Taxas de juro podem subir três vezes no próximo ano

European Parliament / Flickr

O Banco Central Europeu poderá estar a preparar uma mudança na sua política de taxas de juro. Numa altura em que se fala da recuperação económica da Zona Euro, a entidade poderá apostar no aumento das taxas de juro de referência.

Este cenário terá sido abordado na semana passada, em reunião do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), embora oficialmente o discurso aponte para a continuidade das taxas de juro baixas.

A previsão de muitos especialistas é que o BCE deverá inverter a sua actual política, que assenta em taxas de juro muito baixas e numa forte intervenção no sistema financeiro da Zona Euro. Com a economia a dar sinais de recuperação, o órgão supervisor poderá retirar a Zona Euro do programa de estímulo financeiro.

Esse cenário é admitido pela empresa gestora de activos financeiros Schroders que prevê que estão a caminho três subidas da taxa de juro em 2019.

De acordo com esta entidade, as taxas de juro podem “aumentar mais depressa do que o esperado” nos próximos tempos, a par do crescimento económico. A gestora nota que o BCE deverá acabar com a “facilidade quantitativa” em Setembro de 2018, e que vai “aumentar as taxas de juro três vezes em 2019”.

A taxa de juro de referência para os empréstimos deverá, assim, subir para os 0.75% no final de 2019. Já a taxa de juro dos depósitos deverá situar-se nos 0.25%, no final do ano, de acordo com a mesma gestora.

A Schroders aponta este caminho como provável, perante as previsões de crescimento económico de 2.6% para 2018 (a anterior previsão da gestora apontava para 2.3%) e de 2.2% para 2019 (a previsão anterior era de 1.9%).

Mas o membro da direcção do BCE, Benoit Coeure, fala em sentido contrário, garantindo que “as taxas de juro de curto prazo, as que são controladas pelo Banco Central, vão continuar em níveis muito baixos“, conforme atesta em declarações à estação de rádio francesa BFM Business, segundo cita a Reuters.

Sobre a possibilidade de retirar a Zona Euro do programa de estímulo financeiro, Coeure refere que ainda não há uma data para esse cenário. “A inflação ainda não está bem onde gostaríamos que estivesse”, sublinha.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hipatia, a primeira matemática da História, morreu de forma brutal (e ninguém sabe porquê)

O assassinato brutal de Hipatia está envolvo em mistério. E o enigma não é quem cometeu o crime, nem como, mas sim porquê. Em meados do primeiro milénio, uma mulher erudita foi despedaçada por uma multidão …

Freiras desviaram 500 milhões de escola católica para jogar em Las Vegas

Duas freiras norte-americanas admitiram terem desviado fundos escolares estimados em 500 milhões de dólares para realizarem viagens aos casinos de Las Vegas, anunciou na segunda-feira a arquidiocese de Los Angeles. O desvio de fundos destinados a …

Greve dos enfermeiros. “Não posso garantir” que não haja pessoas a morrer, diz bastonário

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, esteve na segunda-feira reunido com vários diretores clínicos de hospitais afetados pela greve dos enfermeiros da área cirúrgica. À saída, foi questionado: "Pode garantir que não haja doentes a …

PJ faz buscas na Inspecção-Geral de Finanças após denúncias de subornos

Inspectores da Unidade de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) estão a realizar buscas na Inspecção-Geral de Finanças (IGF) em Lisboa, e em instalações dos ministérios das Finanças e da Defesa e também da …

Empresa que facturou 16 milhões tem sede num casebre sem luz

Uma empresa que facturou 16 milhões de euros em 2012 tem como sede uma casa em ruínas, sem electricidade e quase sem janelas, em Mira. Suspeita-se da ligação a uma fraude fiscal com a exportação …

Bruno de Carvalho suspeito de tirar meio milhão de euros ao Sporting

Duas avultadas transferências de dinheiro, que saíram do Sporting a 24 de junho, estão sob suspeita. Estão em causa cerca de meio milhão de euros que terão sido pagos a duas construtoras. Não se sabe exatamente …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera - a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …

Bombeiros não informaram Proteção Civil de 50% das ocorrências

O corte de relações entre os bombeiros voluntários e a Proteção Civil está a fazer-se sentir. Os bombeiros não informaram a Proteção Civil de 50% das ocorrências no país. A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) …

Funcionários públicos que continuem no ativo depois dos 70 não vão perder dinheiro

Os trabalhadores da Função Pública com mais de 70 anos que queiram continuar a trabalhar e, que para isso tenham a autorização do Estado, vão passar a receber, além do salário a que têm direito, …

Viagens podem obrigar deputados a entregar novas declarações de rendimentos

Os deputados podem ter de alterar as declarações de rendimentos para incluírem o reembolso das despesas de transporte como “rendimentos do trabalho”. A notícia foi avançada esta manhã pelo Diário de Notícias e surge depois de, …