Constitucional “absolve” (mas critica) socialista que chamou “cigana” a deputada

Manuel dos Santos / Twitter

O eurodeputado socialista Manuel dos Santos

O Tribunal Constitucional (TC) anulou a decisão do PS de condenar o ex-eurodeputado, mas o presidente fez uma declaração de voto em que reprovou o “chocante racismo”.

O caso remonta a junho de 2017, quando Manuel dos Santos chamou “cigana” à deputada socialista e agora presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

Na altura, o ex-eurodeputado escreveu na sua conta do Twitter que a deputada socialista era “cigana não só pelo aspeto, mas também porque paga os favores que recebe com votos alinhados com os centralistas”.

O caso levou o atual primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa, a defender a sua expulsão do partido por “preconceitos racistas”, afirmando que se tinha tornado “uma vergonha para o PS”.

Segundo o jornal Público, o Tribunal Constitucional anulou agora a decisão do PS de suspender os direitos de Manuel dos Santos de eleger e ser eleito durante dois anos. No entanto, esta decisão foi tomada com base na violação do princípio do contraditório no processo disciplinar movido pela distrital do Porto.

O presidente do TC, João Caupers, apresentou mesmo uma declaração de voto em que condena o comportamento do histórico socialista.

“Votei a decisão relativa ao processo em referência por entender que os vícios de que enferma o processo disciplinar instaurado ao recorrente, traduzindo sérias violações dos seus direitos de defesa, não permitiam outra decisão”, começou por dizer.

“Todavia, não ficaria de bem com a minha consciência se não assinalasse que o comportamento do arguido, cuja factualidade não foi posta em causa, foi reprovável e intolerável”, cita o matutino.

“Dirigir-se a um membro da organização partidária em que ambos militam apelidando-a, por duas vezes, de ‘cigana’, num contexto de acusações relativas à respetiva atividade política, não pode deixar de consubstanciar um comportamento orientado para a humilhação e o achincalhamento da visada”.

“Seja como for, trata-se de evidente e chocante racismo, ‘temperado’ com alguma discriminação de género, uma vez que a insultada é uma mulher e as mulheres ainda são uma minoria na política”.

Para Caupers, “esta conduta não é aceitável, ainda por cima vinda de quem foi várias vezes deputado e exerceu relevantes cargos políticos e partidários”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O Manuel dos Santos tem alguma desculpa, ainda não está publicado o “Manual das Boas Práticas do Politicamente Correcto”…Por exemplo, chamar euro-asiática ao António Costa, será um linguajar racista não permitido pelo futuro manual. Contudo, se a dra. Luisa é de etnia cigana, concordo que Manuel dos Santos se excedeu, ligando o comportamento – nómada, segundo ele – à etnia.

RESPONDER

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …

Dispositivo movido a energia solar vai transformar água salgada em potável no Quénia

Transformar água do mar em água potável é um processo muito caro e poluente, mas o Climate Fund Manager e a Solar Water Solutions querem mudar isso. A nova solução revolucionária tem uma pegada de …

EUA impõem sanções contra a Polícia cubana pela “repressão” dos protestos

Os Estados Unidos impuseram novas sanções à Polícia Nacional Revolucionária cubana e a dois altos funcionários da instituição, com o Presidente Joe Biden a admitir mais medidas caso não exista uma mudança “drástica” em Cuba. Questionado …