Cientistas criam “tatuagem biomédica” para detetar vários tipos de cancro

(dr) ETH Zurich

Cientistas suíços desenvolveram uma “tatuagem biomédica” que escurece quando deteta mudanças no corpo que podem indicar a presença de cancro.

Os investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, desenvolveram uma “tatuagem biomédica” que, quando colocada debaixo da pele, permite detetar quatro tipos de cancro ainda na fase precoce da doença: próstata, pulmão, cólon e mama.

O implante subcutâneo, um sensor composto por uma rede genética que se coloca nas células humanas, muda de cor quando regista alterações no nível de cálcio no sangue.

Quando esse nível supera um determinado limite, durante um longo período de tempo, ativam-se uma série de sinais gerados pela produção de pigmento endógeno nas células geneticamente modificadas o que, por sua vez, faz com que a mancha originada pelo implante escureça, alertando assim o seu utilizador.

Martin Fussenegger, médico e autor principal do estudo, explica que a mancha em questão “não significa que a pessoa vai morrer em breve”, antes pelo contrário, já que uma deteção precoce da doença aumenta a possibilidade de sobrevivência.

Além disso, o investigador considera que o mesmo conceito também poderá vir a ser aplicado noutras doenças como, por exemplo, patologias degenerativas e desordens hormonais.

Para já, esta novidade, publicada na revista científica Science Translational Medicine, só foi testada em animais de laboratório e a equipa reconhece que ainda faltam alguns anos para que o produto se encontre pronto para ser comercializado.

O instituto suíço recorda que, para avançar nessa direção, é preciso continuar a dar provas clínicas que são particularmente trabalhosas e com um elevado custo monetário, algo que o grupo de trabalho não consegue financiar sozinho.

No caso do cancro da mama, só uma em quatro mulheres tem possibilidades de cura se a doença for detetada tardiamente, quando comparado com os 98% se se detetar o cancro precocemente. No caso da próstata, a taxa ronda atualmente os 32% e o cólon 11%.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …