Avatar de 4 patas. Nova tecnologia “digitaliza” o seu cão para um videojogo

Graças a uma técnica de captura de movimento recentemente desenvolvida, basta uma câmara para incluir o seu companheiro de quatro patas nos videojogos.

Um novo sistema de captura de movimento, desenvolvido por uma equipa de cientistas da Universidade de Bath, permite, agora, criar um avatar digital do seu cão usando apenas uma câmara.

Esta novidade da universidade britânica pode ser utilizada para diversas finalidades, e não apenas pela indústria do entretenimento. A técnica pode ser muito útil no acompanhamento veterinário durante a recuperação de problemas físicos a partir do estudo de movimentos, destaca o portal EurekAlert.

Para o processo de digitalização comum, são necessárias várias câmaras e um fato especial, que contém vários marcadores brancos que capturam o movimento. O problema desta tecnologia é exigir equipamentos muito caros e dezenas de marcadores.

A equipa de cientistas da computação da Universidade de Bath digitalizou o movimento de 14 raças diferentes de cães, usando várias câmaras e um fato de captura de movimento. Depois, usaram esses dados para criar um modelo de computador capaz de prever e replicar com precisão as poses dos cães quando são filmados sem os fatos.

Este modelo permite que as informações digitais 3D sejam capturadas sem marcadores e equipamentos caros, usando uma única câmara RGBD, que regista a distância da câmara para cada pixel.

“Na indústria do entretenimento, a nossa pesquisa pode ajudar a produzir um movimento mais autêntico de animais virtuais em filmes e videojogos” explicou Sinéad Kearney, cientista da universidade britânica, em comunicado. “Os donos de cães também podem usar esta técnica para fazer uma representação digital em 3D do seu animal de estimação, o que é muito divertido!”

Entretenimento e diversões à parte, a verdade é que a tecnologia pode ser bastante útil na medicina veterinária. A técnica “permite-nos estudar o movimento dos animais, o que é muito útil para aplicações como a deteção de claudicação num cão e a medição da sua recuperação ao longo do tempo”, rematou Kearney.

Esta foi a primeira vez que uma tecnologia deste género foi desenvolvida. A equipa está agora a testar a técnica com outros animais de quatro patas para tornar os resultados ainda mais eficientes. O trabalho “dá um passo à frente na construção de modelos 3D com o uso de tecnologias que nos permitem mensurar movimentos de animais maneira facilitada”, sublinham os investigadores.

A equipa apresentou as suas conclusões numa das principais conferências de Inteligência Artificial do mundo – a conferência CVPR (Computer Vision and Pattern Recognition) -, nos dias 17 e 18 de junho.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA acusado de prometer contrapartidas a Cabo Verde pela extradição de testa-de-ferro de Maduro

O antigo juiz espanhol Baltasar Garzón, que coordena a defesa de Alex Saab, detido em Cabo Verde e considerado testa-de-ferro do Presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusou na quinta-feira os Estados Unidos (EUA) de prometerem contrapartidas …

Bispo italiano sugeriu a padre que pagasse 20 mil euros a vítima de pedofilia

O bispo católico de Como, em Itália, afirmou ter sugerido a um jovem padre suspeito de pedofilia que pagasse 20 mil euros à suposta vítima para encerrar uma investigação interna ao caso ocorrido numa residência …

Governo reforça financiamento de projetos LGBTI com 50 mil euros

O Governo vai reforçar em 50 mil euros o financiamento de projetos de organizações que atuem na defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), anunciou o gabinete da secretária de …

CDS pede ao Governo "um plano de desconfinamento controlado, à inglesa"

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores. Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um …

Para os idosos que estão em lares, visitar a família sem isolamento poderá acontecer em maio

A CNIS estima que, com todos os idosos residentes em lares vacinados, maio possa ser o mês da libertação depois de mais de um ano de pandemia, confinamentos e restrições apertadas. DGS diz que orientações …

UE retalia e declara chefe da missão venezuelana "persona non grata"

A União Europeia (UE) decidiu, esta quinta-feira, declarar a chefe da missão venezuelana em Bruxelas persona non grata, respondendo ao anúncio feito por Caracas de dar 72 horas à embaixadora comunitária para abandonar o país. "Por …

Novo problema num Boeing 777 leva a aterragem de emergência na Rússia

Um Boeing 777 da companhia aérea russa Rossiya fez uma aterragem de emergência em Moscovo, esta sexta-feira, devido a um problema de motor, uma semana depois de um incidente semelhante com um aparelho do mesmo …

Covid-19. Mais 1.027 casos e 58 mortes em Portugal

Portugal registou hoje 58 mortes e 1.027 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico desta sexta-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.027 novos …

Costa anuncia "passaporte sanitário" para circulação na UE (e aposta em novos modelos económicos)

O primeiro-ministro António Costa anunciou esta sexta-feira que a Comissão Europeia vai preparar um documento para facilitar a circulação entre países da União Europeia (UE). Segundo avançou o Correio da Manhã, este "passaporte sanitário", que estará …

Vírus já circulava "de forma silenciosa" em Portugal em fevereiro (e veio principalmente do Reino Unido)

O Reino Unido, com mais casos, e a Itália, com mais peso na transmissão comunitária, foram os países com maior impacto no início da pandemia de covid-19 em Portugal, revela esta sexta-feira um estudo do …