Avatar de 4 patas. Nova tecnologia “digitaliza” o seu cão para um videojogo

Graças a uma técnica de captura de movimento recentemente desenvolvida, basta uma câmara para incluir o seu companheiro de quatro patas nos videojogos.

Um novo sistema de captura de movimento, desenvolvido por uma equipa de cientistas da Universidade de Bath, permite, agora, criar um avatar digital do seu cão usando apenas uma câmara.

Esta novidade da universidade britânica pode ser utilizada para diversas finalidades, e não apenas pela indústria do entretenimento. A técnica pode ser muito útil no acompanhamento veterinário durante a recuperação de problemas físicos a partir do estudo de movimentos, destaca o portal EurekAlert.

Para o processo de digitalização comum, são necessárias várias câmaras e um fato especial, que contém vários marcadores brancos que capturam o movimento. O problema desta tecnologia é exigir equipamentos muito caros e dezenas de marcadores.

A equipa de cientistas da computação da Universidade de Bath digitalizou o movimento de 14 raças diferentes de cães, usando várias câmaras e um fato de captura de movimento. Depois, usaram esses dados para criar um modelo de computador capaz de prever e replicar com precisão as poses dos cães quando são filmados sem os fatos.

Este modelo permite que as informações digitais 3D sejam capturadas sem marcadores e equipamentos caros, usando uma única câmara RGBD, que regista a distância da câmara para cada pixel.

“Na indústria do entretenimento, a nossa pesquisa pode ajudar a produzir um movimento mais autêntico de animais virtuais em filmes e videojogos” explicou Sinéad Kearney, cientista da universidade britânica, em comunicado. “Os donos de cães também podem usar esta técnica para fazer uma representação digital em 3D do seu animal de estimação, o que é muito divertido!”

Entretenimento e diversões à parte, a verdade é que a tecnologia pode ser bastante útil na medicina veterinária. A técnica “permite-nos estudar o movimento dos animais, o que é muito útil para aplicações como a deteção de claudicação num cão e a medição da sua recuperação ao longo do tempo”, rematou Kearney.

Esta foi a primeira vez que uma tecnologia deste género foi desenvolvida. A equipa está agora a testar a técnica com outros animais de quatro patas para tornar os resultados ainda mais eficientes. O trabalho “dá um passo à frente na construção de modelos 3D com o uso de tecnologias que nos permitem mensurar movimentos de animais maneira facilitada”, sublinham os investigadores.

A equipa apresentou as suas conclusões numa das principais conferências de Inteligência Artificial do mundo – a conferência CVPR (Computer Vision and Pattern Recognition) -, nos dias 17 e 18 de junho.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …

Veto da Índia ao TikTok pode custar mais de 5 mil milhões de euros à ByteDance

O executivo indiano anunciou o bloqueio de 59 aplicações móveis chinesas, assegurando que as aplicações roubam dados dos utilizadores e partilham informações com o governo chinês. O grupo chinês de tecnologia ByteDance, que desenvolveu o TikTok, …

Covid-19. “Exemplo de Portugal mostra muito claramente como a situação é frágil”

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, considerou que a situação pandémica é ainda "frágil", dando o exemplo da evolução da covid-19 em Portugal para sustentar que é necessário continuarmos vigilantes. “Penso que o exemplo de …

Catarina Martins diz que há neste momento um acordo entre PS e PSD

A líder do BE, Catarina Martins, considerou hoje que "o Orçamento Suplementar não é uma primeira parte do Orçamento do Estado", mas avisou que o que está a acontecer neste momento no país "é um …

Quase 40% dos restaurantes tenciona avançar para insolvência

Quase 40% das empresas de restauração e bebidas e 18% do alojamento turístico tencionam avançar para insolvência. Os números são resultado de um inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) esta …