Taxas municipais na fatura: sabe o que está a pagar?

iStock

-

Desde “direitos de passagem” na fatura de telecomunicações até “ocupação do subsolo” na conta do gás, os consumidores estão cada vez mais atentos aos novos termos e custos nas faturas. A DECO explica as taxas que são pagas com estes serviços.

Encontrou na sua fatura de telefone uma “taxa municipal de direitos de passagem”. Sabe se essa taxa é obrigatória?

Segundo a DECO, a Taxa Municipal de Direitos de Passagem (TMDP) é devida pela utilização do solo e subsolo para a passagem das infra-estruturas necessárias à prestação dos serviços de comunicações electrónicas. Esta receita reverte integralmente para o município.

Nos municípios onde é cobrada a TMDP, a taxa é aprovada anualmente pelo município, com um valor de até 0,25%, aplicável apenas a serviços de comunicações fixas.

As empresas estão obrigadas a incluir nas faturas dos clientes, de forma expressa, o valor da taxa a pagar. Para saber a taxa cobrada no seu município, questione diretamente a autarquia ou consulte o portal da entidade reguladora das comunicações eletrónicas, a ANACOM.

Outra taxa que é comum encontrar é a Taxa de Ocupação do Subsolo.

Segundo a organização de defesa dos direitos dos consumidores, o valor das taxas de ocupação do subsolo resulta de uma metodologia de cálculo única e aprovada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. O valor final é determinado pela assembleia municipal.

Os comercializadores de gás natural foram autorizados legalmente a repercutir a taxa junto dos consumidores e não se coíbem de fazê-lo, ainda que pudessem evitá-lo.

Para saber qual o valor cobrado anualmente pelo seu município, consulte o site do seu operador de gás ou contacte-o.

Parece assim não saber possível fugir a estas taxas, restando ao munícipe a consolação de saber o que são e porque as paga.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Eliminação da Liga Europa dita fim de linha para Silas

O desportivo Record escreve esta sexta-feira que a eliminação do Sporting da Liga Europa ditou o fim de linha para Silas no comando dos leões. De acordo com a publicação, os dirigentes leoninos ficaram desagradados …

Covid-19. Voos cancelados, máscaras à venda por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália

Voos cancelados, máscaras à venda online por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália. Estas são algumas das mais recentes consequências do coronavírus, a epidemia oriunda da China que já matou pelo …

"Só por cima do meu veto." Autarcas bloqueiam Montijo, Costa avisa que não há plano B

Rui Garcia e Joaquim Santos, autarcas da Moita e do Seixal, são os principais rostos do bloqueio do aeroporto do Montijo. António Costa está "perplexo" com a decisão do PSD e alerta que começar do …

Excedente do Estado encolhe para 1.287 milhões de euros em janeiro

Os dados foram revelados, esta quinta-feira, pelo Ministério das Finanças e representam "menos 238,5 milhões de euros face ao período homólogo". As administrações públicas registaram um excedente de 1.287,5 milhões de euros em janeiro valor que …

Há 74 mil anos, a Humanidade sobreviveu à super erupção que provocou um “inverno vulcânico”

Há 74 mil anos, uma super-erupção vulcânica provocou um “inverno vulcânico” que durou uma década, resultando num evento de arrefecimento de milénios em todo o planeta que destruiu espécies de humanos e mamíferos primitivos. Pelo …

Houve "zero negociação" com o PSD. Nomes de Vitalino Canas e Correia Campos estão por um fio

Os nomes de representantes da Assembleia da República para órgãos externos são propostos pela maior força política - o PS -, mas só são aprovados se houver um amplo consenso entre o PS e o …

Contas do PSD congeladas por não ter pago a serralheiro em campanha de 2017

As contas do Partido Social Democrata (PSD) estão congeladas por falta de pagamento de serviços a um serralheiro que prestou serviços ao partido numa campanha eleitoral de 2017, avança o Jornal de Notícias. Em causa está, …

Conseguimos "ouvir" ao ler os lábios de alguém (e já sabemos como)

Um estudo recente sugere que, quando vemos uma pessoa a falar, a nossa atividade cerebral é sincronizada com a voz do locutor através da leitura dos lábios. Este fenómeno acontece mesmo quando não conseguimos interpretar …

"Classe pura". Ingleses rendidos a Bruno Fernandes

O Manchester United goleou esta quinta-feira o Club Brugge (5-0), conseguindo o apuramento para os "oitavos" da Liga Europa, numa partida em que o recém-chegado Bruno Fernandes esteve em destaque. O médio português ex-Sporting conseguiu …

Governador do Rio de Janeiro defende destituição de Bolsonaro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu na quinta-feira a destituição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após este ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens WhatsApp, com a convocação de uma manifestação contra …