Taxa de desemprego mantém-se nos 6,9% em fevereiro

José Sena Goulão / Lusa

O prolongamento do confinamento durante fevereiro não aumentou a taxa de desemprego em Portugal, que ficou nos 6,9%, tal como aconteceu em janeiro, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo noticiou o Observador esta segunda-feira, a taxa de desemprego jovem caiu 1,4% face a janeiro, passando para 21,6%.

Já a população inativa diminuiu 0,3% face a janeiro (menos 8,8 mil pessoas), mas é superior em 2,4% em relação a período homólogo (mais 62,2 mil pessoas). A taxa de inatividade ficou nos 34,6%, menos uma décima do que em janeiro, mas mais 0,9 pontos percentuais face a igual período do ano passado.

Quanto à taxa de subutilização do trabalho, foi estimada pelo INE em 13,9%, um acréscimo de uma décima em relação ao mês anterior, tendo para isso contribuído os aumentos de trabalhadores a tempo parcial, dos inativos à procura de emprego mas não disponíveis para trabalhar e dos inativos disponíveis mas que não procuram emprego. Já face a período homólogo, o aumento dessa taxa foi de 1,2%.

Enquanto isso, a população empregada aumentou 0,2% (mais 9,2 mil pessoas), para um total de 4.677,5 mil pessoas com emprego. Porém, face ao período homólogo, diminuiu 1,7% (menos 78,8 mil).

BE insiste em mais contratações nas escolas

A líder do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, apelou ao primeiro-ministro para um reforço de pessoal docente e não-docente nas escolas, de forma a evitar que se voltem a atacar os problemas tarde demais, no dia em que arrancam as aulas presenciais do 2.º e 3.º ciclos, avançou a TSF.

Reconhecendo que o país “deve um enorme agradecimento à forma como a comunidade escolar tem aguentado o ano letivo”, referiu: “Que este agradecimento seja concretizado na contratação rápida de mais gente para as escolas”, durante uma visita ao agrupamento de escolas da Portela e Moscavide, no concelho de Loures.

Catarina Martins apontou para “um concurso extraordinário de professores que permita às escolas ter condições para recuperar as aprendizagens” e para a contratação de “muitos outros profissionais que são essenciais à comunidade escolar, à sua recuperação, até à recuperação dos índices de saúde mental”.

“Ministra do Trabalho tem alguns equívocos”

Na sexta-feira, a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, disse que o Parlamento aprovou uma “mudança radical” e que os apoios poderiam implicar prejuízo para os trabalhadores independentes.

Questionada sobre o tema, a líder bloquista afirmou: “Julgo que a ministra do Trabalho tem alguns equívocos sobre os apoios sociais e nomeadamente sobre alguns conceitos sobre o que são apoios contributivos, o que são apoios sociais, como é que são aferidos rendimentos e descontos. Mas julgo que a senhora ministra com os serviços do ministério conseguirá esclarecer tudo isso”.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mas alguém acredita nesta taxa?!!!!
    A taxa de desemprego atual é pelo menos o dobro desta. Pelo menos. Muitos não estão inscritos no Centro de Emprego porque não recebem subsídio de desemprego nem qualquer outro rendimento do Estado. E já desistiram de se inscrever porque sabem que os Centros de Emprego não arranjam emprego a ninguém. Apenas servem para empregar os seus próprios funcionários e para colocar alguns amigos nas direções e por aí fora.

RESPONDER

Pfizer admite que deverá ser necessária uma terceira dose (e ser vacinado anualmente)

O CEO da Pfizer, Albert Bourla, disse que as pessoas vão precisar “provavelmente” de uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 12 meses após serem totalmente vacinadas. “Um cenário provável é que haja necessidade …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

Clubes alemães atentos a Tiago Dantas depois da sua estreia como titular

A titularidade do jovem português na equipa do Bayern, no último sábado, despertou a atenção dos clubes alemães para o médio cedido pelo Benfica. Tiago Dantas, de 20 anos, fez a sua estreia como titular do …

Chega aposta em Hugo Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz de 13 anos

O cabeça-de-lista do Chega para a Câmara Municipal de Odivelas vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão, e o militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) Hugo Ernano candidata-se à Assembleia Municipal. Hugo Hernano, candidato …

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa Sputnik V pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha no jogo frente ao Benfica, a contar para a 16.ª jornada da Liga, e admitem uma batalha legal. A polémica está relacionada com a utilização …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …