Esta tartaruga sorridente está agora a salvo da extinção

(dr) Myo Min Win / WCS Myanmar

A tartaruga Batagur trivittata

Duas décadas depois do seu reaparecimento, cientistas conseguiram que a população de tartarugas da espécie Batagur trivittata chegasse a cerca de mil espécimes.

De acordo com o jornal New York Times, a Batagur trivittata, espécie de tartaruga endémica do Myanmar, julgava-se extinta há muito tempo, até que, no início dos anos 2000, foi encontrado um espécime na posse de um colecionador norte-americano, que o tinha comprado num mercado em Hong Kong.

Encorajado por esta notícia, Gerald Kuchling, agora biólogo da Universidade da Austrália Ocidental, conseguiu uma autorização, na altura, para fazer uma expedição conjunta com o Departamento Florestal do Myanmar na parte superior do rio Chindwin, onde uma expedição norte-americana, nos anos 30, tinha encontrado estas tartarugas.

Porém, quando chegou a território birmanês, o país estava a ser atingido pelas habituais monções, tendo ficado preso em Mandalay. Foi então que, acidentalmente, numa visita a um templo budista, o investigador encontrou três espécimes desta tartaruga, conhecida por estar sempre com um ‘sorriso na cara’.

Juntamente com os seus colegas birmaneses, Kuchling conseguiu transferir estas tartarugas, um macho e duas fêmeas, para o jardim zoológico da cidade. Posteriormente, o biólogo encontrou outros espécimes no rio Dokhtawady, que também foram transferidos para o mesmo zoo.

Quando Kuchling chegou, finalmente, ao rio Chindwin, os pescadores do grupo étnico Shan também confirmaram que algumas fêmeas desta espécie ainda ali faziam ninhos durante a estação seca.

Neste caso, em vez de as capturar, o biólogo trabalhou com o Departamento Florestal e a Sociedade de Conservação da Vida Selvagem para criar um programa de conservação que, anualmente, contratava locais para cercarem a praia, observarem as fêmeas a fazer os ninhos e escavarem cuidadosamente o ovos. Mais tarde, a organização Turtle Survival Alliance também se juntou a esta parceria.

20 anos depois do início desta jornada, já existem cerca de mil tartarugas – algumas provenientes dos ovos postos no seu habitat natural e outras criadas em cativeiro – a viver em três locais no Myanmar.

Embora a espécie já não esteja em total perigo de extinção, os especialistas alertam que as práticas de pesca intensiva continuam a ser um problema para a recuperação destas tartarugas na natureza.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …