Task force apela à vacinação de 90 mil pessoas que não apareceram na segunda dose

Manuel de Almeida / Lusa

O vice-almirante Gouveia e Melo

A task force que coordena o plano de vacinação contra a covid-19 apelou às 90 mil pessoas chamadas para a segunda dose que não apareceram para irem vacinar-se na modalidade Casa Aberta.

Em comunicado, a task force salientou que atualmente há “um ritmo de vacinação mais reduzido”, uma vez que a maior parte da população já foi inoculada, e que há “disponibilidade de vacinas”.

Além disso, as segundas doses podem ser tomadas em centros de vacinação diferentes daqueles onde foi administrada a primeira dose.

A modalidade Casa Aberta funciona para quaisquer idades elegíveis para receber a vacina e não precisa de se ir a um centro de vacinação da área de residência.

De acordo com a Direção-geral da Saúde, 7.941.747 pessoas em Portugal, o equivalente a 78% da população, já concluíram a vacinação contra o vírus SARS-CoV-2 e 8.759.684 (85%) receberam pelo menos uma dose.

A covid-19 provocou pelo menos 4.602.565 mortes em todo o mundo, entre mais de 223,06 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.843 pessoas e foram contabilizados 1.053.450 casos de infeção confirmados, segundo os últimos dados da DGS.

Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, admitiu que o Governo quer convocar, nas próximas semanas, uma reunião no Infarmed para decidir as regras da próxima fase do desconfinamento.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.