Taxas de juro altas? Há quem tenha juros de 30% na Europa

Medida do banco central da Turquia, onde a sua principal taxa de juro já era 25%. Inflação chegou a atingir%.

O banco central turco subiu nesta quinta-feira a sua principal taxa de juro em cinco pontos percentuais, para 30%, o quarto aumento consecutivo desde a nomeação da atual governadora, Hafize Gaye Erkan, em junho.

A subida de 25% para 30%, o nível mais elevado desde 2003, era um movimento esperado pelos mercados, com a inflação homóloga a atingir 59%.

O banco central “decidiu continuar o processo de aperto monetário para permitir uma desinflação o mais rapidamente possível”, justificou a instituição em comunicado.

Reconhecendo que a “inflação foi superior ao esperado em julho e agosto”, o que se deve sobretudo ao aumento do preço do petróleo, o banco central turco prevê novas subidas nos próximos meses “até uma melhoria significativa das perspetivas de inflação”.

Desde finais de 2021, a rápida desvalorização da lira turca, combinada com uma política de baixas taxas de juro imposta pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, desencadeou uma espiral inflacionista só comparável à dos anos 90 na Turquia, chegando a atingir 85,5% em outubro de 2022.

Desde que a nova equipa de liderança económica entrou em funções em junho, após a reeleição de Erdogan, as taxas de juro subiram 21,5 pontos.

O ministro da Economia turco, Mehmet Simsek, cuja nomeação foi saudada pelos investidores, afirmou recentemente que não está prevista qualquer descida das taxas de juro antes do segundo semestre de 2024.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.