/

M60: têm mais de 60 anos e vão criar um espectáculo de teatro

(dr) Companhia de Teatro "Os Quatro Ventos"

Projecto em Santo Tirso, premiado, já arrancou e quer que os maiores de 60 anos sejam mais criativos e participativos na vida cultural.

M60 Geração à Frente. No Dia Mundial do Teatro, um projecto diferente relacionado com o teatro. A Companhia de Teatro “Os Quatro Ventos” iniciou um projecto artístico dedicado só a pessoas com mais de 60 anos.

O serviço educativo já está a ser implementado desde o mês passado e vai prolongar-se até Junho deste ano. A companhia de Santo Tirso quer – e está a – dar espaço e lugar aos maiores de 60 anos, para que sejam mais criativos e participativos na vida cultural.

A iniciativa recebeu o prémio “Apoio a Projectos de Criação Artística que Visem o Combate à Solidão da População Sénior em Portugal”, da Fundação Belmiro de Azevedo / DGArtes. Foi o apoio necessário para concretizar a ideia de Pedro Ribeiro, o director-artístico.

“Ele teve necessidade, ou vontade, de envolver mais estas pessoas. Sempre trabalhamos com pessoas de todas as idades, seja em produções mais pontuais ou em aulas. Temos muitos sócios acima dos 60 anos”, explica Mariana Barros, produtora-executiva, em conversa com o ZAP.

A ideia foi aprofundada e muito impulsionada por Isménia Leite, também produtora: “E conseguimos avançar depois do prémio da Fundação Belmiro de Azevedo”.

Cinco turmas vão estar a preparar um espectáculo de teatro. Palavra, plástica, palco. São estas as áreas artísticas que orientam o projecto.

A dramaturgia (palavra) já começou em Fevereiro, acabará no final de Março, e está a ser orientada por Federico Perrone. A formação centra-se na escrita de uma cena teatral relativa a eventos que os participantes viveram.

O design e a construção (plástica) arrancou neste mês e terminará em Abril. Sob a responsabilidade de Letícia dos Santos, os inscritos vão idealizar, construir e confeccionar a parte plástica do espectáculo, seguindo o texto criado em dramaturgia.

A interpretação e a encenação (palco) serão lideradas por Teresa Costa e Bernardo Sarmento. Os participantes podem optar por decorar texto e estar em palco, ou por dirigir os jovens actores. Vai começar em Abril e no fundo prolonga-se até 25 de Junho, o dia da apresentação do espectáculo, na Fábrica Santo Thyrso.

Federico Perrone, Letícia dos Santos, Teresa Costa e Bernardo Sarmento são jovens licenciados.

Os participantes definem a área artística da sua preferência, tendo a liberdade para a alterar a qualquer momento e para aglutinar as três.

Cinco instituições locais estão a ser o “palco” das aulas: S. Tiago – Associação de Solidariedade Social de Areias, Irmandade e Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova, Centro Social São Rosendo e Club Thyrsense.

As sessões decorrem três ou quatro vezes por semana e contam com a participação das pessoas que frequentam, ou residem, nas instituições – com excepção para o Club Thyrsense, onde qualquer pessoa se pode inscrever.

“A ideia é não ficar por aqui”, comentou Mariana Barros: “Já estamos a planear uma segunda edição, dependerá dos fundos. Temos mais instituições interessadas em trabalhar connosco”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.