Fugir ou contra-atacar? Imagens inéditas mostram como uma tartaruga lida com um ataque de tubarão

Uma equipa de investigadores capturou a primeira filmagem conhecida que mostra imagens inéditas da visão de uma tartaruga a ser atacada por um tubarão.

Uma batalha entre uma tartaruga e um tubarão parece ter um vencedor óbvio, mas imagens inéditas parecem provar o contrário.

Reunida por investigadores do Harry Butler Institute, da Murdoch University, e do Departamento de Biodiversidade, Conservação e Atrações da Austrália Ocidental (WA DBCA), a filmagem é a primeira do mundo a mostrar como se desenrola um ataque de tubarão na perspetiva de uma tartaruga.

O agressor é um tubarão-tigre, considerado por muitos o tubarão mais perigoso do mundo depois do tubarão-branco. Estes grandes predadores podem atingir até cinco metros de comprimento e tentarão comer quase tudo, desde outros tubarões e tartarugas marinhas a pedaços de lixo no fundo do mar.

No vídeo, a tartaruga-marinha-australiana observa a posição do tubarão-tigre pouco antes de o agressor se lançar na sua direção e, em vez de fugir ou recuar, a tartaruga vira a cabeça na direção do tubarão que se aproxima e faz uma série de investidas agressivas.

O tubarão-tigre parece decidir que a tartaruga não vale o esforço, uma vez que as ações agressivas da tartaruga detêm com sucesso o tubarão. À medida que o tubarão desiste, a tartaruga foge a alta velocidade com as pequenas dobras do seu pescoço a tremer enquanto nada pela água.

A carapaça dura característica das tartarugas marinhas protege os animais da predação conforme nadam no oceano, mas estas imagens mostram que não são vítimas passivas que optam por se esconder ao primeiro sinal de problema. Como o vídeo revela, podem defender-se com sucesso, lançando um contra-ataque aos tubarões que se aproximam.

“Esta nova tecnologia oferece uma visão incomparável do que estas tartarugas fazem quando estão no mar, longe das suas praias de desova”, disse Sabrina Fossette, do WA DBCA, em comunicado.

“Suspeitamos que o comportamento agressivo é simplesmente um meio de reduzir as hipóteses de ser comido quando a carapaça não oferece proteção total. Nesta ocasião, a tartaruga conseguiu escapar ilesa do tubarão”, acrescentou Jenna Hounslow.

A filmagem foi possível usando uma nova tecnologia chamada “tag inteligente” que os cientistas comparam a anexar uma GoPro a um Fitbit. Os dados resultantes fornecem uma análise visual e quantitativa do movimento do animal em foco.

A filmagem faz parte de um corpo maior de trabalho no WA DBCA Marine Science Program, em conjunto com o programa Yawuru Joint Management. O projeto visa investigar o comportamento das tartarugas em Roebuck Bay, no oeste da Austrália, para tentar preencher as lacunas na compreensão de como as tartarugas regressam aos seus locais de alimentação todos os anos.

Este estudo foi publicado em novembro na revista científica Ecology.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …