/

Material que tapa o frio, tapa o calor. A Ciência acaba de o criar

(dr) University of Maryland

Não é tão atrativo quanto gostaríamos, mas este simples pedaço de tecido poderia ajudar a substituir os nosso guarda-roupa sazonal, por roupas que nos mantém quentes ou frios durante todo o ano.

Os fabricantes de roupas pensadas para serem suadas ao ar livre vêm desenvolvendo peças de vestuário que nos mantêm confortáveis em qualquer condição, seja inverno ou verão.

No entanto, atualmente, nenhuma empresa está a vender um tecido que nos aquece quando o nosso corpo arrefece. Foi exatamente esta falha que os cientistas YuHuang Wang e Ouyang Min, da Universidade de Maryland, se propuseram a colmatar, criando um novo tecido.

De acordo com o Gizmodo, este tecido é feito de duas fibras sintéticas –  uma que repele a água e outra que a absorve. No entanto, ambas são cobertas por finas camadas de nanotubos de carbono que os tornam condutores.

Em resposta à humidade, nomeadamente à exposição ao suor, os cientistas explicam que uma das fibras a absorve. Ao absorver a humidade, a fibra incha, fazendo com que o fio se deforme, criando lacunas no tecido uma vez que os fios se juntam, permitindo assim que o ar quente e húmido consiga escapar.

Por sua vez, quando está frio acontece o oposto. As fibras reorganizam-se de forma a minimizar as lacunas e, desta forma, o ar quente fica preso e mais perto do nosso corpo.

Este novo tecido tem uma impressionante capacidade de adaptação. No entanto, alterar a tranpirabilidade é apenas uma das mais-valias deste material, uma vez que quando as fibras se adaptam, também alteram a atração magnética entre os minúsculos nanotubos de carbono presentes no seu revestimento.

Os investigadores explicam que as fibras se comportam como antenas microscópicas que bloqueiam e impedem o calor que emana de corpo quando a radiação infravermelha escapa, ajudando a criar uma camada de aquecimento entre o corpo e o tecido – ou, pelo contrário, deixam passar e escapar, dissipando o calor.

Este milagre têxtil ainda não está pronto a ser lançado para os fabricantes, uma vez que precisa de ser aperfeiçoado antes que o possamos vestir em forma de casaco o ano inteiro. No entanto, os cientistas afirmam que não é difícil fabricá-lo, dado que o revestimento de nanotubos de carbono pode ser aplicado durante o processo de tingimento.

Ainda assim, o vestuário parece ser apenas uma das potenciais aplicações: não é impossível imaginar este material no revestimento de uma casa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.