Taylor Swift doa 26 mil euros a portuguesa para estudar em universidade inglesa

Eva Rinaldi / Wikimedia

Taylor Swift

A cantora norte-americana ajudou uma portuguesa, que concluiu o Ensino Secundário em Londres, a angariar 40 mil libras (46,6 mil euros), objetivo a que se tinha proposto na Internet, para prosseguir os seus estudos na universidade.

Vitória Mário apresenta-se na página de angariação de fundos que criou como “uma rapariga negra de 18 anos com um sonho”: prosseguir os estudos em Matemática na Universidade de Warwick, no centro de Inglaterra.

Para tal, pediu ajuda a centenas de empresas, assim como distribuiu pelas caixas de correio locais pedidos de ajuda para financiar o curso de quatro anos, incluindo despesas de habitação.

A jovem tinha já atingido quase metade do seu objetivo quando foi surpreendida por um donativo de 23.373 libras (mais de 26 mil euros) da cantora norte-americana Taylor Swift para atingir a meta prevista.

“Vitória, deparei-me com a tua história online e estou tão inspirada pela tua vontade e dedicação em transformar os teus sonhos em realidade que quero presentear-te com o resto do que falta do teu objetivo. Boa sorte com tudo o que fazes! Com amor, Taylor”, escreveu a artista na página da angariação de fundos.

Um amigo de Vitória publicou a história no Twitter, de que a cantora “gostou”, sem comentar.

Em declarações à BBC, Vitória Mário considerou “ótimo” o gesto da artista norte-americana e agradeceu “com todo o coração”.

Vitória mudou-se de Portugal para Londres, em 2016, quando ainda não falava inglês, e concluiu o Ensino Secundário com notas máximas.

“O meu pai morreu e a minha mãe ficou em Portugal. Afastar-me dela foi difícil, mas foi um sacrifício que valeu a pena“, escreveu na página de angariação de fundos.

Na mesma página, a jovem estudante assinala que as mulheres, especialmente as mulheres negras, estão sub-representadas no meio académico no campo em que quer entrar, a Matemática.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sempre ficou bem aos ricos ter um pobre de estimação para poderem mostrar. Fá-los sentirem-se melhores pessoas e ganhar o seu lugar no céu. E hoje em dia se for um pretinho melhor, dá mais estatuto.

  2. 46600! Ainda dizem que as nossas propinas são caras! Definitivamente, muitos portugueses não têm noção alguma da sorte que têm.

RESPONDER

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …

SEF com 18 casos de exploração de imigrantes na agricultura na região Oeste

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem em investigação 18 casos associados a auxílio à imigração ilegal, angariação de mão-de-obra ilegal e tráfico de pessoas em explorações agrícolas da região Oeste desde 2017. Questionado pela …

Carlos Costa compara venda do Novo Banco a cabaz de fruta "parcialmente apodrecida"

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, considerou que o processo de venda do Novo Banco, em 2017, foi como alienar "um cabaz de fruta que está parcialmente apodrecida". "A questão é sempre a …

Irmãos presos injustamente durante 31 anos recebem 75 milhões de dólares

Henry McCollum e Leon Brown estiveram presos durante mais de 30 anos por um crime que não cometeram. Foram detidos em 1983 e condenados à pena de morte pela violação e homicídio de uma criança. …