Fugir ou contra-atacar? Imagens inéditas mostram como uma tartaruga lida com um ataque de tubarão

Uma equipa de investigadores capturou a primeira filmagem conhecida que mostra imagens inéditas da visão de uma tartaruga a ser atacada por um tubarão.

Uma batalha entre uma tartaruga e um tubarão parece ter um vencedor óbvio, mas imagens inéditas parecem provar o contrário.

Reunida por investigadores do Harry Butler Institute, da Murdoch University, e do Departamento de Biodiversidade, Conservação e Atrações da Austrália Ocidental (WA DBCA), a filmagem é a primeira do mundo a mostrar como se desenrola um ataque de tubarão na perspetiva de uma tartaruga.

O agressor é um tubarão-tigre, considerado por muitos o tubarão mais perigoso do mundo depois do tubarão-branco. Estes grandes predadores podem atingir até cinco metros de comprimento e tentarão comer quase tudo, desde outros tubarões e tartarugas marinhas a pedaços de lixo no fundo do mar.

No vídeo, a tartaruga-marinha-australiana observa a posição do tubarão-tigre pouco antes de o agressor se lançar na sua direção e, em vez de fugir ou recuar, a tartaruga vira a cabeça na direção do tubarão que se aproxima e faz uma série de investidas agressivas.

O tubarão-tigre parece decidir que a tartaruga não vale o esforço, uma vez que as ações agressivas da tartaruga detêm com sucesso o tubarão. À medida que o tubarão desiste, a tartaruga foge a alta velocidade com as pequenas dobras do seu pescoço a tremer enquanto nada pela água.

A carapaça dura característica das tartarugas marinhas protege os animais da predação conforme nadam no oceano, mas estas imagens mostram que não são vítimas passivas que optam por se esconder ao primeiro sinal de problema. Como o vídeo revela, podem defender-se com sucesso, lançando um contra-ataque aos tubarões que se aproximam.

“Esta nova tecnologia oferece uma visão incomparável do que estas tartarugas fazem quando estão no mar, longe das suas praias de desova”, disse Sabrina Fossette, do WA DBCA, em comunicado.

“Suspeitamos que o comportamento agressivo é simplesmente um meio de reduzir as hipóteses de ser comido quando a carapaça não oferece proteção total. Nesta ocasião, a tartaruga conseguiu escapar ilesa do tubarão”, acrescentou Jenna Hounslow.

A filmagem foi possível usando uma nova tecnologia chamada “tag inteligente” que os cientistas comparam a anexar uma GoPro a um Fitbit. Os dados resultantes fornecem uma análise visual e quantitativa do movimento do animal em foco.

A filmagem faz parte de um corpo maior de trabalho no WA DBCA Marine Science Program, em conjunto com o programa Yawuru Joint Management. O projeto visa investigar o comportamento das tartarugas em Roebuck Bay, no oeste da Austrália, para tentar preencher as lacunas na compreensão de como as tartarugas regressam aos seus locais de alimentação todos os anos.

Este estudo foi publicado em novembro na revista científica Ecology.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A tecnologia ressuscitou o "plágio" de escritores medievais

Os trabalhos de autores medievais foram "ressuscitados" com a tecnologia do século XXI numa inesperada colaboração na Universidade de St Andrews, na Escócia. Um arquivo das obras de autores ingleses medievais, que revelava uma visão internacional …

Num cenário apocalíptico, a espécie humana poderia sobreviver "com populações na casa das centenas"

Cientistas de todo o mundo debruçam-se sobre a preparação das populações (e de abrigos) para sobreviver a um possível apocalipse. Para o antropólogo Cameron Smith, não seria necessário um número muito elevado de pessoas, desde …

Príncipe Harry diz que viver com a família real é "uma mistura entre o Truman Show e estar num zoo"

Depois de uma entrevista a Oprah Winfrey, o duque de Sussex faz novas revelações numa nova entrevista e descreve como era a sua vida antes de ir viver, primeiro para o Canadá e, depois, para …

Pentear o cabelo pode tornar-se uma tarefa mais fácil com a ajuda de um robô

Uma equipa de cientistas desenvolveu recentemente um braço robótico com uma escova de cabelo macia, equipada com uma câmara que ajuda o braço a "ver" e a avaliar a ondulação, para oferecer ao utilizador uma …

Benfica 4-3 Sporting | Águia vence dérbi espectacular

Mas que grande dérbi! Benfica e o novo campeão Sporting presentearam os adeptos com um jogo espectacular, um dos melhores dos últimos anos em Portugal, com futebol de ataque e golos, muitos golos. Foram nada menos …

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …