Técnica que combina dois medicamentos reduz cancro da mama em 11 dias

Investigadores britânicos combinaram dois medicamentos que tiveram resultados significativos em apenas onze dias entre algumas pacientes.

Cancro da mama é o tipo de doença mais comum entre as mulheres dos quatro cantos do mundo e, para já, o diagnóstico precoce continua a ser o melhor aliado para combater esta doença.

Apesar dos avanços nesta área ainda há muito por fazer, tal como se pode confirmar pelo último relatório da Organização Mundial da Saúde: só em 2012, 522 mil pessoas morreram com esta doença.

Porém, uma nova pesquisa conduzida pelo Cancer Research UK conseguiu finalmente trazer algum ânimo entre vários investigadores.

A pesquisa levada a cabo pela equipa britânica demonstrou que a utilização de uma nova técnica que combina dois medicamentos pode eliminar o cancro HER2 positivo em apenas onze dias.

Os medicamentos em questão são trastuzumab e lapatinib e foram usados nas pacientes voluntárias na pesquisa antes de estas serem submetidas a uma operação.

A investigação, chamada de EPHOS B, incluiu um total de 257 mulheres diagnosticadas com esse tipo de cancro e foi dividido em duas fases.

Na primeira fase, as primeiras 130 mulheres foram divididas em três grupos. Durante onze dias, algumas receberam trastuzumab, outras lapatinib e o terceiro grupo não recebeu nenhum dos dois.

Na segunda fase, as restantes 127 voluntárias foram também distribuídas em três grupos. Um recebeu trastuzumab, outro recebeu uma combinação dos dois medicamentos e, mais uma vez, o terceiro não recebeu nenhum dos dois.

Depois deste tratamento inicial, todas as pacientes seguiram o tratamento tradicional para este tipo de cancro, incluindo a cirurgia. Os investigadores analisaram o tecido que sobrou da região para ver se havia diferença entre os grupos.

Sete das 66 mulheres que receberam a combinação dos dois medicamentos tiveram uma resposta total ao tratamento, ou seja, o tumor desapareceu.

Relativamente a outras onze mulheres, a combinação das duas substâncias também fez com que o tumor diminuísse consideravelmente de tamanho.

Além disso, mulheres que estavam no estágio 2 desse cancro – aquele em que já se espalhou para os gânglios linfáticos – também tiveram uma ótima resposta.

Nem os investigadores estavam à espera de um sucesso tão imediato com esta investigação. Agora resta perceber se estas mulheres vão precisar de quimioterapia no futuro, tal como acontece nos tratamentos tradicionais.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Já chegaram à Assembleia da República quase 600 propostas de alteração ao Orçamento

Nos serviços do Parlamento já deram entrada quase 600 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. A esquerda domina a lista de mudanças. O PCP foi o partido que mais alterações colocou em cima …

Brexit já recebeu luz verde da Comissão e do Conselho Europeu

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram esta sexta-feira o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a …

Isabel dos Santos esteve em Portugal, mas saiu na hora da reunião entre procuradores

No mesmo dia, Isabel dos Santos chegou e saiu de Portugal, onde esteve em Lisboa para conceder "plenos poderes" aos seus representantes legais no processo de alienação do capital do Eurobic. Isabel dos Santos esteve em …

Invencível fora de portas. Benfica é quase caso único nas grandes ligas

O Benfica é uma das três equipas das grandes ligas europeias que ainda não perdeu fora de casa para o campeonato, esta temporada. As 'águias' venceram todos os oito jogos. Jogar em casa costuma ser um …

Guterres enumera os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que desestabilizam o mundo

António Guterres listou, esta quinta-feira, os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que causam incerteza e instabilidade: mudança climática, desconfiança da população, tensões geopolíticas e ameaças tecnológicas. O secretário-geral da ONU identificou esta quinta-feira, numa intervenção em Davos, …

Aeroporto do Montijo é uma das decisões "mais ridículas" e um erro que "custará caro"

O presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, continua a defender Alcochete para o novo aeroporto, considerando que Montijo "vai ficar na história da aviação mundial como uma das soluções mais ridículas de sempre". Em declarações …

Atlético de Madrid cai na Taça frente a equipa do terceiro escalão (e espanhóis não poupam críticas a Félix)

O Atlético de Madrid foi surpreendido pelo Cultural Leonesa nos 16 avos-de-final da Taça do Rei. A imprensa desportiva espanhola criticou a exibição de João Félix, apesar de o português ter assistido para golo. O Cultural …

Sindicato da PSP apaga publicação que insinuava que mulher detida na Amadora tinha "doenças graves"

O Sindicato Unificado da Polícia de Segurança Pública (PSP) eliminou uma publicação que tinha feito na sua página oficia de Facebook, na qual se referia ao caso de Cláudia Simões, a mulher que foi detida …

Atletas do Sporting são tratados por médicos da clínica de Varandas

Os atletas sportinguistas são tratados por médicos que partilham funções entre o clube e a Comcorpus, clínica que pertence ao presidente 'leonino', Frederico Varandas. O jornal Público avança esta sexta-feira que muitos dos médicos do departamento …

China confirma a 26ª vítima mortal do novo coronavírus e alarga quarentena de 33 milhões de pessoas

A China anunciou esta sexta-feira a morte de uma pessoa devido ao coronavírus, perto da fronteira com a Rússia, a segunda fora do epicentro do surto, com origem na cidade de Wuhan, aumentando para 26 …