Tarântula “unicórnio” tem um corno bizarro nas costas

Uma espécie de tarântula recentemente descoberta em Angola tem algo em comum com o mítico unicórnio – um “chifre” proeminente. Mas no caso da aranha, o chifre está a crescer nas costas da criatura.

O aracnídeo incomum pertence a um grupo de tarântulas conhecidas como aranhas de babuíno com chifres. Mas em todas as outras espécies conhecidas neste grupo, o “chifre” é curto e endurecido. Nas novas espécies, no entanto, a estrutura é alongada e macia, segundo os investigadores.

Eles recolheram oito indivíduos das espécies recém-descobertas – agora denominados Ceratogyrus attonitifer – de habitats florestais, durante estudos realizadas no sudeste de Angola em 2015 e 2016. O nome de espécie é derivado da raiz latina “attonit”, que significa “espanto“, refletindo como surpreendeu os cientistas que descobriram o notável aracnídeo.



Pelos densos feitos de pelos curtos e pretos cobrem grande parte dos corpos das tarântulas, que medem 34 milímetros de comprimento, em média. Os longos e flexíveis chifres que se estendem sobre as costas das aranhas são mais longos do que as carapaças, escreveram os cientistas no estudo publicado na revista African Invertebrates.

Enquanto a base do chifre é dura, o resto é macio e “parecido com um saco” nas aranhas vivas. Em espécimes preservados, encolhe e fica mais escuro.

O chifre é surpreendente e misterioso, já que os cientistas ainda precisam de aprender porque que é que as aranhas precisam dele.

As tarântulas vivem em tocas que cavam entre os tufos cobertos de gramíneas ou na areia aberta, os túneis descem verticalmente cerca de 40 centímetros e terminam numa câmara horizontal. As aranhas são muito protetoras das suas casas, “atacando com entusiasmo” objetos que os investigadores inseriram nos túneis.

Embora as aranhas possam ter sido novas para os cientistas, as criaturas já eram conhecidas pelas pessoas da região como “chandachuly” na língua luchazi. Relatos de indígenas revelaram que as aranhas se alimentam principalmente de insetos e que as suas picadas venenosas podem levar a infeções fatais em humanos se as mordidas não forem tratadas.

Anteriormente, as aranhas do género Ceratogyrus eram conhecidas principalmente pelos locais no sul da África. A descoberta das espécies de chifres antes desconhecidas significa que a extensão dos aracnídeos é cerca de 250 quilómetros maior do que se acreditava anteriormente, sugerindo que estão mais dispersos na área do que se pensava.

ZAP // Live Science

PARTILHAR

RESPONDER

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …

Depois de "disparate" em Matosinhos, Costa promete "lição exemplar" à Galp. Empresa não comenta

António Costa deixou críticas ao encerramento da refinaria de Matosinhos, na sequência da decisão da Galp de concentrar as operações em Sines. A empresa escusou-se a fazer qualquer comentário sobre as declarações. No domingo, o secretário-geral …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …