//

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

1

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade.

As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município de Tel Aviv-Yafo em colaboração com a ElectReon, uma empresa que desenvolve um sistema que pode carregar veículos elétricos enquanto estão em movimento, e a Dan Bus Company. O projeto está a ser financiado por uma combinação de fundos governamentais e privados, de acordo com um porta-voz do ElectReon, embora não tenha sido divulgado o orçamento.

De acordo com a CNN, as estradas vão da estação ferroviária da Universidade de Tel Aviv ao Terminal Klatzkin, em Ramat Aviv, uma rota de cerca de 1,9 quilómetros. A estrada elétrica em si terá cerca de 600 metros.

A infraestrutura elétrica sob a estrada vai carregar autocarros especialmente equipados. O sistema consiste num conjunto de bobinas de cobre que são colocadas sob o asfalto da rua, de acordo com a ElectReon. “A energia é transferida da rede elétrica para a infraestrutura rodoviária e gere a comunicação com os veículos que se aproximam”, lê-se no site da empresa.

Quanto aos veículos, os recetores são instalados no piso do veículo para transmitir energia diretamente para a bateria durante a condução.

“Os últimos dias foram gastos a construir a estrada”, contou um porta-voz da cidade, em declarações à CNN. “Testes e testes serão necessários nas próximas semanas antes do início das operações regulares.”

Se o projeto-piloto for bem-sucedido, o município de Tel Aviv admite expandir e usar as estradas elétricas em mais secções da cidade. “O nosso plano de ação estratégico para nos prepararmos para as mudanças climáticas colocou a luta contra a poluição no topo da agenda ambiental do município”, disse Ron Huldai, autarca da cidade, em comunicado. “Se o projeto-piloto for bem-sucedido, avaliaremos – juntamente com o Ministério dos Transportes – a sua expansão para outras localidades da cidade”.

“Contar com o carregamento direto de veículos na própria estrada eliminará a necessidade de estabelecer estações de carregamento ou de estar operacionalmente vinculados aos terminais”, disse Meital Lehavi, vice-presidente do transportes do Município de Tel Aviv-Yafo.

O cronograma de testes e integração da tecnologia deve demorar cerca de dois meses após o qual a Dan Bus Company iniciará viagens regulares na rota, transportando passageiros que estão a viajar de e para a Universidade de Tel Aviv.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.