Técnica pioneira faz transplantes de útero de dadoras vivas

Christiana Care / Flickr

-

Nove mulheres receberam transplantes de útero de dadoras vivas, numa experiência pioneira conduzida na Universidade de Gothenberg, na Suécia.

Matts Brannstrom, que lidera o projeto experimental de fertilidade da Universidade, diz esperar que a nova técnica ajude outras mulheres que querem engravidar.

Em teoria, milhares de mulheres em todo o mundo poderiam ser beneficiadas com esta técnica.

A experiência incluiu tanto mulheres que nasceram sem útero como pacientes que tiveram problemas no órgão, que impedem a gravidez.

Inicialmente, eram dez as pacientes seleccionadas pela equipa de Brannstrom. Mas uma delas não pode seguir com o tratamento devido a problemas médicos.

As outras nove pacientes, mulheres que nasceram sem o útero ou tiveram o órgão removido por causa de cancro cervical,  foram submetidas ao transplante.

YT/TEDxTalks

Professor Mats Brannstrom, do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade de Gotemburgo

Professor Mats Brannstrom, do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade de Gotemburgo

A maioria têm cerca de 30 anos de idade e já participava de uma investigação médica mais ampla que visa avaliar as possibilidades de transplante de útero.

Novo tipo de cirurgia

Cientistas e médicos em diversas partes do mundo estão também a realizar cirurgias com abordagens semelhantes, mas a pesquisa nesta área está mais avançada na Suécia.

“Este é um novo tipo de cirurgia”, diz Brannstrom à Associated Press, citado pela BBC. “Não temos bibliografia sobre a qual nos apoiar”.

Brannstrom e os colegas preparam uma apresentação sobre a nova técnica e pretendem apresentar um relatório científico em breve.

No transplante, o útero não é ligado às trompas de Falópio da paciente, o que impede que ela engravide naturalmente.

Contudo, a transplantada possui ainda os ovários, podendo produzir óvulos que podem ser usados num tratamento de fertilização in vitro.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. oii tenho vontade de engravidar mas a oito anos fui obrigada a tirar o utero e as trompas e meu sonho e ter e engravidar tem como fazer um transplante de utero

RESPONDER

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …