Taxas de juro podem subir três vezes no próximo ano

European Parliament / Flickr

O Banco Central Europeu poderá estar a preparar uma mudança na sua política de taxas de juro. Numa altura em que se fala da recuperação económica da Zona Euro, a entidade poderá apostar no aumento das taxas de juro de referência.

Este cenário terá sido abordado na semana passada, em reunião do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), embora oficialmente o discurso aponte para a continuidade das taxas de juro baixas.

A previsão de muitos especialistas é que o BCE deverá inverter a sua actual política, que assenta em taxas de juro muito baixas e numa forte intervenção no sistema financeiro da Zona Euro. Com a economia a dar sinais de recuperação, o órgão supervisor poderá retirar a Zona Euro do programa de estímulo financeiro.

Esse cenário é admitido pela empresa gestora de activos financeiros Schroders que prevê que estão a caminho três subidas da taxa de juro em 2019.

De acordo com esta entidade, as taxas de juro podem “aumentar mais depressa do que o esperado” nos próximos tempos, a par do crescimento económico. A gestora nota que o BCE deverá acabar com a “facilidade quantitativa” em Setembro de 2018, e que vai “aumentar as taxas de juro três vezes em 2019”.

A taxa de juro de referência para os empréstimos deverá, assim, subir para os 0.75% no final de 2019. Já a taxa de juro dos depósitos deverá situar-se nos 0.25%, no final do ano, de acordo com a mesma gestora.

A Schroders aponta este caminho como provável, perante as previsões de crescimento económico de 2.6% para 2018 (a anterior previsão da gestora apontava para 2.3%) e de 2.2% para 2019 (a previsão anterior era de 1.9%).

Mas o membro da direcção do BCE, Benoit Coeure, fala em sentido contrário, garantindo que “as taxas de juro de curto prazo, as que são controladas pelo Banco Central, vão continuar em níveis muito baixos“, conforme atesta em declarações à estação de rádio francesa BFM Business, segundo cita a Reuters.

Sobre a possibilidade de retirar a Zona Euro do programa de estímulo financeiro, Coeure refere que ainda não há uma data para esse cenário. “A inflação ainda não está bem onde gostaríamos que estivesse”, sublinha.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tony transformou autocarro em Arca de Noé para salvar animais do Florence

Enquanto muitos americanos fugiam do furacão Florence, um camionista de 51 anos fazia o percurso inverso com uma missão em mente. Dentro de um autocarro, Alsup transportou mais de 60 animais da costa da Carolina …

Mais de 500 rinocerontes mortos na África do Sul este ano

A caça furtiva na África do Sul causou a morte a 508 rinocerontes, entre janeiro e agosto deste ano, o que significa um decréscimo no número de espécimes caçados, em relação a 2017, anunciou o …

Número de mortos em naufrágio na Tanzânia sobe para 170

O número de pessoas que morreram no naufrágio de um navio de passageiros no lago Vitória, na Tanzânia, subiu para 170, de acordo com os meios de comunicação locais. As operações de resgate recomeçaram na manhã …

Há um satélite-pescador no espaço

O Satélite britânico RemoveDebris está a navegar no espaço desde junho e lançou com sucesso uma rede em órbita com o objetivo de capturar material que anda à deriva em redor da Terra. O satélite-pescador britânico …

Governo cumpriu “rigorosamente” acordo com setor do táxi

O Ministro Ambiente, João Matos Fernandes, disse este sábado que o governo cumpriu “rigorosamente” o acordo que assinou com a duas associações que representam os taxistas para a modernização do setor. "Não é verdade que se …

Juízes defendem acórdão que desvaloriza violação de mulher inconsciente

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses sai em defesa dos dois magistrados, um dos quais o presidente da entidade, que assinaram o acórdão que desvaloriza a gravidade da violação de uma mulher inconsciente, numa discoteca, …

Salas para maiores de 18 anos levam à demissão do director de Serralves

O director artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, João Ribas, demitiu-se do cargo depois de a administração ter limitado a maiores de 18 anos uma parte da exposição dedicada ao fotógrafo norte-americano Robert …

Isabel do Santos desmente ação contra João Lourenço mas processo deu entrada no Supremo

Isabel do Santos, filha do antigo Presidente da Angola, desmente ter entrado com uma ação contra o atual Presidente João Lourenço. No entanto, o processo cível contra o Estado deu entrada no Supremo. De acordo …

Arqueólogos fazem "descoberta do Século" no Tejo (e tem pimenta)

Uma equipa de arqueólogos da Câmara Municipal de Cascais, do Projeto Municipal da Carta Arqueológica Subaquática do Litoral, descobriu uma nau que terá naufragado entre 1575 e 1625, e que é considerada a “descoberta do …

ADSE adia implementação de novas regras para tentar acordo com privados

Os hospitais privados e ADSE continuam com o braço de ferro, mas, por agora, os privados não vão deixar de operar beneficiários da ADSE. O boicote anunciado esta manhã foi adiado. Esta manhã, o o semanário …