Nova tecnologia ajuda os peixes a passar pelas barragens (e isso pode salvá-los)

A nova tecnologia permite que os peixes passem pelas paredes das barragens, para revitalizar a quantidade destes animais de água doce.

Um grupo de engenheiros e cientistas da UNSW Sydney descobriu uma forma de fazer com que os peixes passem pelas paredes das barragens, uma vez que estas têm bloqueado a sua migração nos rios australianos.

O chamado tubo de passagem para peixes é uma instalação de baixo custo e que gasta pouca energia. A ideia é bombear peixes a alta velocidade, através de um tubo que passa sobre a barreira de obstrução, para entregá-los em segurança à água que está do outro lado da barragem.

As novas passagens têm o potencial de voltar a conectar as populações de peixes em toda a Austrália – e potencialmente no mundo – onde infra-estruturas como barragens estão associadas a um declínio dos ecossistemas de peixes de água doce no último meio século.

O professor Richard Kingsford, diretor do Centro de Ciência do Ecossistema da Escola de Ciências Biológicas, Terrestres e Ambientais da UNSW, afirma que estas infra-estruturas interromperam os ciclos de reprodução dos peixes já que muitos destes são impedidos de migrar.

Desta forma, um grupo de cientistas e engenheiros da UNSW uniu-se para chegar a uma solução relativamente barata, facilmente adaptável ao ambiente local e mais amiga do ambiente. Assim, os especialistas construíram e testaram um protótipo de passagem para peixes em Manly Vale.

Numa encosta perto da universidade, dois grandes tanques foram ligados por dois tubos que bombeavam água de um lado para o outro. No tanque da parte inferior da encosta um pequeno robalo australiano foi incentivado a entrar numa câmara antes de ser bombeado a alta velocidade em direção a um tanque localizado numa zona mais acima na encosta.

Num ambiente comercial, as instalações da passagem para peixes deverão usar tubos de conexão consideravelmente maiores do que o de 90 mm usado no protótipo.

“O nosso trabalho mostra que este sistema irá funcionar de forma confiável em tubos de pelo menos um metro de diâmetro, transportando peixes a mais de 100 metros na ​​vertical”, garante Bill Peirson, um dos especialistas envolvidos na construção da tecnologia, num relatório.

O grupo está agora a procurar uma oportunidade para implementar a passagem para peixes numa instalação comercial e por isso está em negociações com a Câmara Municipal de Parramatta.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …