Técnica que combina dois medicamentos reduz cancro da mama em 11 dias

Investigadores britânicos combinaram dois medicamentos que tiveram resultados significativos em apenas onze dias entre algumas pacientes.

Cancro da mama é o tipo de doença mais comum entre as mulheres dos quatro cantos do mundo e, para já, o diagnóstico precoce continua a ser o melhor aliado para combater esta doença.

Apesar dos avanços nesta área ainda há muito por fazer, tal como se pode confirmar pelo último relatório da Organização Mundial da Saúde: só em 2012, 522 mil pessoas morreram com esta doença.

Porém, uma nova pesquisa conduzida pelo Cancer Research UK conseguiu finalmente trazer algum ânimo entre vários investigadores.

A pesquisa levada a cabo pela equipa britânica demonstrou que a utilização de uma nova técnica que combina dois medicamentos pode eliminar o cancro HER2 positivo em apenas onze dias.

Os medicamentos em questão são trastuzumab e lapatinib e foram usados nas pacientes voluntárias na pesquisa antes de estas serem submetidas a uma operação.

A investigação, chamada de EPHOS B, incluiu um total de 257 mulheres diagnosticadas com esse tipo de cancro e foi dividido em duas fases.

Na primeira fase, as primeiras 130 mulheres foram divididas em três grupos. Durante onze dias, algumas receberam trastuzumab, outras lapatinib e o terceiro grupo não recebeu nenhum dos dois.

Na segunda fase, as restantes 127 voluntárias foram também distribuídas em três grupos. Um recebeu trastuzumab, outro recebeu uma combinação dos dois medicamentos e, mais uma vez, o terceiro não recebeu nenhum dos dois.

Depois deste tratamento inicial, todas as pacientes seguiram o tratamento tradicional para este tipo de cancro, incluindo a cirurgia. Os investigadores analisaram o tecido que sobrou da região para ver se havia diferença entre os grupos.

Sete das 66 mulheres que receberam a combinação dos dois medicamentos tiveram uma resposta total ao tratamento, ou seja, o tumor desapareceu.

Relativamente a outras onze mulheres, a combinação das duas substâncias também fez com que o tumor diminuísse consideravelmente de tamanho.

Além disso, mulheres que estavam no estágio 2 desse cancro – aquele em que já se espalhou para os gânglios linfáticos – também tiveram uma ótima resposta.

Nem os investigadores estavam à espera de um sucesso tão imediato com esta investigação. Agora resta perceber se estas mulheres vão precisar de quimioterapia no futuro, tal como acontece nos tratamentos tradicionais.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …