/

Tecnologia de Coimbra integra missão espacial a Mercúrio

ESA

A missão BepiColombo será lançada em 2017 para explorar o planeta Mercúrio

A missão BepiColombo será lançada em 2017 para explorar o planeta Mercúrio

Uma tecnologia desenvolvida pela Active Space Technologies (AST), empresa localizada em Taveiro, Coimbra, vai integrar uma missão científica ao planeta Mercúrio desenvolvida pelas agências espaciais europeia e japonesa e prevista para janeiro de 2017.

A tecnologia em causa foi recentemente integrada num dos três veículos espaciais da missão BepiColombo, em desenvolvimento pelo parceiro japonês, e vai analisar os níveis de sódio da atmosfera do planeta Mercúrio.

“Foi um dos primeiros protótipos que desenvolvemos para missões espaciais ainda em 2006 e é muito gratificante ver a nossa tecnologia a ser finalmente integrada nesta fase da missão“, afirma Ricardo Patrício, responsável da Active Space Technologies, numa nota enviada à imprensa.

A AST adianta que o objetivo da missão espacial “será estudar de forma exaustiva o campo magnético do planeta, a sua magnetosfera, o interior e a superfície” de Mercúrio, o planeta do sistema solar mais próximo do sol.

No site da Agência Espacial Europeia (ESA) lê-se que a missão BepiColombo está prevista para ser lançada em janeiro de 2017 e que os veículos espaciais – um de transporte e dois que irão orbitar em redor de Mercúrio ao longo de um ano, suportando temperaturas de cerca de 350ºC – demorarão sete anos a chegar ao planeta.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.