Esta tartaruga sorridente está agora a salvo da extinção

(dr) Myo Min Win / WCS Myanmar

A tartaruga Batagur trivittata

Duas décadas depois do seu reaparecimento, cientistas conseguiram que a população de tartarugas da espécie Batagur trivittata chegasse a cerca de mil espécimes.

De acordo com o jornal New York Times, a Batagur trivittata, espécie de tartaruga endémica do Myanmar, julgava-se extinta há muito tempo, até que, no início dos anos 2000, foi encontrado um espécime na posse de um colecionador norte-americano, que o tinha comprado num mercado em Hong Kong.

Encorajado por esta notícia, Gerald Kuchling, agora biólogo da Universidade da Austrália Ocidental, conseguiu uma autorização, na altura, para fazer uma expedição conjunta com o Departamento Florestal do Myanmar na parte superior do rio Chindwin, onde uma expedição norte-americana, nos anos 30, tinha encontrado estas tartarugas.

Porém, quando chegou a território birmanês, o país estava a ser atingido pelas habituais monções, tendo ficado preso em Mandalay. Foi então que, acidentalmente, numa visita a um templo budista, o investigador encontrou três espécimes desta tartaruga, conhecida por estar sempre com um ‘sorriso na cara’.

Juntamente com os seus colegas birmaneses, Kuchling conseguiu transferir estas tartarugas, um macho e duas fêmeas, para o jardim zoológico da cidade. Posteriormente, o biólogo encontrou outros espécimes no rio Dokhtawady, que também foram transferidos para o mesmo zoo.

Quando Kuchling chegou, finalmente, ao rio Chindwin, os pescadores do grupo étnico Shan também confirmaram que algumas fêmeas desta espécie ainda ali faziam ninhos durante a estação seca.

Neste caso, em vez de as capturar, o biólogo trabalhou com o Departamento Florestal e a Sociedade de Conservação da Vida Selvagem para criar um programa de conservação que, anualmente, contratava locais para cercarem a praia, observarem as fêmeas a fazer os ninhos e escavarem cuidadosamente o ovos. Mais tarde, a organização Turtle Survival Alliance também se juntou a esta parceria.

20 anos depois do início desta jornada, já existem cerca de mil tartarugas – algumas provenientes dos ovos postos no seu habitat natural e outras criadas em cativeiro – a viver em três locais no Myanmar.

Embora a espécie já não esteja em total perigo de extinção, os especialistas alertam que as práticas de pesca intensiva continuam a ser um problema para a recuperação destas tartarugas na natureza.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Líder do CDS/Madeira recebeu 30 mil euros do financiador do Chega, a seis semanas das regionais

Rui Barreto, líder do CDS na Madeira, recebeu um total de 29.880 euros de César do Paço, o conhecido financiador do Chega. O "empréstimo" foi concedido a poucas semanas das eleições regionais que levaram o …

Autarcas e bombeiros exigem que Governo mantenha SIRESP a funcionar

As declarações do presidente da Altice Portugal de que o SIRESP ia "acabar a 30 de junho" fizeram soar os alarmes. Autarcas e bombeiros querem que o Governo mantenha a rede de emergência. Na quarta-feira, em …

Carlos Carreiras anuncia "vacina portuguesa" e causa mal-estar no Governo

O presidente da Câmara de Cascais afirmou que, "em completa articulação com o Governo", garantiu a compra e inclusive a cedência da patente de uma vacina para produzir na Área Metropolitana de Lisboa. Esta quarta-feira, num …

Pela primeira vez, Japão admite cancelar Jogos Olímpicos

O Japão admitiu pela primeira vez esta quinta-feira que o cancelamento dos Jogos Olímpicos, adiados desde o verão passado e com arranque marcado para 23 de julho, continua a ser uma hipótese em cima da …

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …