Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga.

O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA em Matosinhos, foi um dos finalistas numa competição para encontrar soluções que melhorem a qualidade do ar e reduzam o aquecimento urbano na capital da Dinamarca. Apesar de não ter vencido o concurso, a câmara de Copenhaga manifestou interesse em implementar este programa, de acordo com o jornal Público.

O AYR é um sistema que recompensa quem utiliza meios de transporte pouco poluidores. Em deslocações de bicicleta ou trotinete, por exemplo, uma aplicação no telemóvel vai contando a quantidade de dióxido de carbono que não é emitida e depois converte-a em créditos, que o utilizador pode usar para pagar futuras viagens ou comprar outros produtos.

“Estamos a valorizar bons comportamentos. Geralmente as leis são punitivas: portas-te mal, levas. Aqui é ao contrário”, disse Gualter Crisóstomo, responsável da CEiiA na semana passada, no Fórum Mundial de Autarcas C40, que decorreu em Copenhaga.

Para Gualter Crisóstomo, “é um grande orgulho vir mostrar tecnologia portuguesa como referência mundial na mobilidade sustentável”. O responsável do CEiiA destaca que esta empresa foi uma das 45, originárias de 23 países, que se apresentaram à competição, e a única do lote final a focar-se na mobilidade.

A cidade dinamarquesa tem a ambição de se tornar a primeira capital do mundo neutra em emissões de carbono até 2025 e, por isso, tem em curso várias iniciativas para melhorar a produção e consumo de energia e promover uma mobilidade que não dependa de veículos movidos a combustíveis fósseis.

Embora Copenhaga seja já hoje uma das cidades do mundo onde mais se utiliza a bicicleta no dia-a-dia, o AYR pode dar uma ajuda, criando um incentivo extra para os utilizadores.

Com apoio da ONU, a empresa aposta agora em levar o AYR a Nova Iorque e São Paulo. Em Portugal, depois de Matosinhos, segue-se Cascais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Défice está a agravar-se. Medidas contra a pandemia custaram 660 milhões ao OE

O défice orçamental em abril agravou-se em 341 milhões de euros, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Os impactos da pandemia de covid-19 já se estão a fazer sentir. De acordo com os …

Equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições até ao final da época

As equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições e ter nove jogadores suplentes nos restantes encontros da edição 2019/20, anunciou a Liga de clubes. "No remanescente da época desportiva 2019/20, os clubes devem designar …

António Costa avisa TAP. Plano de rotas "não tem credibilidade"

O primeiro-ministro considera que a Comissão Executiva da TAP tem o dever legal de "gestão prudente" e "não tem credibilidade" um plano de rotas sem prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras de …

Acordo iminente entre FC Porto e PSG por Alex Telles. Dragões encaixam 25 milhões

O desportivo A Bola garante esta quarta-feira que está praticamente alcançado o acordo para a para a transferência de Alex Telles do FC Porto para o PSG. De acordo com o jornal, o negócio que levará …

Líder do CDS não descarta coligações com o Chega (nem apoio a Marcelo nas Presidenciais)

Francisco Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, que os "partidos à direita do PS" devem ter as mesmas ferramentas que a geringonça. Por esse motivo, não descarta coligações com o Chega. Numa entrevista à TSF, o …

Sem contrato com Estado, CP só tem dinheiro até junho

A CP - Comboios de Portugal enfrenta dificuldades de liquidez, não só por causa do impacto económico da pandemia, mas também porque o Estado ainda não pagou a respetiva compensação anual pelo serviço público prestado. De …

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes. Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade …

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …