O telefonema de um homem “pode acabar a guerra amanhã”. Não é Putin nem Zelenskyy

23

Alkis Konstantinidis / Reuters

Um simples telefonema de Joe Biden poderia terminar com a guerra entre Rússia e Ucrânia, sugere o major-general Agostinho Costa.

O major-general Agostinho Costa considera que “há um homem que pode acabar a guerra amanhã com um telefonema”. O militar português não se refere a Vladimir Putin ou a Volodymyr Zelenskyy, mas sim a Joe Biden.

“Acabar a guerra está nas mãos dos Estados Unidos”, disse Agostinho Costa à CNN Portugal. “Mas para os Estados Unidos dá jeito que os russos continuem dentro da Ucrânia”.

Em declarações à mesma estação televisiva, o professor universitário José Filipe Pinto salientou ainda que o apoio dos países ocidentais não pode ser dado como garantido.

Naquilo que o investigador chamada de “cansaço de ajuda”, o aumento dos preços devido à crise energética pode levar as populações a exigir o fim da ajuda à Ucrânia.

“Nós presenciamos uma série de manifestações de descontentamento devido ao aumento do custo de vida um pouco por toda a Europa. Esse aumento é um reflexo direto da crise na Ucrânia. Esta pressão vai proporcionar o cansaço — o cansaço da ajuda”, explicou José Filipe Pinto.

O major-general Agostinho Costa realçou ainda que a Ucrânia está dependente da ajuda militar do ocidente, particularmente dos Estados Unidos.

“A Rússia está dependente das suas capacidades e a Ucrânia está dependente da vontade do ocidente. Isto cria uma série de variáveis que nós não controlamos nem conseguimos antever. Se os Estados Unidos fornecerem com base no que têm disponível para o seu exército, a guerra nunca mais acaba porque têm muito”, explicou o especialista em Defesa.

Os Estados Unidos não podem tolerar a agressão russa na Ucrânia, explica o site Defense Priorities, porque isso apenas encorajará mais ameaças crescentes aos Estados Unidos.

Se Vladimir Putin tivesse liberdade para fazer o que quisesse na Ucrânia, isso apenas lhe daria a ilusão que poderia repetir isso no futuro, com outros países.

ZAP //

23 Comments

  1. O militar Agostinho Costa é um Putinista que está a transferir para o EUA a culpa da Guerra. O único culpado da Guerra é Putin e só ele pode acabar a Guerra, retirando-se da Ucrânia.

  2. Uma simples pessoa, quando emite “opinião”, pode ferir a inteligência de muita gente: chama-se Agostinho Costa, e é um ser desprezível que não consegue sentir o sofrimento alheio, pois o mesmo fica para lá do muro da sua cegueira ideológica e da sua falta de racionalidade, e esse muro é intransponível…

  3. Já tinha afirmado isso antes, esta Guerra é entre os EUA e a Rússia , e para os céticos que dizem, mais sanções á RUSSIA , um dia quando perderem as casas , empregos e começarem a passar fome por causa da Guerra quero ver se continuam a exigir sanções .
    Nem estou de acordo com a Rússia nem com a Ucrânia , estou sim é em desacordo com as sanções que o único Resultado que está a ter é contra os Europeus e desde que começou a Guerra os Europeus perderam poder de compra muitos perderam já as casas , e outros já nem dinheiro têm para comer, em contra partida os EUA triplicaram a sua economia o Dólar voltou a ganhar força face ao Euro e a Rússia a virou-se para os Países Asiáticos e continua a vender os seus recursos .
    Claro que os EUA lhes interessa Prolongar esta Guerra e eu como outros podemos divergir de outras Opines , o que seria de nós se todos pensássemos da mesma Maneira.

    • Estamos em guerra. Meta isso na cabeça. Ter casa é bom. Na Ucrânia muitos não têm casa, familiares, amigos… Os que ainda têm casa, não têm comida, água, eletricidade, passam frio…
      Não é por não estar a ser bombardeado que não está em guerra. O amigo tem de perceber que o Ocidente livre está em guerra. Consciencialize-se disso.

      • isso para mim é conversa de chacha, quantos Países os Americanos já invadiram e destruíram? Quantos Países estão em Guerra atualmente?
        Só agora a Europa se lembrou de ajudar um Pais? Onde estavam os Europeus quando os EUA invadiram o Iraque? Onde estão os Europeus quando Israel Bombardeia os Palestinos e entre outros.
        Esta Guerra está a servir os Americanos usando a UCRANIA para os Europeus ajudarem a Pagar a Guerra que os Americanos queriam. Sempre houve guerras , somente porque é a Rússia a invadir e não os EUA agora já é crime? Claro que sou contra o que a Rússia está a fazer mas também não desculpo o Zelinsky .
        Tal como condenarem os Russos pelo que faz o seu Líder , até na segunda guerra os NAZIS nunca evitaram conflitos de desporto, eu sou Português mas se agora o meu líder quisesse uma Guerra eu tinha culpa de ser Português?
        Tenho bem consciência do que digo e tenho a minha Opinião e continuarei a afirmar, esta Guerra serve os interesses americanos por isso não lhes interessa que acabe

      • Muito bem Marco Paulo, penso exatamente como você! Haja mais quem tenha a coragem de dizer verdades como as que referiu. Parabéns!

      • Palermices. Falha-lhe o essencial. Também não vou perder o meu tempo a explicar-lho. Devia informar-se mais e sobretudo melhor. Não se instrua no facebook. Há mais para além das redes sociais. Conhece uma coisa que se chama bibliotecas? Frequente-as e verá as barbaridades que aqui escreveu.

      • O maior cego não é o que não vê, é o que não quer ver !!!
        Vá lá para as suas bibliotecas, mas nãp basta ler, é preciso refletir,pensar.
        Pense apenas no seguinte: que força militar têm os europeus para alcançarem os seus objectivos ?
        Pense apenas numa outra questão simples: a quem interessa a guerra, ou por outras palavras, quem lucra com esta guerra ?
        A partir daí pode pesquisar muita informação nas suas bibliotecas.

  4. Caros Putinistas e anti-americanistas militantes, tomem nota:
    1.os EUA (com todos os seus muitos defeitos!) são uma democracia, ao contrário da Rússia (onde o líder se perpetua no poder como um czar, mudando a constituição);
    2.não faz sentido os EUA quererem destruir a Rússia (como é alegado pelo Kremlin), porque o seu rival é a China, não a Rússia. Já lá foi o tempo…

  5. A Ucrânia ganhará! Força Ucrânia! O Putin fala muito mas em todas as intervenções nunca se esquece do tema das sanções económicas. Porque será? Está a doer-lhe. E vai doer ainda mais. É tempo dos Russos tomarem o controlo do seu país e deporem uma elite de oligarcas que se apoderou de toda a riqueza do país. É tempo dos russos se libertarem dos criminosos que se governam em nome do povo.
    Eu sou dos que defende que se tiver de haver guerra nuclear, então que haja. Não vamos ceder. Vamos todos desta para melhor. Putin nunca ganhará.

  6. Caro “Tenho dito” , apoio o que disse.
    Contra terroristas deste calibre, de nada adianta agacharem-se, como há por aqui quem o faça, achando que assim escapariam á maior miséria, que é a perda da liberdade democrática e a descida aos infernos das ditaduras mais tenebrosas, e violentas que como se vê são capazes de tudo, até de acenarem com armas de destruição massiva.
    É preciso que se lhes mostre que também estamos dispostos a tudo, para defender as nossas familias estados e os direitos e garantias a que nos habituamos.
    Porque pelo que temos visto, é a unica linguagem que lhes interessa.

  7. Se acontecer neste vosso pais irem presos 15 anos por falarem em guerra, por exibirem um cartaz em branco ou virem a ser govermados pelo homem tido como mais rico do mundo, quando não tinha nada ao entrar no governo, gostaria de ler as vossas opiniões. E mais gostaria de saber sobre o que pensariam se o vosso governo promovesse a morte de dissidentes e jornalistas.

  8. Já deixei de ver a CNN por conta desse asqueroso Agostinho Costa. Cumuna perfeitamente intragável.
    É se acontecer uma guerra nuclear que venha, pelos vistos vai ter de acontecer, com tantas ameaças por parte dos nazis russos, mas deles também não ficarão muitos para contar a história aos filhos. Moscovo e São Petersburgo o resto é paisagem…

  9. Biden? O tipo que se esquece dos documentos classificados na garagem do Corvette? Não é desse Biden que estão a falar pois não? Ou estarão a falar do génio do gás Hunter Biden? Degenerados ao leme … Eis a liderança do mundo “livre”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.