Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade.

As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município de Tel Aviv-Yafo em colaboração com a ElectReon, uma empresa que desenvolve um sistema que pode carregar veículos elétricos enquanto estão em movimento, e a Dan Bus Company. O projeto está a ser financiado por uma combinação de fundos governamentais e privados, de acordo com um porta-voz do ElectReon, embora não tenha sido divulgado o orçamento.

De acordo com a CNN, as estradas vão da estação ferroviária da Universidade de Tel Aviv ao Terminal Klatzkin, em Ramat Aviv, uma rota de cerca de 1,9 quilómetros. A estrada elétrica em si terá cerca de 600 metros.

A infraestrutura elétrica sob a estrada vai carregar autocarros especialmente equipados. O sistema consiste num conjunto de bobinas de cobre que são colocadas sob o asfalto da rua, de acordo com a ElectReon. “A energia é transferida da rede elétrica para a infraestrutura rodoviária e gere a comunicação com os veículos que se aproximam”, lê-se no site da empresa.

Quanto aos veículos, os recetores são instalados no piso do veículo para transmitir energia diretamente para a bateria durante a condução.

“Os últimos dias foram gastos a construir a estrada”, contou um porta-voz da cidade, em declarações à CNN. “Testes e testes serão necessários nas próximas semanas antes do início das operações regulares.”

Se o projeto-piloto for bem-sucedido, o município de Tel Aviv admite expandir e usar as estradas elétricas em mais secções da cidade. “O nosso plano de ação estratégico para nos prepararmos para as mudanças climáticas colocou a luta contra a poluição no topo da agenda ambiental do município”, disse Ron Huldai, autarca da cidade, em comunicado. “Se o projeto-piloto for bem-sucedido, avaliaremos – juntamente com o Ministério dos Transportes – a sua expansão para outras localidades da cidade”.

“Contar com o carregamento direto de veículos na própria estrada eliminará a necessidade de estabelecer estações de carregamento ou de estar operacionalmente vinculados aos terminais”, disse Meital Lehavi, vice-presidente do transportes do Município de Tel Aviv-Yafo.

O cronograma de testes e integração da tecnologia deve demorar cerca de dois meses após o qual a Dan Bus Company iniciará viagens regulares na rota, transportando passageiros que estão a viajar de e para a Universidade de Tel Aviv.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Costa diz que estado de emergência é "prematuro" e põe de lado o recolhimento obrigatório

Numa altura em que o número de infetados não pára de subir em Portugal, o Governo prefere manter a situação de calamidade para dar resposta à pandemia, o que permite tomar medidas como o confinamento …

22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade... O que aconteceu no sábado, …

Aminoácido produzido no cérebro pode prevenir ataques epiléticos

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida descobriu que um aminoácido produzido pelo cérebro pode desempenhar um papel crucial na prevenção de um tipo de ataque epilético. As crises epiléticas do …

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …