Tecnologia 5G já é comercializada em 10 países europeus. Portugal de fora

A tecnologia 5G já é comercializada em 10 países da União Europeia (UE), sendo que Portugal ainda não integra a lista, de acordo com o último relatório trimestral do Observatório Europeu para o 5G divulgado esta segunda-feira.

Segundo os dados do Observatório, criado em 2018 pela Comissão Europeia, “até ao final e 2019, os serviços comerciais de 5G [quinta geração móvel]” estavam disponíveis em 10 países da UE. Alemanha, Áustria, Finlândia, Hungria, Irlanda, Itália, Espanha, Estónia, Reino Unido e Roménia são os países que disponibilizam, a nível comercial, serviços com esta nova tecnologia.

O Observatório sublinha que “em alguns países há mais que um fornecedor de serviços de 5G”, por exemplo no Reino Unido são três, tal como na Roménia. Em Itália são dois, tal como na Alemanha e na Finlândia.

Portugal ainda não consta na lista dos países que disponibilizam a tecnologia, uma vez que o início do leilão para a atribuição das licenças de 5G arranca em abril e termina em junho próximo, estando previsto que a conclusão dos procedimentos de atribuição dos Direitos de Utilização de Frequências (DUF) aconteça até agosto.

Os operadores de telecomunicações portugueses têm apontado que Portugal está atrasado na corrida do 5G, atribuindo responsabilidades à Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), com o regulador a negar que haja qualquer atraso nos trabalhos preparatórios. A Anacom tem marcado para esta segunda-feira uma conferência de imprensa sobre o projeto de regulamento do leilão para a atribuição das licenças.

“Os operadores europeus têm vindo a trabalhar há dois anos com fabricantes de equipamentos e players verticais em vários testes para validar as capacidades do 5G. No final de dezembro de 2019, ficou claro que estavam fortemente envolvidos nos testes 5G com 181 ensaios [testes piloto]”, o que compara com 138 no último trimestre de 2018, nos 28 Estados-membros.

Portugal integra a lista “top 10” dos países europeus onde testes-pilotos são organizados, segundo o estudo realizado para a Comissão Europeia pela Idate DigiWorld. Se contarmos com a Rússia, San Marino, Noruega, Turquia e Suíça, o número de testes ascende a 222. Estes 222 testes foram organizados em 30 países, 181 em 25 dos 28 Estados-membros da UE e 41 na Rússia, San Marino, Noruega, Turquia e Suíça.

“Nenhum teste foi registado até ao momento nos seguintes Estados-membros: Chipre, Malta e Eslovénia”, refere o relatório.

O plano de ação da Comissão Europeia de setembro de 2016, confirmado pelo Conselho da UE em dezembro de 2017, visa a implantação comercial de 5G em pelo menos uma grande cidade em todos os Estados-membros até o final de 2020.

O Observatório para o 5G estima ainda que no final de dezembro havia 147 cidades capacitadas com 5G (138 na UE a 28).

O Governo português planeia, até final do ano, ter duas cidades, uma no litoral, com mais de 50 mil habitantes, e outra no interior, com cobertura de 5G, mas ainda não está definido quais são.

Segundo o Observatório, apenas 11 países tinham publicado o roteiro nacional para o 5G no final de 2019, incluindo estratégias para o espectro: Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Holanda, Luxemburgo, Reino Unido e Suécia.

A estratégia para o 5G foi aprovada na semana passada, no dia 7 de fevereiro, pelo Governo.

“Não é só na Europa que o 5G é um tema ‘quente’, mas também em outras regiões do globo, uma vez que se trata de uma tecnologia que promete revolucionar o mundo, não só pela quantidade de objetos que vão estar conectados (Internet das Coisas – IoT), como também pela velocidade da transmissão de dados (essencial para os veículos autónomos, por exemplo). Por exemplo, na Coreia do Sul todos os três operadores já lançaram serviços 5G, tendo registado no final de outubro três milhões de subscritores de quinta geração móvel, estimando atingirem os cinco milhões no final de 2019, refere o relatório.

Na Austrália, o serviço foi lançado e a tecnologia cobre 10 cidades, entre as quais Melbourne e Sydney, prevendo-se alargar a mais 25 cidades durante este ano.

A China, os três operadores China Mobile, China Telecom e China Unicom lançaram serviços 5G em novembro passado e já conseguiram garantir nove milhões de subscritores de quinta geração móvel. Nos EUA, três dos quatro maiores operadores lançaram serviços nesta área.

Países como Bahrain, Kuwait, Qatar, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita também já anunciaram a disponibilização de 5G.

Na Índia, o governo está fortemente empenhado no desenvolvimento da tecnologia, mas ainda está numa fase inicial de reflexão, estimando que esta seja “lançada em 2022”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …