas o nosso mundo esta a ser movido por carvao e petróleo e tanta investigacao em todos os ramos e nao estou a ver alternativas a curto e longo prazo… Quando o carvão e petróleo acabar voltamos à idade preindustrial. Só gostava de estar vivo nessa altura e dizer Gracas a Deus o homem esta a pagar pelo seu consumismo e egoísmo…

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …