Taxas de juro podem subir três vezes no próximo ano

European Parliament / Flickr

O Banco Central Europeu poderá estar a preparar uma mudança na sua política de taxas de juro. Numa altura em que se fala da recuperação económica da Zona Euro, a entidade poderá apostar no aumento das taxas de juro de referência.

Este cenário terá sido abordado na semana passada, em reunião do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), embora oficialmente o discurso aponte para a continuidade das taxas de juro baixas.

A previsão de muitos especialistas é que o BCE deverá inverter a sua actual política, que assenta em taxas de juro muito baixas e numa forte intervenção no sistema financeiro da Zona Euro. Com a economia a dar sinais de recuperação, o órgão supervisor poderá retirar a Zona Euro do programa de estímulo financeiro.

Esse cenário é admitido pela empresa gestora de activos financeiros Schroders que prevê que estão a caminho três subidas da taxa de juro em 2019.

De acordo com esta entidade, as taxas de juro podem “aumentar mais depressa do que o esperado” nos próximos tempos, a par do crescimento económico. A gestora nota que o BCE deverá acabar com a “facilidade quantitativa” em Setembro de 2018, e que vai “aumentar as taxas de juro três vezes em 2019”.

A taxa de juro de referência para os empréstimos deverá, assim, subir para os 0.75% no final de 2019. Já a taxa de juro dos depósitos deverá situar-se nos 0.25%, no final do ano, de acordo com a mesma gestora.

A Schroders aponta este caminho como provável, perante as previsões de crescimento económico de 2.6% para 2018 (a anterior previsão da gestora apontava para 2.3%) e de 2.2% para 2019 (a previsão anterior era de 1.9%).

Mas o membro da direcção do BCE, Benoit Coeure, fala em sentido contrário, garantindo que “as taxas de juro de curto prazo, as que são controladas pelo Banco Central, vão continuar em níveis muito baixos“, conforme atesta em declarações à estação de rádio francesa BFM Business, segundo cita a Reuters.

Sobre a possibilidade de retirar a Zona Euro do programa de estímulo financeiro, Coeure refere que ainda não há uma data para esse cenário. “A inflação ainda não está bem onde gostaríamos que estivesse”, sublinha.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …

Fauci fala de "sentimento libertador" após saída de Trump da Casa Branca

O infeciologista Anthony Fauci, o principal rosto da Casa Branca no combate à pandemia de covid-19, admitiu um sentimento "libertador" após a saída da administração de Donald Trump e afirmou que poderá agora falar sobre …

Parlamento Europeu pede lei que reconheça como "fundamental" direito a desligar

O Parlamento Europeu (PE) pediu na quinta-feira à Comissão Europeia que proponha uma lei que reconheça o "direito a desligar" como sendo "fundamental", permitindo assim que "quem trabalhe por meios digitais desligue os aparelhos fora …

Portugal entra na lista da Alemanha de países de "alta incidência"

A Alemanha incluiu Portugal no grupo de mais de 20 países e territórios considerados de “alta incidência” da pandemia de covid-19. Neste grupo, além de Portugal, estão Albânia, Andorra, Bolívia, Bósnia, Egito, Espanha, Emirados Árabes Unidos, …

Hungria compra vacina russa apesar de não estar autorizada na UE

O Governo húngaro anunciou esta sexta-feira que chegou a acordo para comprar "grandes quantidades" da vacina russa contra a covid-19 Sputnik V, embora esta ainda não tenha sido autorizada pelas autoridades de saúde europeias. O ministro …